image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 6296 - Shipwreck Island  (Lida 2377 vezes)

Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
[Review] 6296 - Shipwreck Island
« em: 24 de Outubro de 2007, 01:41:35 »
Review do set 6296 - Shipwreck Island

Referência: 6296 
Nome: Shipwreck Island
Tema: Pirates
Ano de Edição: 1996
Número de Peças: 216
Preço LEGO®: 29,75€?
Dados de compra: preço inferior a 12 euros, provavelmente numa livraria em Cascais
Instruções: Sim
Autocolantes: Não
Minifigs: 3 + 1 esqueleto
Modelos alternativos: Sim
Lista de peças: Não


 
As peças
7/10

Bem, posso começar por contar a origem deste set.
Uma coisa é verdade, não se pode viver neste planeta sem amigos. Melhor ainda, quando se tem amigos que procuram legos quando vão de férias, e depois o oferecem como prenda de anos (embora adiantada, faço anos só a 10 de novembro).
Ora, este set foi-me oferecido por um grande amigo meu, que o comprou num livraria em Cascais (assegurando-me de não tinham mais nada na loja). Infelizmente, era um set MIB, e já alguém havia andado a saquea-lo. Resultado, faltava um canhão (apesar de ter a base), um mosquete, um barril e alguns bricks.
Apesar de tudo, este set tem muito boas peças, e as que faltam posso substituir com alguma facilidade. Incluí 3 minifigs, um esqueleto, "um canhão", armas suficientes para todos os minifigs, várias slopes e um mastro, que me dá muito jeito.

E ACIMA DE TUDO!!!! Incluiu, um capacete espanhol !!! 30048
É bem de longe a peça melhor do set. É das minhas peças lego favoritas.  ;D ;D ;D ;D

A construção
8/10

Bem, o que posso dizer da construção? É o velho estilo da lego, ainda aqui presente, salientando-se a catapulta para um minifig na parte de trás do barco. A construção é "nitidamente" fácil, e pode ser montado em 45 minutos.

O desenho
9/10

Aqui, já tenho de fazer várias criticas. Durante anos foi um set que sempre quis ter, e talvez não tenha correspondido ás minhas espectativas por um lado, apesar de ter por outro.

Primeiro:
Este set foi pensado num barco encalhado perto de uma ilha. Vê-se a rocha onde embateu, mas a um canto, aparece uma ilha"rídicula", que permite manter viva uma palmeira mais pequena que o habitual.
Segundo:
A imagem da caixa do set tem alguns erros, por exemplo:
- os minifigs aparecem na caixa com calças verdes. Na realidade, só um tem calças verdes. Os restantes têm calças cinzentas e pretas.
- o barril muda de disposição durante a construção duas vezes e não aparece nos sitios originais na imagem.
Terceiro:
O barco encalhado tem um sistema identico ao 6280 de movimentação do canhão. Em teoria, devia mover-se um canhão para cada um dos flancos do navio. Contudo, mais valia terem aí posto dois bricks 2 x 4, pois o canhão não se pode mover nem para um lado, nem para o outro, pena.
Quarto:
Um detalhe curioso na capa. O esqueleto tem "vida" neste set, por isso, considero-o como minifig. Porquê?
Porque está em cima do barril (de rum presumo), a segurar com uma mão num copo e na outra uma pistola, que está apontada a outro pirata. Um esqueleto muito vivo diga-se.

Apesar disso, o design é bom, pois, durante anos andava convencido que era maior.
Incluiu 4 construções diferentes, sendo as duas na capa do livro de instruções bastante boas.
Também gostei muito do pequeno canhão na frente do navio. Pequenino, mas é tal e qual uma caronada do século XVIII.

Jogabilidade
9/10

Enorme! Dá vontade de juntar com as outras "bases" dos piratas, e começar a batalha. Tanto que me deu vontade de comprar mais sets piratas.  ;D
Podia incluir mais um minifig para aumentar a jogabilidade, mas já é bem bom serem três. A catapulta é muito divertida para os míudos, e ao dispôr de dois canhões, a diversão é assegurada.

Conclusão
9/10
Apesar dos vários erros de design, é um set obrigatorio nas explorações navais das nossas esquadras. Gosto muito deste género de construções da lego, pequeninos, mas com horas de diversão para os míudos e graúdos.
Já o tinha recebido na semana passada, mas só hoje me lembrei de fazer o review  ;)
Amanhã vou vou ver se o meu 6280 (modificado), consegue recapturar o tesouro.  ;D ;D ;D


Brickset: 6296
Inventário Peeron: 6296

Eínon
« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, 09:51:20 por NaNeto »
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

evildead

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2808
  • I'm Still Here!
    • A minha pasta no Flickr.
Re: [Review] 6296 - Shipwreck Island
« Responder #1 em: 24 de Outubro de 2007, 09:59:33 »
Muito bom review!

Que bom é relembrar estes sets antigos!! :P

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [Review] 6296 - Shipwreck Island
« Responder #2 em: 24 de Outubro de 2007, 10:22:33 »
Este set é de catálogo? ???

É verdade que os sets com piratas não são o meu ponto forte, mas este não é um set lançado nos EUA?


Pedro

Alex

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 10024
    • My Flickr Page
Re: [Review] 6296 - Shipwreck Island
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2007, 10:36:18 »
Este set é de catálogo? ???

É verdade que os sets com piratas não são o meu ponto forte, mas este não é um set lançado nos EUA?


Pedro

Não tenho aqui o catálogo português à mão, mas pelo menos no holandês aparece :



Acho o set um pouco estranho...  ::)
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [Review] 6296 - Shipwreck Island
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2007, 10:38:22 »
Não tenho aqui o catálogo português à mão

Idem. Recordo-me dum set parecido, mas não sei é se era este?
Houve alguns sets de piratas com divulgação limitada a certos mercados, daí a minha dúvida - este não é um desses casos?


Pedro

Alex

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 10024
    • My Flickr Page
Re: [Review] 6296 - Shipwreck Island
« Responder #5 em: 24 de Outubro de 2007, 10:47:19 »
Não tenho aqui o catálogo português à mão

Idem. Recordo-me dum set parecido, mas não sei é se era este?
Houve alguns sets de piratas com divulgação limitada a certos mercados, daí a minha dúvida - este não é um desses casos?


Pedro

Tás a falar do 6254 ?
Não tenho a certeza, mas acho que ambos os sets tiveram disponíveis em Portugal... mas como este já foi em 96, quando começou o declínio, é normal que não esteja muito presente na memória...
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [Review] 6296 - Shipwreck Island
« Responder #6 em: 24 de Outubro de 2007, 10:50:44 »
Tás a falar do 6254 ?
Não tenho a certeza, mas acho que ambos os sets tiveram disponíveis em Portugal... mas como este já foi em 96, quando começou o declínio, é normal que não esteja muito presente na memória...

Este que falas agora tenho-o mais presente. Só que agora fiquei baralhado, a muleta que é o catálogo vai-me tirar as dúvidas todas :)


Pedro

Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
Re: [Review] 6296 - Shipwreck Island
« Responder #7 em: 24 de Outubro de 2007, 11:27:00 »
Eu tive o 6254. Também estou a tentar reconstrui-lo  ::)
Sim, eu na altura lembro-me que o 6296 estava disponivel nas lojas, lembro-me muito bem.
Nos anos, deram-me a escolher:
ou escolhia o 6286 e não levava nada (carissimo)
ou escolhia o 6280 e podia comprar também o 6254 e mais um set promocional;
ou escolhia o 6296 e podia escolher mais dois sets razoaveis;

Claro está, escolhi o 6280. O 6254 é fraquinho, mas fica bonito num layout de combate naval.

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7031
    • my brickshelf
Re: [Review] 6296 - Shipwreck Island
« Responder #8 em: 24 de Outubro de 2007, 13:09:29 »
É um set engraçado, vale mais pelas peças, foi comprado recentemente?

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: [Review] 6296 - Shipwreck Island
« Responder #9 em: 24 de Outubro de 2007, 13:10:17 »
Ele diz que lhe foi oferecido agora pelos anos
Pedro Agnelo

Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
Re: [Review] 6296 - Shipwreck Island
« Responder #10 em: 24 de Outubro de 2007, 17:02:06 »
Ele diz que lhe foi oferecido agora pelos anos

Agora PARA os anos. Faço a dez de novembro  0:)

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
Re: [Review] 6296 - Shipwreck Island
« Responder #11 em: 24 de Outubro de 2007, 17:22:20 »
Falar nisso, restaurei agora um 6279 que comprei a um amigo meu á uns aninhos (e estava esquecido a um canto na minha outra casa), tipico meu...  :D :D :D

Tirando a falta da baseplate e de algumas slopes, está 100% idêntico. Estou a pensar transforma-lo numa ilha-prisão.
Será que justifica um review?  ???

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 6296 - Shipwreck Island
« Responder #12 em: 10 de Novembro de 2007, 12:33:30 »
Claro, e já agora os meus parabéns  :)
(não tinha visto este review e fui vê-lo na data certa ;D)

Bastante estranho ter erros no livro e intruções. Aliás a referência do próprio set é estranha...