City Standard.
Esta proposta tem como base os layouts apresentados pelos Belgas no LW 2007 e por alguns Holandeses.
Objectivo:Criar layouts para eventos com a participação de vários membros. O standard facilitará a negociação entre os vários participantes, a criação de um layout coerente e facilitará a montagem e desmontagem nos eventos.
Considerações Gerais:O City Standard será preparado para ser visto de um dos lados. No entanto a visualização dos dois lados não será posta completamente de lado.
O standard não pretende ser rígido. Haverá sempre lugar a negociações (principalmente entre vizinhos) para facilitar a implementação e a criatividade.
A linha de comboio será dividida em duas “ovais”, uma para cada direcção.
Medidas:A medida base será a baseplate de 32 por 32 studs. O standard terá 6 baseplates de fundo (192 studs) e de largura múltiplos de 32 studs. Ou seja, um membro terá que obrigatoriamente* ter um módulo de 192 studs de fundo e múltiplos de 32 de largura.
Das 6 baseplates de fundo, duas delas terão linhas de comboios (com duas linhas cada) e uma delas será uma roadplate. Portanto, por norma, só três das seis baseplates de uma unidade servirão de base para as construções.
*Poderá não ser obrigatoriamente visto poder recorrer a empréstimos de outros membros para as linhas de comboios, roadplates e as baseplates de base para as linhas de comboio.
Pontos de Conexão:Como referido no ponto anterior, haverá 5 vias de comunicação. Uma estrada e 4 linhas de comboio.
As 4 linhas de comboio estarão divididas em dois grupos. O primeiro grupo estará na primeira baseplate e o segundo grupo na sexta e última baseplate. Cada linha terá 4 studs de espaço lateral. Ou seja, as linhas de comboio estarão a 4 studs do limite da baseplate e com 8 studs de espaço livre no interior.
A estrada será uma roadplate que será a segunda baseplate.
Pontas:As pontas do layout poderão ser compostas do seguinte modo.
Poderão ser negociadas para “pertencerem” a um membro que fará o respectivo módulo e poderá fazer alterações para incluir criações.
Negociações pontuais:Poderá haver alterações aos pontos de conexão através de negociações com vizinhos. Desde de alterações quanto à ordem das baseplates (por exemplo colocar a roadplate noutra posição) até à inserção de relevo nos módulos.
Exemplos de módulos:Um exemplo de um módulo normal com 3 baseplates de largura.
Exemplo de um módulo com a substituição de algumas baseplates 32x32 por baseplates 48x48.
Um exemplo com uma rua perpendicular para um pequeno bairro.
Um exemplo com a inserção de curvas nas estradas e agulhas para uma estação.
Sobre os vários tipos de roadplates:Existem vários tipos de roadplates. A consonância entre os módulos deverá ser negociada entre vizinhos não sendo no entanto haver concordância obrigatória. Haverá sempre quebras entre os módulos devido à utilização de roadplates diferentes.
Exemplo de um layout: