Autor Tópico: Proposta de Standard para Layouts  (Lida 41382 vezes)

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
Proposta de Standard para Layouts
« em: 11 de Novembro de 2007, 12:39:43 »
City Standard.

Esta proposta tem como base os layouts apresentados pelos Belgas no LW 2007 e por alguns Holandeses.

Objectivo:
Criar layouts para eventos com a participação de vários membros. O standard facilitará a negociação entre os vários participantes, a criação de um layout coerente e facilitará a montagem e desmontagem nos eventos.

Considerações Gerais:
O City Standard será preparado para ser visto de um dos lados. No entanto a visualização dos dois lados não será posta completamente de lado.
O standard não pretende ser rígido. Haverá sempre lugar a negociações (principalmente entre vizinhos) para facilitar a implementação e a criatividade.
A linha de comboio será dividida em duas “ovais”, uma para cada direcção.

Medidas:
A medida base será a baseplate de 32 por 32 studs. O standard terá 6 baseplates de fundo (192 studs) e de largura múltiplos de 32 studs. Ou seja, um membro terá que obrigatoriamente* ter um módulo de 192 studs de fundo e múltiplos de 32 de largura.
Das 6 baseplates de fundo, duas delas terão linhas de comboios (com duas linhas cada) e uma delas será uma roadplate. Portanto, por norma, só três das seis baseplates de uma unidade servirão de base para as construções.

*Poderá não ser obrigatoriamente visto poder recorrer a empréstimos de outros membros para as linhas de comboios, roadplates e as baseplates de base para as linhas de comboio.

Pontos de Conexão:
Como referido no ponto anterior, haverá 5 vias de comunicação. Uma estrada e 4 linhas de comboio.
As 4 linhas de comboio estarão divididas em dois grupos. O primeiro grupo estará na primeira baseplate e o segundo grupo na sexta e última baseplate. Cada linha terá 4 studs de espaço lateral. Ou seja, as linhas de comboio estarão a 4 studs do limite da baseplate e com 8 studs de espaço livre no interior.

A estrada será uma roadplate que será a segunda baseplate.

Pontas:
As pontas do layout poderão ser compostas do seguinte modo.

Poderão ser negociadas para “pertencerem” a um membro que fará o respectivo módulo e poderá fazer alterações para incluir criações.

Negociações pontuais:
Poderá haver alterações aos pontos de conexão através de negociações com vizinhos. Desde de alterações quanto à ordem das baseplates (por exemplo colocar a roadplate noutra posição) até à inserção de relevo nos módulos.

Exemplos de módulos:
Um exemplo de um módulo normal com 3 baseplates de largura.

Exemplo de um módulo com a substituição de algumas baseplates 32x32 por baseplates 48x48.

Um exemplo com uma rua perpendicular para um pequeno bairro.

Um exemplo com a inserção de curvas nas estradas e agulhas para uma estação.

Sobre os vários tipos de roadplates:
Existem vários tipos de roadplates. A consonância entre os módulos deverá ser negociada entre vizinhos não sendo no entanto haver concordância obrigatória. Haverá sempre quebras entre os módulos devido à utilização de roadplates diferentes.

Exemplo de um layout:

Nine

• .....
    • A pasta do Brickshelf
Re: Proposta de Standard para Layouts
« Responder #1 em: 11 de Novembro de 2007, 12:45:27 »
Bom trabalho  :)
Nine

blueblock

• .....
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
« Responder #2 em: 11 de Novembro de 2007, 12:54:56 »
sim senhor  ;D

acho que vai ajudar se formos por ai

Americo Verde

• ......
  • Old School. Gang member.
« Responder #3 em: 11 de Novembro de 2007, 14:55:09 »
algumas destas coisas vocês já tinham falado não já !?

DEpois de ver a trabalheira que deu montar o layout em Viseu , isto faz todo o sentido .

Evitam-se os trabalhos , montagem de set´s à pressa . Etc Etc ETc

Grande : good Work ;D ;D

"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

tânia

• Fundador
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
« Responder #4 em: 11 de Novembro de 2007, 15:32:24 »
algumas destas coisas vocês já tinham falado não já !?

DEpois de ver a trabalheira que deu montar o layout em Viseu , isto faz todo o sentido .

Evitam-se os trabalhos , montagem de set´s à pressa . Etc Etc ETc

Grande : good Work ;D ;D

Gosto bastante deste standard.

Quatro grandes mais-valias no meu ponto de vista, existem outras mas estas destacam-se:

1º - Diversidade de construções/expositores. Podem participar mais membros, cada um no seu estilo, sem pressões quanto ao que "devem" construir e "como" construir. A negociação, se necessária, faz-se com o parceiro do ou dos lados. Podem 2 ou 3 membros juntarem esforços para construírem algo maior em 2 ou 3 standards, tipo uma montanha ou praia.

2º - Harmonia/impacto visual. Mesmo com grandes misturas de técnicas, cores, estilos e tamanhos o display torna-se no geral uma só grande construção.

3º - Montagem e desmontagem. Cada standard estará completo com construções (edifícios, veículos, landscape, etc) e minifigs de uma só pessoa. O que facilita e diminui em tempo todo o processo de colocar e tirar das mesas o material.

4º - A possibilidade de participação, mesmo que o membro tenha uma colecção pequena. Aqui há muito espaço para a imaginação e criatividade.

Julgo que já é tempo da comunidade avançar para um projecto deste estilo. Para já temos o 0937standard de cidade, que por norma é sempre um dos nossos maiores displays em eventos.

Este standard específico foi já estudado, discutido e implementado por outros LUGs. Nós só temos que aproveitar o trabalho anterior feito e começarmos a trabalhar nas nossas construções.

Não sei se o pessoal tem algum interesse em criar cenas mais "portuguesas", alguns estátuas, prédios ou monumentos mais conhecidos podiam ajudar a melhor caracterizar o nosso display.

Estamos em Novembro2007 e eu gostaria de desafiar o pessoal para em Junho2008 podermos pela primeira vez juntar e expor o nosso standard.
Temos um pouco mais de meio ano para levantar o nosso 0937standard, tempo para cada um pensar no que pretende fazer e fazê-lo!

Pretendo começar a negociar local e condições de exposição já no próximo mês, numa cidade do norte do país.

Estamos a estudar na Miniancora uma forma de conseguir arranjar baseplates verdes para todos efectivamente interessados a um preço mais simpático.

Mesmo com o empréstimo de roadplates e linhas de comboio, deixo no ar a ideia de pensarem (poupando umas moedinhas por semana num porquinho mealheiro) em comprar pelo menos as linhas.

tânia
boas construções!

Troly

• ...
  • **
  • I see everything
« Responder #5 em: 11 de Novembro de 2007, 16:00:00 »
Concordo completamente com a Tânia e acho que a data é perfeitamente possível, espero desta vez poder participar para criar-mos algo muito próprio e original.
red or blue pill

tânia

• Fundador
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
« Responder #7 em: 11 de Novembro de 2007, 16:08:59 »
;)
creio que para isso deva ser necessario criar umas mesas com medidas standard,que se possam encaixar umas nas outras

Esse é um segundo passo.
Para já as baterias deverão estar apontadas só para a parte LEGO ;)
tânia
boas construções!

Nine

• .....
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #9 em: 11 de Novembro de 2007, 16:17:47 »
;)
só estou a dar uma ideia mais ou menos do que se poderia fazer,como nestes exemplos,

talvez num futuro não muito longínquo  ::)
Nine

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #10 em: 11 de Novembro de 2007, 17:49:26 »
;)
só estou a dar uma ideia mais ou menos do que se poderia fazer,como nestes exemplos,

(...)
aqui ate um nivel usam
http://www.brickshelf.com/gallery/jvwinden/Events/TrainShows/TrainShowApr2005/dscn4776.jpg

O laser na cabeça do derek está demais ;D

Tantos os holandeses como os belgas tinham um sistema de mesas próprio (a dos belgas era semelhante a estas dos canadianos). Eu e a Tânia estivemos a ajudar a desmontagem dos belgas e ficamos a saber mais ou menos como funcionam.

Uma vantagem é que podemos ter algumas com altura diferente para criar algum relevo no layout como rios, portos, etc.

Claro que um sistema próprio de mesas seria o ideal porque nos torna autónomos, para já temos tido sorte com as mesas cedidas, mas pode não acontecer isso no futuro.

O problema de ter mesas é que nos obriga a ter uma logística considerável para as transportar. As dos belgas eram transportadas pela LEGO belga.

É sem dúvida uma coisa a pensar, quando é que já não sei :)
Quando for para tratar disso, pede-se os planos aos belgas e já está :)

eurobot

• .....
  • Kronebot
« Responder #11 em: 11 de Novembro de 2007, 19:23:32 »
 Estou 100% de acordo um starand é esenssial para melhorarmos os nossos layouts, espero vir a contribuir nesse layout de Junho de 2008  ;D

figueifoto

• ....
« Responder #12 em: 11 de Novembro de 2007, 22:15:30 »
Eu tambem acho que é sempre boa ideia tentar criar um Standard, porque como já foi referido, facilita muito a montagem e desmontagem duma exposição.
Tambem se torna muito prático para quem vai participar como expositor saber á partida a configuração da maquete que vai expor.
O facto de haver um "Standard" não restringe a criatividade (o que é bom!) porque pode ser mudado todas as vezes que se vai para uma exposição diferente, o que tambem torna gratificante para quem não gosta de se repetir.
Por mim só me resta dizer que...Contem Comigo! ;D

Americo Verde

• ......
  • Old School. Gang member.
« Responder #13 em: 11 de Novembro de 2007, 22:36:52 »
Fazer uma sondagem não seria uma má ideia .

Votos contra , devem ter uma explicação ! ;D

"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

rupi

• ......
    • my brickshelf
« Responder #14 em: 11 de Novembro de 2007, 23:02:49 »
Já dá para ver que esta ideia do standard agrada e se calhar vai motivar até mais pessoas para participar num grande layout conjunto. Eu alinho :)
Depois de ver as imagens que vocês fizeram dá para perceber bem o que é e como funciona.
Portanto 3 baseplates 32x32 para preencher com: construções originais (ou sets, mods de sets), jardins, lagos, campos de jogos, estações e apeadeiros, estaleiros de obras, fábricas, monumentos, oficinas, depósitos de sucata, parques de estacionamento, cemitérios, baldios á falta de melhor... tanta coisa que se pode fazer. Neste caso até espaços verdes sem "nada" construido funcionam, quanto maior e mais variado for o layout melhor. ::)