image/svg+xml

Autor Tópico: Ainda a questão cambial... novo desenvolvimento  (Lida 1948 vezes)

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Ainda a questão cambial... novo desenvolvimento
« em: 22 de Novembro de 2007, 21:28:33 »
http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/7107857.stm

Esta agora é que me apanhou completamente de surpresa... nem se pode dizer que é por o euro ser moeda forte, porque a coroa lhe está indexada de qualquer forma.

Quais as implicações para a LEGO? Isto irá reduzir os custos? Baixar os preços no mercado dinamarquês? Facilitar a contabilidade?

Ou vai-se sentir apenas nas folhas de cálculo como mais uma coluna com uma fórmula de conversão? :P

Pedro

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Ainda a questão cambial... novo desenvolvimento
« Responder #1 em: 22 de Novembro de 2007, 22:36:52 »
Acho que o impacto irá ser minimo, apesar da coroa não estar formalmente indexada ao Euro... anda lá perto. Irão sentir muito menos a transição, que por exemplo, a sentida por cá.

El_gordo

• Fundador
« Responder #2 em: 23 de Novembro de 2007, 01:00:04 »
Acho que o impacto irá ser minimo, apesar da coroa não estar formalmente indexada ao Euro... anda lá perto.

Está formalmente indexada no mecanismo de câmbio europeu II (ERM II), ao qual também está indexado o Euro. Se bem que este último praticamente define o ERM II pelo seu peso no total...

Vê aqui: http://www.ecb.eu/bc/intro/html/map.en.html

Pedro

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
« Responder #3 em: 23 de Novembro de 2007, 01:22:00 »
Lembro-me de ter lido qualquer coisa sobre o tema há algum tempo atrás mas como este tema me passa um bocado ao lado... ^:)^
Pedro Agnelo

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #4 em: 23 de Novembro de 2007, 09:14:33 »
Acho que o impacto irá ser minimo, apesar da coroa não estar formalmente indexada ao Euro... anda lá perto.

Está formalmente indexada no mecanismo de câmbio europeu II (ERM II), ao qual também está indexado o Euro. Se bem que este último praticamente define o ERM II pelo seu peso no total...

Vê aqui: http://www.ecb.eu/bc/intro/html/map.en.html

Então se está formalmente indexada ao Euro, acho que nem efeitos dignos de nota vai ter... vai ser só mesmo mudar algumas colunas nas folhas de excel :)

Alex

• Núcleo de Gestão
    • My Flickr Page
« Responder #5 em: 23 de Novembro de 2007, 12:30:03 »
E a nível do valor do Euro? Será que vai ficar mais "valioso" ?
Ou mais fraco ?
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

Ribatagus

• Visitante
« Responder #6 em: 23 de Novembro de 2007, 12:34:18 »
Foi com grande surpresa que vi o "conservadorismo" dos países bálticos face a trocar a moeda nacional pela Europeia... Mas também não foi de estranhar que a Finlândia não acompanhasse essa tendência, já que é um dos países mais jovens (apenas existe como país desde 1917) e a "marka"(antiga moeda nacional finlandesa) não tinha grande valor simbólico...

Já na Suécia e na Dinamarca, países com mais história, e com a sua moeda também ter "marca histórica", a ideia de a perder, era perder a "alma patriota".

Estava lá na altura em que o Euro passou a ser uma realidade (2001/2002), tendo visto em programas de televisão, peças de teatro e outros eventos públicos, a demonstração de orgulho que tinham pela moeda nacional... Achei um bocado rebuscado os argumentos, e quando alegres discussões aconteciam, contra-argumentava com o valor que uma europa unida teria, e o que os suecos ganhavam em relação a isso... Claro que o orgulho patriota não se contraria... ::)

...No caso sueco, a economia nacional acabou por perder muito com isso, já que a moeda desvalorizou bastante face ao euro (Na altura, bastaram 6 meses (entre Janeiro e Julho) para que a Coroa Sueca passasse de 0,98 para 0,92€) . Na Dinamarca a moeda "aguentou-se" bem depois do Euro passar a circular...mas era curioso ver que o país vivia a "duas moedas" (nacional e euro) sem problema nenhum... Aliás, 3 moedas! (em Copenhaga: o Euro, a Coroa Sueca e Dinamarquesa muitas vezes andavam juntas, em preços com as 3 tabelas)

Creio que a demonstração da força do Euro face à fraqueza potencial das moedas nacionais, do valor acrescentado que se veio a provar muito forte... vão acabar por ganhar mais adeptos que opositores... e não me estranha nada que no próximo referendo o Euro "ganhe" na Dinamarca... a Suécia seguirá imediatamente a seguir, "encurralada" entre a Dinamarca, a Finlândia e a Alemanha ;)

E a nível do valor do Euro? Será que vai ficar mais "valioso" ?
Sem dúvida que ficará mais "valioso"... A Dinamarca é das economias mais estáveis e de constante crescimento na Europa... é uma economia que não "flutua" tanto!

ps: desculpem o tom "geek" deste post...   0:)
« Última modificação: 23 de Novembro de 2007, 12:38:38 por Ribatagus »

ussnegreli

• .....
  • O estradeiro da turma...
    • Town Truck Brick
« Responder #7 em: 23 de Novembro de 2007, 13:09:32 »
M
...

Ai faço uma pergunta? mecher na moeda de cada pais se está indo bem para que ???

Se todo mundo acha bonito andar de caça azul eu tenho que andar também ???

Graças ao Euro, união européia e sei lá mais o que estão se acabando as tradições e indentidade de cada país....então daqui a alguns anos para que países ???

>:(
Visitem o blog Town Truck Brick

El_gordo

• Fundador
« Responder #8 em: 23 de Novembro de 2007, 13:17:25 »
...No caso sueco, a economia nacional acabou por perder muito com isso, já que a moeda desvalorizou bastante face ao euro (Na altura, bastaram 6 meses (entre Janeiro e Julho) para que a Coroa Sueca passasse de 0,98 para 0,92€) .

Ora, mas isso é mau em que aspecto?
Numa perspectiva puramente industrial, a desvalorização da moeda é do melhor que pode acontecer: as exportações ficam mais baratas. Neste momento do campeonato a Airbus está com um sério problema porque vende aviões em dólares, mas paga salários em euros, e a margem de lucro está a ser "comida" pela desvalorização.
Não me custa acreditar que para a LEGO fosse interessante desvalorizar a moeda, para tornar os seus produtos mais competitivos no estrangeiro?

Por outro lado - a matéria prima já é paga em euros com quase toda a certeza, e os contratos de outsourcing devem estar no mesmo lote. Afinal já pouca coisa se produz na Dinamarca... o impacto das flutuações cambiais se calhar é mínimo.

Ah, existe um outro aspecto interessante em juntar a Dinamarca ao euro agora, em que ele está muito forte: quando o dólar entrar em correcção ascendente, os salários dinamarqueses "descem" em termos reais, e isso torna toda a economia dinamarquesa mais competitiva (à custa do consumo - são dois caminhos possíveis para o crescimento). É preciso não esquecer que actualmente a Dinamarca deve ter níveis salariais médios só atrás dos ingleses, não?

E sim, a discussão em si é um OT, mas interessa pelo impacto que pode vir a ter ou não na estratégia da LEGO.

Pedro

El_gordo

• Fundador
« Responder #9 em: 23 de Novembro de 2007, 13:28:40 »
Graças ao Euro, união européia e sei lá mais o que estão se acabando as tradições e indentidade de cada país....então daqui a alguns anos para que países ???

O objectivo da UE é rigorosamente esse. Todos os passos da integração europeia pós-2ª guerra mundial foram dados no sentido de "esbater" os nacionalismos europeus e reduzir o risco de novo conflito.
Concluíu-se que é pela carteira que se mantém toda a gente no mesmo barco... daí a integrar totalmente as economias numa só foi um tirinho :)

A grande crise institucional que a UE tem vivido desde 2001 tem essencialmente a ver com a abordagem nacionalista à moda antiga que é forte em países como a Polónia, e com menos visibilidade a Hungria. Podemos argumentar que são nacionalismos num contexto particular (na sequência de regimes internacionalistas radicalmente distintos da UE), que são exacerbados para objectivos políticos (a Polónia pelo menos teve sucesso ao arrancar muitas concessões até este ano, com toda a gente farta da brincadeira).

Mas isto é completamente OT. Se quiseres continuar por PM, terei todo o gosto :)

Pedro

Ribatagus

• Visitante
« Responder #10 em: 23 de Novembro de 2007, 13:38:08 »
...No caso sueco, a economia nacional acabou por perder muito com isso, já que a moeda desvalorizou bastante face ao euro (Na altura, bastaram 6 meses (entre Janeiro e Julho) para que a Coroa Sueca passasse de 0,98 para 0,92€) .

Ora, mas isso é mau em que aspecto?
Numa perspectiva puramente industrial, a desvalorização da moeda é do melhor que pode acontecer: as exportações ficam mais baratas.
O problema, neste caso, é a perda do poder de compra face aos países vizinhos... Que foi aí que a Suécia ficou mais prejudicada.
Apesar das exportações ficarem mais baratas, as importações encarecem... E na balança sueca, a maioria das importações vêm dos países vizinhos, mas as suas exportações são para países fora do EURO, que acompanharam a desvalorização do dólar... Portanto estão a comprar em euros mas a vender em dólares...

--------------------------------

Ai faço uma pergunta? mecher na moeda de cada pais se está indo bem para que ???

>:(
Isso não é verdade... Pelo menos, culpar a "moeda" é errado...
Pode-se culpar as "normas europeias unificadoras", que por motivos de padronização e standartização, acabam por fazer desaparecer (algumas) tradições ... Os exemplos mais comuns são iguarias alimentares que, derivado à sua forma de confecção, "violavam" por exemplo as normas europeias de higiene... No entanto, quem não se conformou com isso e se mexeu devidamente, viu protegidos os seus modos de vida, tradições , modos de estar, etc...

Um caso mediático foi com os fornos de Lenha e os Italianos... Houve uma proposta para acabarem com os fornos a lenha em restaurantes, por serem menos higiénicos... tal como "acabaram" com as colheres de pau. Se neste último exemplo até foi concordância geral que as colheres de pau eram menos higiénicas e foram "suavemente" trocadas por utensilios de alumínio e outros, já os fornos de lenha geraram uma contestação tal no parlamento europeu, que a Itália esteve à beira de sair da Comunidade Europeia por isso, para defenderem as suas "pizzas"!

...Se por um lado os sentimentos nacionalistas e agressivos estão a esbater-se, a afirmação patriota (não nacionalista) e a troca cultural na Europa é cada vez maior... e uma civilização vive e sustenta-se (também) à base disso!
« Última modificação: 23 de Novembro de 2007, 13:40:04 por Ribatagus »

ussnegreli

• .....
  • O estradeiro da turma...
    • Town Truck Brick
« Responder #11 em: 23 de Novembro de 2007, 13:42:34 »

O objectivo da UE é rigorosamente esse. Todos os passos da integração europeia pós-2ª guerra mundial foram dados no sentido de "esbater" os nacionalismos europeus e reduzir o risco de novo conflito.
Concluíu-se que é pela carteira que se mantém toda a gente no mesmo barco... daí a integrar totalmente as economias numa só foi um tirinho :)

A grande crise institucional que a UE tem vivido desde 2001 tem essencialmente a ver com a abordagem nacionalista à moda antiga que é forte em países como a Polónia, e com menos visibilidade a Hungria. Podemos argumentar que são nacionalismos num contexto particular (na sequência de regimes internacionalistas radicalmente distintos da UE), que são exacerbados para objectivos políticos (a Polónia pelo menos teve sucesso ao arrancar muitas concessões até este ano, com toda a gente farta da brincadeira).

Mas isto é completamente OT. Se quiseres continuar por PM, terei todo o gosto :)

Pedro

Apenas não gosto da idéia de acabar com as tradições e com os países, nada violento >:D  :P mas no meu caso acho melhor parar por aqui ;)
Visitem o blog Town Truck Brick

El_gordo

• Fundador
« Responder #12 em: 23 de Novembro de 2007, 13:43:47 »
Apesar das exportações ficarem mais baratas, as importações encarecem... E na balança sueca, a maioria das importações vêm dos países vizinhos, mas as suas exportações são para países fora do EURO, que acompanharam a desvalorização do dólar... Portanto estão a comprar em euros mas a vender em dólares...

Fonte?

Pedro