image/svg+xml

Autor Tópico: [Tutorial] Fotografar LEGO  (Lida 10023 vezes)

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7034
    • my brickshelf
[Tutorial] Fotografar LEGO
« em: 24 de Dezembro de 2007, 00:44:22 »
Já algumas pessoas tinham referido aqui no forum a necessidade de criar um tutorial que desse algumas dicas básicas sobre como fotografar os seus mocs. Eu próprio já tinha referido que tencionava fazer isto e como mais vale tarde do que nunca aqui vai.
A técnica (e a arte) fotográfica tem vários aspectos a considerar, enquanto alguns são de carácter científico, outros são de carácter artistico/estético, por isso mais subjectivos e dependentes da sensibilidade ou capacidade de observação de cada um.
Este pequeno tutorial que aqui apresento, não pretende sequer abordar ou explicar nenhum desses aspectos (que apenas interessarão a alguns) mas apenas mostrar de maneira simples como toda a gente pode fotografar, com resultados aceitáveis, os seus mocs.
Este é o "método" que eu uso pessoalmente, com o qual obtenho bons resultados e sinceramente não me ocorre nehum mais simples.

É necessário:

- uma fonte de luz, de preferência natural, claro, mas se for artificial funciona na mesma, desde que suficientemente forte. Quem não tiver a possibilidade ou condições para fotografar com luz natural pode usar este mesmo "setup" com uma lampâda incandescente, para melhores resultados usem uma "lâmpada de luz do dia" de 75w (é assim mesmo que se chamam, são azuladas e simulam a luz natural).

- Três pedaços de cartão com um tamanho aproximado de 30x30 (para cenas pequenas tipo vinhetas, para mocs grandes o tamanho deve ser adequado ao que quiserem fotografar). Forrem os cartões a papel branco.

- Colocam dois deles na vertical e fixam-nos formando um angulo de 90º, o terceiro fica como base.
http://www.brickshelf.com/gallery/rupi/coisas/PhotoTips/01_photo_setup_1.jpg

- Colocam o vosso cenario junto de uma fonte de luz.
Nota importante: é obrigatório ficar um cartão do lado oposto á fonte de luz, que funciona como reflector (ver foto).
http://www.brickshelf.com/gallery/rupi/coisas/PhotoTips/02_photo_setup_2.jpg

- Tendo esta cena montada, podem usar outro papel como fundo pode até ser preto ou colorido (os melhores resultados a nível de correcção da exposição e naturalidade das cores, obtém-se comum fundo cinza médio).
Nota: para obter um fundo uniforme o papel de fundo não deve ser vincado, isto é formar uma aresta, prendam-no na parte superior da "parede" de trás e deixem-no cair formando uma curva suave (ver foto).
http://www.brickshelf.com/gallery/rupi/coisas/PhotoTips/04_photo_setup_3.jpg

Nas opções da máquina fotográfica (se/as que tiver) usem:
- Função Macro (se estiverem a fotografar de perto);
- Zoom na posição média, a grande angular (ex. 18 mm numa SLR digital) distorce as imagens a curta distância;
- Valor ISO baixo (ex. 100-200 ASA);
- Abertura do diafragma reduzida (numa máquina digital compacta acima de f4, numa SLR acima de f7-8) para aumentar a profundidade de campo (zona focada da imagem):
- Tripé, ou a máquina pousada/apoiada em qualquer coisa, ou a mão "bem segura".

E já está, disparem...
Estes são os procedimentos mais básicos como referi acima e ao alcance de qualquer pessoa, posso dizer que comigo funcionam, agora é experimentar, ir aprendendo e melhorando com a prática. :)
Em relação depois à outra parte, edição e tratamento das fotos digitalmente fica para outro tutorial... mas sem boas fotos de início, o computador não faz milagres ;)...
vejam a pasta com a sequência de imagens no BS:
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=291252
« Última modificação: 26 de Junho de 2012, 23:47:46 por adm_i »