image/svg+xml

Editar as notícias:

Já viste hoje a nossa Galeria?

Menu principal

geometria dos legos - a altura de um stud

Iniciado por daniel, 19 de Janeiro de 2008, 21:30:24

Tópico anterior - Tópico seguinte

daniel

olá,

estive a ver umas coisas acerca da geometria das peças legos.
A largura de um brick 1x1 define-se como sendo "L", a "lego unit".

A altura de um plate é 0.4L, a altura de um brick é 1.2L etc.

O que eu estava a ver agora é sobre o stud propriamente dito. Ou seja, o pinozinho no topo do brick, onde vai encaixar a peça seguinte.

A largura do stud é 0.6L. Isto pode-se verificar quando se põe um plate espetado entre dois studs, o que é uma técnica de construção usadas as vezes.

E a altura do stud, qual é? Sei que é algo entre 0.2L e 0.25L...

O stud costuma ter no topo a palavra "lego" gravada. Portanto, como não é plano, se calhar não existe um valor rigoroso!

El_gordo

Citação de: daniel em 19 de Janeiro de 2008, 21:30:24
E a altura do stud, qual é? Sei que é algo entre 0.2L e 0.25L...

O stud costuma ter no topo a palavra "lego" gravada. Portanto, como não é plano, se calhar não existe um valor rigoroso!

É variável (os studs technic, abertos, têm uma medida diferente dos studs comuns fechados), e para além disso tem uma tolerância anormalmente alta para uma peça LEGO.

Pedro

LBaixinho

Por acaso ontem verifiquei uma coisa ao construir alguns pequenos MOCs. A largura de um stud é a mesma que altura de uma plate com o respectivo stud. Nunca tinha reparado nisso, portanto a altura do stud deve ser 0.2L já que:
0.6L (largura do stud) - 0.4L (altura da plate) = 0.2L

El_gordo

Citação de: LBaixinho em 22 de Janeiro de 2008, 09:09:53
Por acaso ontem verifiquei uma coisa ao construir alguns pequenos MOCs. A largura de um stud é a mesma que altura de uma plate com o respectivo stud. Nunca tinha reparado nisso, portanto a altura do stud deve ser 0.2L já que:

Isso é rigoroso?
Eu tenho em crer que a largura do stud são 5mm. Aplicando a relação para a faceta do stud, temos 5mm/8mm = 0.625 L
Daqui ficaria para altura do stud 0.225 L = 1.8mm (o que me parece ser o caso)

Claro que as letras e eventuais imperfeiçõesdo molde podem causar variações ínfimas, mas esta deve ser a dimensão de projecto.

Pedro

LBaixinho

Citação de: El_gordo em 22 de Janeiro de 2008, 09:17:52

Isso é rigoroso?
Eu tenho em crer que a largura do stud são 5mm. Aplicando a relação para a faceta do stud, temos 5mm/8mm = 0.625 L
Daqui ficaria para altura do stud 0.225 L = 1.8mm (o que me parece ser o caso)

Claro que as letras e eventuais imperfeiçõesdo molde podem causar variações ínfimas, mas esta deve ser a dimensão de projecto.
Fui buscar os 0.6L (da largura do stud) e 0.4L (altura da plate) ao post inicial do Daniel. Daí fui buscar o valor da altura do stud.
Claro que ignorei as letras no topo do stud.

Por falar nisso, será que as letras devem fazer parte da geometria LEGO? Elas não aparecem em todas as peças, e se não me engano, também não apareciam nos primeiros bricks, portanto podem ter sido acrescentadas mais tarde e não obedecendo à geometria.

El_gordo

Citação de: LBaixinho em 22 de Janeiro de 2008, 09:25:53
Por falar nisso, será que as letras devem fazer parte da geometria LEGO? Elas não aparecem em todas as peças, e se não me engano, também não apareciam nos primeiros bricks, portanto podem ter sido acrescentadas mais tarde e não obedecendo à geometria.

Se reparares, a superfície onde estão as letras é normalmente ligeiramente deprimida em relação ao rebordo do stud. Penso que o teu raciocínio esteja correcto, as letras não estavam previstas aquando do estabelecimento das dimensões dos studs :)

Pedro

LBaixinho

Citação de: El_gordo em 22 de Janeiro de 2008, 09:29:39
Citação de: LBaixinho em 22 de Janeiro de 2008, 09:25:53

Se reparares, a superfície onde estão as letras é normalmente ligeiramente deprimida em relação ao rebordo do stud. Penso que o teu raciocínio esteja correcto, as letras não estavam previstas aquando do estabelecimento das dimensões dos studs :)

Será que o que aconteceu no Mosaic (ver aqui) possa não ter sido uma aberração?

El_gordo

Citação de: LBaixinho em 22 de Janeiro de 2008, 09:35:18
Será que o que aconteceu no Mosaic (ver aqui) possa não ter sido uma aberração?

Talvez tenha sido uma aberração o facto da depressão ser tão pronunciada. Se olhares para uma amostra razoável de bricks, certamente te apercebes que não é de todo anormal haver uma ligeiríssima depressão, normalmente da mesma altura das letras (para elas ficarem alinhadas com o rebordo do stud).
Eu penso que seja particularmente difícil controlar esta tolerância no fabrico, porque é precisamente aqui que encaixa a parte móvel do molde... e depois de ver a máquina em acção, à velocidade a que trabalha, tenho de admitir que mais controlo do que já existe seria impraticável.

Pedro

pedroagnelo

No caso do mosaico é mesmo uma aberração...

A altura do stud com impressão deve ser igual à que não tem impressão das letras mas isso verifica-se facilmente com um paquímetro. Mas só tem interesse por razões académicas já que as letras não chegam a encostar no fundo das plates ou bricks que fiquem por cima

É uma pena porque assim uma plate e uma tile passam a altura. Há alturas em que dava jeito uma peça assim :-\
Pedro Agnelo

LBaixinho

Citação de: pedroagnelo em 22 de Janeiro de 2008, 13:55:20
(...)
É uma pena porque assim uma plate e uma tile passam a altura. Há alturas em que dava jeito uma peça assim :-\

Muda para Modulexwiki ;D

pedroagnelo

Eu é que não sabia que existiam essas peças em modulex, já estive mais longe :D
Pedro Agnelo

LBaixinho

Citação de: pedroagnelo em 22 de Janeiro de 2008, 16:16:08
Eu é que não sabia que existiam essas peças em modulex, já estive mais longe :D

Sinceramente não sei se existem, mas a geometria é mais.. como é que vou dizer, "simples"?

pedroagnelo

Então e mandas-me mudar de sistema assim? Isso chama-se criar falsas expectativas! >:( (se não existir paciência)
Pedro Agnelo

El_gordo

Citação de: pedroagnelo em 22 de Janeiro de 2008, 13:55:20
No caso do mosaico é mesmo uma aberração...

A altura do stud com impressão deve ser igual à que não tem impressão das letras mas isso verifica-se facilmente com um paquímetro. Mas só tem interesse por razões académicas já que as letras não chegam a encostar no fundo das plates ou bricks que fiquem por cima

Não sei se é um interesse tão académico assim no caso particular desta peça:

Mas tirando esta e similares, realmente é um pormenor. Daí que talvez facilitem com as tolerâncias do topo dos studs.

Pedro

LEGO® é uma marca registada da LEGO Company, que não patrocina nem apoia este fórum. O site LEGO® poderá ser visitado em www.lego.com
Tema desenhado por SMF e personalizado pela Comunidade 0937