image/svg+xml

Autor Tópico: Curiosidade: LEGO e o género  (Lida 3225 vezes)

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Curiosidade: LEGO e o género
« em: 24 de Agosto de 2006, 20:28:17 »
Estava no outro dia a ver as estatísticas deste fórum, e apercebi-me da enorme desproporção entre géneros que existe (apesar de ainda muitos membros não terem preenchido o seu perfil, já dá para ter uma ideia).

Será o LEGO uma coisa de meninos?

Alguns de nós estamos mais ou menos a par das desventuras da LEGO no "reino do cor de rosa", seja com Paradisa e Scala (pouco conseguidos), com Belville e Clickits (mais bem sucedidos), e mesmo com produtos "não-tijolo".
Mas... será que o Fabuland (que fez sucesso na década de 80) era voltado para as meninas, ou era "neutro"? Será que as meninas pediriam aos pais um Technic cor de rosa, ou não há mesmo maneira de as cativar para a mecânica? (Enfim, podíamos pensar no exemplo da Jennifer Clark para nos envergonhar no Clube da Mangueira... mas eu estou a falar no global e não no episódico)

Será que as meninas são desencorajadas à partida de brincar com LEGO? Quase como uma "conspiração social"?  :P

Na verdade, não tenho respostas para este fenómeno. Nunca entendi como consegue esta comunidade ter meninas a construir normalmente, integradas na perfeição, mas ao mesmo tempo numa minoria relativa; confunde-me, pronto. Acho que se perdem bons cérebros no mundo LEGO por causa dum cromossoma com uma perninha a mais - e não vejo soluções!  >:(

Opiniões?

Pedro

Biczzz

• .....
  • Fui eu que fiz os carrinhos 🚗
    • My LEGO @ Flickr
Re: Curiosidade: LEGO e o género
« Responder #1 em: 24 de Agosto de 2006, 22:05:21 »
Ao que parece, pelo menos os comboios são só para rapazes. Não sei se alguém reparou naquela faq sobre comboios que nos foi dada a conhecer aqui: http://comunidade0937.com/forum/index.php?topic=27.0 . Reparem no que está lá escrito (no site da Lego):
"The train does not run on any frequency but on IR technology:
wireless transmitter (remote control)
Battery box/receiver (eyes on train)
3 channels (3 trains can run simultaneously => 3 boys can play together)
Transmitter, train motor and battery box included in the set
Batteries not included (communicated on box)"

Pode ser um erro, ou talvez não...
« Última modificação: 24 de Agosto de 2006, 22:10:31 por Biczzz »

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #2 em: 25 de Agosto de 2006, 09:49:18 »
Um pouco fora do contexto. O problema não é só ser um brinquedo para rapazes, maior problema para mim é tornar-lo um universo masculino. Pelo que me lembro dos últimos conjuntos (nomeadamente na linha City) não existe uma única minifig fêmea! Aliás, já ouvi um comentário que a única coisa em especial no comboio de natal seria a existência de uma minifig, q por cima não a consigo ver na foto. ???
Estranho, também, foi aparecer o sub-tema Saúde e não aparecer nenhuma enfermeira!!!  ;D

Quanto ao tema do thread:
Primeiro, é mesmo estratégia da LEGO. Se é boa, acho que não e eles podem ver o porquê na própria LEGO Ville da Duplo. Onde num mesmo tema existem sets tanto para o público masculino como feminino e alguns que são neutros e funciona tudo bem.
Isso também existia nos longíquos anos 80 no tema cidade!

Pelo que sei isto (brinquedos para rapazes) ainda vai se agravar. Claro que compreendo esta estratégia da LEGO, as pressões de mercado levam a isso mesmo. Abranger cada vez mais um grupo específico e não alargar o público alvo.
Pena que confundam "brinquedos para rapazes" com "mundo só de rapazes"...

LBaixinho

tânia

• Fundador
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
« Responder #3 em: 25 de Agosto de 2006, 22:40:03 »
(Enfim, podíamos pensar no exemplo da Jennifer Clark para nos envergonhar no Clube da Mangueira... mas eu estou a falar no global e não no episódico)

Será que as meninas são desencorajadas à partida de brincar com LEGO? Quase como uma "conspiração social"?  :P

Na verdade, não tenho respostas para este fenómeno. Nunca entendi como consegue esta comunidade ter meninas a construir normalmente, integradas na perfeição, mas ao mesmo tempo numa minoria relativa; confunde-me, pronto. Acho que se perdem bons cérebros no mundo LEGO por causa dum cromossoma com uma perninha a mais - e não vejo soluções!  >:(

Opiniões?

bem...temos algumas meninas na LUGnet a dar cartas, temos tb algumas mais com uma postura mais recatada, mas existem!!!
claro que imagino (pq não há dados), que a proporção esteja nos 80-20..
e não acredito na tal conspiração social, mais depressa acredito  no preconceito histórico de oferecer bonecas às meninas e carros aos meninos, o LEGO® é para oferecer às crianças mais velhas, desenvolvidas e inteligentes..assim quem acaba por ter mais contacto com o brinquedo? os meninos!

é, parece-me mais preconceito que qualquer outra coisa.
quem gosta, gosta independentemente do género.

tânia
tânia
boas construções!

Alex

• Núcleo de Gestão
    • My Flickr Page
« Responder #4 em: 28 de Agosto de 2006, 21:36:02 »
hei... eu gosto de paradisa  :P

Voltando ao topico,existem mtas raparigas k gostam de legos...podem n ter grandes colecçoes,ou mesmo n praticar mto,mas axo k isso se deve ao facto de knd foram crianças os pais empurrarem-nas para as barbies e afins..tenho mtas amigas minhas k gostam de ver fotos da minha colecçao e tao fartas de pedir para vir ver...(ou entao é so pretexto para se meterem cmg)  ;D
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
« Responder #5 em: 25 de Agosto de 2008, 04:23:28 »
Toca a sacar das pás, este é bem velhinho!

Este artigo em concreto foi citado na revista Pública de 24 de Agosto 2008.
Depois de uma leitura mais atenta, e ignorando as vezes que aparece "legos" - estranho mais ainda depois de ler respostas do Rui Valdrez - fico com a sensação que não adiantou nada ao tema, fazendo das respostas dos outros as suas, terminando em terra de ninguém. Além disso comete um erro ao citar uma fonte sem incluir a referência (ou sequer contactar os visados).

Mesmo assim acho que vale a pena continuar a discussão em "casa"  :D

É minha convicção que a questão dos sexos e LEGO, pelo menos no contexto nacional, se deve ao sentimento tradicionalista, que leva à perpetuação do "bonecas para meninas e carrinhos para os meninos". Por outro lado a própria marca, na qualidade de brinquedo de construção, é largamente ultrapassado em popularidade por outras brincadeiras de grupo e/ou ao ar livre
Pedro Agnelo

El_gordo

• Fundador
« Responder #6 em: 25 de Agosto de 2008, 05:14:40 »
É minha convicção que a questão dos sexos e LEGO, pelo menos no contexto nacional, se deve ao sentimento tradicionalista, que leva à perpetuação do "bonecas para meninas e carrinhos para os meninos". Por outro lado a própria marca, na qualidade de brinquedo de construção, é largamente ultrapassado em popularidade por outras brincadeiras de grupo e/ou ao ar livre

Desde este tópico inicial (com dois anos!) já se abordou mais vezes o assunto, noutros tópicos. A questão tem sofrido algumas reviravoltas interessantes: a edição do CC, MS e GG conseguiu atrair mais atenções femininas, pelo menos foi o que eu senti na última exposição. E talvez 2009 ainda seja melhor nesse capítulo.

Nunca encarei o LEGO como só para rapazes... se calhar foi por ver nos catálogos da minha infância que tanto rapazes como raparigas eram alegremente fotografados com sets LEGO nas mãos. É verdade que havia temas mais "sexistas" nas fotos (ocorrem-me Espaço e Technic), mas o brinquedo em si parecia-me neutro. Só bem mais velho me apercebi que estava (?) na minoria ao pensar desta forma.

É engraçado verificar que se perpetuam os estereotipos nos brinquedos; mas quando é altura de escolher carreiras, a situação é bem mais equilibrada (tem sido essa - e bem - a tendência das últimas décadas). Portanto, nem se pode argumentar que as brincadeiras discriminadas po sexo tenham uma justificação na vida adulta. Eu não estou à espera que os rapazes desatem todos a comprar Barbies e as raparigas a comprar Hot Wheels, claro, que isso acaba sempre por ser uma escolha individual. Ou se calhar nem se trata do verbo certo... porquê escolher?

Será que temos - como pais - algum dever de agir conscientemente quanto a isto?
E, voltando ao início, não será o LEGO o brinquedo unisexo ideal - ao ser aquilo que se quer que seja?

Pedro

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
« Responder #7 em: 25 de Agosto de 2008, 05:28:29 »
Nunca encarei o LEGO como só para rapazes... se calhar foi por ver nos catálogos da minha infância que tanto rapazes como raparigas eram alegremente fotografados com sets LEGO nas mãos. É verdade que havia temas mais "sexistas" nas fotos (ocorrem-me Espaço e Technic), mas o brinquedo em si parecia-me neutro. Só bem mais velho me apercebi que estava (?) na minoria ao pensar desta forma.

Acerca disto surge uma questão: tens irmãos? Se sim são raparigas?

É que a minha experiência é bastante diferente da tua. Faltava ainda analisar as famílias...
Pedro Agnelo

El_gordo

• Fundador
« Responder #8 em: 25 de Agosto de 2008, 05:34:47 »
Acerca disto surge uma questão: tens irmãos? Se sim são raparigas?

Filho único, e com poucos primos. Família bastante... compacta...

É que a minha experiência é bastante diferente da tua. Faltava ainda analisar as famílias...

Partilha! :)
Como eu disse, tenho noção de a minha leitura não ser generalizada ou sequer maioritária. Ficarei muito grato por conhecer o que pode levar a fundamentar opiniões distintas nesta matéria.

Pedro

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #9 em: 25 de Agosto de 2008, 08:41:59 »
Bem, o assunto dá pano para mangas...

A própria LEGO é sexista nos briefings que faz para os temas que lança. Agents, Vikings e por aí a fora, são temas que são pensados para despertar o interesse dos rapazes e não das raparigas. Por outro lado a LEGO também faz temas totalmente virados para raparigas.. só que em muito menor quantidade.
Felizmente que actualmente a LEGO tenha temas que poderão facilmente tender para os dois géneros, e assim de repente estou a pensar numa parte significativa dos sets do City e do Creator. Não cito os Café Corner e companhia porque são produzidos tendo em vista um público mais adulto.

Com a experiência adquirida cá em casa (tenho uma filha que completou 4 anos há pouco), ela gosta de LEGO principalmente em duas vertentes. Montar o que vem no livro de instruções, e aí gosta de construir o que lhe aparece (e para já são só sets pequenos) e de brincar/fazer histórias. Nesta última vertente o mais valorizado são os edifícios, alguns veículos e o mais importante, as personagens, que por norma são minifigs (tendo de haver dos dois géneros).

ups

• Moderador
« Responder #10 em: 25 de Agosto de 2008, 13:26:15 »
Assim de repente.. estou a tentar lembrar-me da posição da LEGO quando dizia que os produtos eram testados com crianças e ficava a dúvida se haveria raparigas no lote...
Fundador da Comunidade0938!

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #11 em: 25 de Agosto de 2008, 13:35:56 »
Assim de repente.. estou a tentar lembrar-me da posição da LEGO quando dizia que os produtos eram testados com crianças e ficava a dúvida se haveria raparigas no lote...

Ora aí é que está uma pergunta interessante ao Jan. Principalmente se existem raparigas no lote de miúdos que participam nos testes para produtos de temas que são claramente para rapazes.

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
« Responder #12 em: 25 de Agosto de 2008, 14:41:57 »

Partilha! :)
Como eu disse, tenho noção de a minha leitura não ser generalizada ou sequer maioritária. Ficarei muito grato por conhecer o que pode levar a fundamentar opiniões distintas nesta matéria.

Quando era criança (6 a 8 anos) lembro-me de ter sortidos LEGO básicos iguais aos da minha irmã, dois anos e meia mais nova, estando ambos em igualdade de tema. Por alguma razão eu sempre gostei muito mais de LEGO do que ela (leia-se construir), e neste caso posso assegurar que não havia pressões externas num ou noutro sentido. Ela abandonou por completo o jogo de construção e eu continuei até hoje aparentemente ;)
Pedro Agnelo

Eínon

• .....
  • O gajo do Photoshop
« Responder #13 em: 25 de Agosto de 2008, 18:23:28 »

Quando era criança (6 a 8 anos) lembro-me de ter sortidos LEGO básicos iguais aos da minha irmã, dois anos e meia mais nova, estando ambos em igualdade de tema. Por alguma razão eu sempre gostei muito mais de LEGO do que ela (leia-se construir), e neste caso posso assegurar que não havia pressões externas num ou noutro sentido. Ela abandonou por completo o jogo de construção e eu continuei até hoje aparentemente ;)

Igualzinho a mim. A minha irmã gémea continuou a lutar pela posse dos legos durante muitos anos. Nuns dias brincava com barbies, no dia a seguir queria brincar com Legos. Sempre gostou muito de montar casas, diga-se. A minha irmã mais nova segue o mesmo exemplo.  ::)

A minha irmã gémea largou os legos quando chegou aos 10 anos, assim como as barbies, (apesar de continuar a comprar barbies para colecção)  ;D ;D ;D

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

ups

• Moderador
« Responder #14 em: 25 de Agosto de 2008, 18:43:16 »
Então pelos vistos, também há construção em feminino.. e não só o role-playing
Fundador da Comunidade0938!