image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 6379 - Riding Stable  (Lida 1954 vezes)

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
[Review] 6379 - Riding Stable
« em: 28 de Fevereiro de 2008, 17:13:53 »
Review do set 6379



Referência: 6379
Nome: Riding Stable
Tema: Cidade
Ano de Edição: 1986
Número de Peças: 269
Preço LEGO®: N/A
Preço por peça: N/A
Dados de compra: Bricklink, Junho de 2004
Instruções: 12 páginas A4
Autocolantes: Sim
Minifigs: 2
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Não



As peças

7/10

Este set não possui peças especialmente raras; não obstante, algumas delas vieram a escassear subsequentemente. As portas do estábulo, a cancela, os 5 postigos azuis e as selas são talvez as poucas peças menos fáceis de encontrar nos dias de hoje. O cavalo castanho era uma inovação, provavelmente uma das primeiras peças nessa cor, e à conta dele apareceu também o primeiro brick castanho. As rodas da carroça sempre me pareceram mal adequadas àquela função...
Não estou em condições de fazer uma análise do PPPwiki, porque não disponho do valor de lançamento deste set em Portugal (e em 1986 ainda fazia sentido falar de flutuações cambiais na então CEE, pelo que não vale a pena procurar noutros países)

A construção

6/10

É uma construção simples, nada pretensiosa. Gostei especialmente da solução simples e engenhosa para os obstáculos. Mas não há inovações substanciais neste set.

O desenho

7/10

A característica que mais me chamava a atenção neste set enquanto criança era o telhado, típico de celeiros mais setentrionais. Posso argumentar que o edifício é muito pequeno – havia casas LEGO maiores na mesma época – mas suponho que a ideia fosse fazer um set simbólico, e não uma representação fiel. Os bebedouros acabam por ser um pormenor realista que ajuda a quebrar a frieza das paredes brancas.
A carroça é um desastre estético, apesar de ter grande capacidade de carga. Mas o mais peculiar acaba por ser a mescla de cores: todas as 7 cores “clássicas” estão presentes!

Jogabilidade

8/10

Penso que seja o ponto forte deste set. Os obstáculos estão desenhados de forma a efectivamente tombarem, o que permite a uma criança fazer verdadeiros concursos hípicos; há ainda a carroça, para quem prefere rodas a patas.
A jogabilidade deste set parece-me beneficiar grandemente com a agregação de outros dois, mais ou menos contemporâneos: o 6355 e o 6359. Com o trio completo pode-se fazer concurso de saltos e atrelagem, e ainda transportar os puro-sangues dum lado para o outro.

Outros

8/10

Por alguma razão, este set sempre me pareceu do mais unissexo que pode haver. Nada de poderosas máquinas a rugir, ou de cores pastéis em abundância – um equilíbrio excepcional! Hoje em dia acho que só as casas Creator conseguem a mesma neutralidade de género.

Conclusão

7/10

Foi uma das poucas piscadelas de olho que a LEGO fez ao mundo rural, e só por isso merece ser destacado. Sempre me fez alguma confusão que nunca tivesse dado origem a um tema de quinta: daria um óptimo núcleo inicial. E no entanto, acabou por ficar um set quase isolado... e só teve qualquer forma de continuidade com Paradisawiki, um dos temas menos estimados de sempre.

Brickset: 6379
Inventário Peeron: 6379
« Última modificação: 10 de Março de 2008, 00:49:24 por pedroagnelo »

Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
Re: Review do set 6379
« Responder #1 em: 29 de Fevereiro de 2008, 11:57:35 »
O paradisa é um dos temas menos estimandos? Porquê?  ???
Sempre adorei esse tema, montes de minifigs femeninas...  0:)

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

tânia

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 11618
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
Re: Review do set 6379
« Responder #2 em: 29 de Fevereiro de 2008, 12:08:12 »
Eu adoro este set. Tal como o Gordo referiu embora a casa seja pequena o set é altamente jogável, muito atractivo e claro a introdução do castanho ;)
tânia
boas construções!

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Review do set 6379
« Responder #3 em: 29 de Fevereiro de 2008, 12:13:00 »
O paradisa é um dos temas menos estimandos? Porquê?  ???

Suponho que pelo abuso de cores pastel - o rosa é um bocado gratuito naqueles sets, mas acima de tudo o verde das baseplates torna-os incompatíveis com as cidades comuns da mesma época. :-\


Pedro

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: Review do set 6379
« Responder #4 em: 29 de Fevereiro de 2008, 12:15:29 »
O paradisa é um dos temas menos estimandos? Porquê?  ???
Sempre adorei esse tema, montes de minifigs femeninas...  0:)

É como diz o gordo, o problema são as cores (as peças por outro lado são muito úteis). Já agora é femininas... :?
Pedro Agnelo

ussnegreli

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1749
  • O estradeiro da turma...
    • Town Truck Brick
Re: Review do set 6379
« Responder #5 em: 29 de Fevereiro de 2008, 14:40:00 »
Excelente review, veio na hora exata, pois ontem a noite iniciei a construção de um moc que engloba um estábulo e um transporte para cavalos! :D

Não sabia também da existência deste set, vai me ajudar muito nas inspirações.  ;D
Visitem o blog Town Truck Brick

0937 superfan

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 6900
  • " Nem todos nascem para ser 0937 "
    • Flickr
Re: Review do set 6379
« Responder #6 em: 01 de Março de 2008, 13:58:36 »
gostei muito deste review... tu montaste-o certo?? podias mostrar umas fotos... :-)||

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Review do set 6379
« Responder #7 em: 01 de Março de 2008, 15:56:06 »
gostei muito deste review... tu montaste-o certo?? podias mostrar umas fotos... :-)||

Montei, não tenho é máquina fotográfica... a minha avariou! >:(


Pedro