image/svg+xml

Editar as notícias:

Já viste hoje o nosso Portal?

Menu principal

Códigos

Iniciado por cromido, 02 de Março de 2008, 19:16:57

Tópico anterior - Tópico seguinte

cromido

Reparei, nos meus primeiros tópicos, que há butões para o brickset[set][/set], para o peeron [set][/set] e para peças do peeron [part][/part]. Não poderá haver butões (e códigos) para o bricklink (por exemplo): [bricklink][/bricklink] e para peças do bricklink [partbricklink][/partbricklink]?

El_gordo

Citação de: cromido em 02 de Março de 2008, 19:16:57
Reparei, nos meus primeiros tópicos, que há butões para o brickset[set][/set], para o peeron [set][/set] e para peças do peeron [part][/part]. Não poderá haver butões (e códigos) para o bricklink (por exemplo): [bricklink][/bricklink] e para peças do bricklink [partbricklink][/partbricklink]?

Chegou a ser aventada a possibilidade, mas põe-se a questão da redundância. Os casos em que uma peça não está listada no peeron são relativamente raros, e dão para fazer pesquisa casual.

Pedro

pedroagnelo

A tua questão tem lógica mas como diz o gordo, evita-se a redundância. Só não concordo com a questão da listagem que é mais exacta no BL.
Outro grande problema do BL é a numerção complexa
Pedro Agnelo

El_gordo

Citação de: pedroagnelo em 02 de Março de 2008, 19:49:28
Só não concordo com a questão da listagem que é mais exacta no BL.

Isso é discutível. O Bricklink permite listagens de peças fictícias como distintas (por exemplo, na peça 193 são listadas as 4 versões existentes e ainda duas "indeterminadas" como sendo peças de direito próprio). Aquilo que é muito útil do ponto de vista do negócio é irritante do ponto de vista do coleccionismo. ^:)^

Pedro

cromido

Não percebi a justificação do coleccionismo vs. negócio, mas percebi a questão da redundância.

Peço desculpa pelo uso da palavra butões. Queria dizer botões.

pedroagnelo

Citação de: El_gordo em 02 de Março de 2008, 19:55:31
Citação de: pedroagnelo em 02 de Março de 2008, 19:49:28
Só não concordo com a questão da listagem que é mais exacta no BL.

Isso é discutível. O Bricklink permite listagens de peças fictícias como distintas (por exemplo, na peça 193 são listadas as 4 versões existentes e ainda duas "indeterminadas" como sendo peças de direito próprio). Aquilo que é muito útil do ponto de vista do negócio é irritante do ponto de vista do coleccionismo. ^:)^

Como criador sei específicamente a referência da peça que quero utilizar e isso simplifica-me a vida. Como tanto o Brickstore (que uso para importar os ficheiros cad) como o BL usam as mesmas referências melhor. Tenho a dizer que as undetermined servem só para os vendedores (que não sabem especificar), todas as outras têm diferenças, por mais subtis que sejam. Há por outro lado peças que não aparecem no peeron porque pura e simplemente não fazem parte da listagem de sets. E é uma grande diferença!
Pedro Agnelo

El_gordo

Citação de: cromido em 02 de Março de 2008, 20:17:09
Não percebi a justificação do coleccionismo vs. negócio, mas percebi a questão da redundância.

É simples. Sob o ponto de vista comercial, supõe que tens de listar inúmeros artigos para venda. Listas com a maior exactidão possível - logo, faz sentido ter muitas subdivisões para cada variação da mesma peça. Para o comprador faz ainda sentido ter uma opção "indeterminada" quando quer a peça sem ligar importância às pequenas variações de formato. Tomando o exemplo anterior, dos capacetes, se o comprador só procura um capacete qualquer daquele tipo e não está interessado no pormenor, então opta por procurar um capacete de tipo "indeterminado" e obtém resultados alargados na busca.
Há um aspecto menos bom em ter subdivisões "indeterminadas" - o vendedor pode listar a peça dessa forma se for demasiado preguiçoso para a verificar :?

Já duma perspectiva de coleccionismo radical, interessa listar com o maior rigor mas apenas o que realmente existe. O recurso a peças fictícias induz em erro e pode originar inventários errados, o que não incomoda a esmagadora maioria das pessoas mas é muito desagradável para os mais picuínhas. Um outro exemplo, há não muito tempo dediquei umas horas a procurar uma peça numa cor que não existia, porque tinha sido erradamente listada em todos os sets dum tema... e ao corrigir o erro acabou por se detectar que aquela cor nem sequer existia no referido tema, em nenhuma outra peça, obrigando a corrigir mais umas tantas. Provavelmente ninguém sequer notou a correcção, mas agora se estiveres à procura de qualquer daquelas peças pelo menos já não és induzido em erro - e é essa a essência da inventariação.

Pedro

El_gordo

Citação de: pedroagnelo em 02 de Março de 2008, 20:28:24
Tenho a dizer que as undetermined servem só para os vendedores (que não sabem especificar), todas as outras têm diferenças, por mais subtis que sejam. Há por outro lado peças que não aparecem no peeron porque pura e simplemente não fazem parte da listagem de sets. E é uma grande diferença!

O Peeron é um recurso arquivístico - ainda bem que não lista peças fora de sets! :)

Quanto aos vendedores, "não saber especificar" é eufemismo. Eu diria que escolhem conscientemente não o fazer. A listagem das variantes é suficientemente clara! :P

Pedro

LBaixinho

Sim, chegou a ser aventada a hipótese de colocar mais esses dois botões. Haveria também a hipótese de um terceiro que linkaria para uma galeria do brickshelf através do nome do utilizador.

O problema, além da redundância, é já a quantidade de botões que temos. Alguns acho que até nunca foram utilizados... e outros, como por exemplo o [ peeron ] são utilizados muito raramente. Este último muito provavelmente por ser um pouco redundante...

pedroagnelo

Então talvez esteja na altura de uma remodelação. O do Peeron não concordo muito, utilizo-o com bastante frequência mas os botões para inserir email, ftp e flash devem ser "virgens"
Pedro Agnelo

El_gordo

Citação de: pedroagnelo em 04 de Março de 2008, 16:33:10
Então talvez esteja na altura de uma remodelação. O do Peeron não concordo muito, utilizo-o com bastante frequência mas os botões para inserir email, ftp e flash devem ser "virgens"

Tens razão. Já agora, o do teletipo foi alguma vez usado? ???

Pedro

cromido

Muitos até podem ter muita utilidade, mas para que é que servem? Se calhar é por isso que não são utilizados (e porque este é um fórum orientado para lego, por isso duvido que se introduzam animações flash, tabelas ou teletipos.

El_gordo

Citação de: cromido em 04 de Março de 2008, 16:45:34
Muitos até podem ter muita utilidade, mas para que é que servem?

Isso é a chamada contradição ;)

Pedro

LBaixinho

O flash poderia servir para o youtube.. mas acho que nunca o consegui por a funcionar... tenho que procurar na net algumas dicas.

Tanto o de email como ftp são inúteis neste tipo de fórum, e acho que podem cair.

Os botões para a tabela também são usados raramente (ou nunca, não me lembro), mas acho que isso é preguiça de utilizar o código, porque já houve situações que até davam jeito.

Teletipo, que é isso?... por mim cai.

Listas, o mesmo que as tabelas.

Por mim também cairia o Brilho, Sombra e Marquee.

Atenção, se algum botão sair, não quer dizer que o código deixe de poder de ser usado.

El_gordo

Citação de: LBaixinho em 04 de Março de 2008, 16:56:55
Os botões para a tabela também são usados raramente (ou nunca, não me lembro), mas acho que isso é preguiça de utilizar o código, porque já houve situações que até davam jeito.

Listas, o mesmo que as tabelas.

Eu uso (as listas até muito frequentemente). As tabelas é mais raro, só em algumas situações no "Trocas".

Pedro

LEGO® é uma marca registada da LEGO Company, que não patrocina nem apoia este fórum. O site LEGO® poderá ser visitado em www.lego.com
Tema desenhado por SMF e personalizado pela Comunidade 0937