image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 4030 - Cargo Carrier  (Lida 4377 vezes)

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
[Review] 4030 - Cargo Carrier
« em: 04 de Março de 2008, 19:27:54 »
Review do set 4030



Referência: 4030
Nome: Cargo Carrier
Tema: Barcos
Ano de Edição: 1987
Número de Peças: 317
Preço LEGO®: N/A
Preço por peça: N/A
Dados de compra: Ebay, Janeiro de 2008
Instruções: 12 páginas A4; uma folha A5 adicional com planta auxiliar.
Autocolantes: Sim
Minifigs: 3
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Não



As peças

8/10

Este navio tem uma peça específica, o casco x447c01 em azul. Só existe em vermelho noutro set, tornando-a relativamente rara. Os mastros são pouco comuns, mas fora isso não há grandes destaques. O set é peculiar por possuir nada menos que 6 73090b, um recorde!

A construção

7/10

A construção é simples e rápida, mesmo tendo em consideração as mais de 300 peças. Logo no primeiro passo, uma curiosidade: é preciso colocar peças por baixo duma aba interior do casco, o que deve ter sido considerado difícil de compreender – é a explicação que eu encontro para a folha adicional nas instruções).

O desenho

6/10

Confesso que já gostei mais dele. O aparecimento do 7994 comprova que é possível ter muito mais espaço de carga útil sem desrespeitar uma certa proporcionalidade. O ponto forte deste navio é a grua, que dispensa um cais com grua no porto de mar.

Jogabilidade

8/10

Um ponto positivo: o navio flutua, e de forma estável. É no entanto muito grande para usar na banheira... pede piscina, ou pelo menos lago ornamental. É possível descarregar os contentores (poucos!) com a grua, mas esgota-se aí a brincadeira. Este set até pode não pedir um porto de mar, mas pede com certeza camiões!

Outros

4/10

Devo destacar o escassíssimo aproveitamento do porão como um ponto negativo. E o facto de ser um navio tão grande para apenas 4 contentores, quando podia ter à vontade 6 (com grua) ou mesmo 9 (sem grua). Mesmo que não viessem os contentores todos no navio, pelo menos vinha o espaço para eles!
É pena a peça do casco não permitir um cubículo para os marinheiros...

Conclusão

7/10

Na minha opinião é um set engraçado, vale pelo aspecto de coleccionismo, mas realmente é menos versátil que o seu primo mais recente (o 7994). O que consegue é ser bastante imponente na companhia de sets mais próximos da sua época, como o 6541.

Brickset: 4030
Inventário Peeron: 4030
« Última modificação: 10 de Março de 2008, 00:48:07 por pedroagnelo »

Noro

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2182
    • Flickr
Re: Review do set 4030
« Responder #1 em: 04 de Março de 2008, 19:46:12 »
Gostei da review, concordo com tudo. Só tenho mais uma observação, a divisão directamente por baixo da cabine de comando também podia ter sido melhor aproveitada. Não é nada que um pequeno mod não resolva (pessoalmente não lhe vou mexer), mas essa divisão nem tem uma porta e não está à escala minifig.  ^:)^
I'm in it for the building!

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Review do set 4030
« Responder #2 em: 04 de Março de 2008, 19:57:09 »
Gostei da review, concordo com tudo. Só tenho mais uma observação, a divisão directamente por baixo da cabine de comando também podia ter sido melhor aproveitada. Não é nada que um pequeno mod não resolva (pessoalmente não lhe vou mexer), mas essa divisão nem tem uma porta e não está à escala minifig.  ^:)^

É como no 6541 e no 6542, também só está lá a fazer feitio (e no segundo destes dava para uma coisinha mais capaz!)

Definitivamente, alguém na LEGO não gosta de ver marinheiros a dormir... :?


Pedro

Ribatagus

  • Visitante
Re: Review do set 4030
« Responder #3 em: 05 de Março de 2008, 16:08:24 »
...se já fazia parte da "wanted list", agora ainda faz mais, depois desta review!!!  ;D

Tinha a ideia que este casco teria tamanho semelhante ao usado no 4020, 4021 e 4022, mas enganei-me redondamente ...

este casco x447c01 tem 52 studs, o x496c01 tem 38 studs (cerca de 2/3).

Se pudesses, e se tiveres algum dos mencionados acima, gostaria de ver uma foto comparativa dos dois cascos! é possível?

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Review do set 4030
« Responder #4 em: 05 de Março de 2008, 16:12:06 »
Se pudesses, e se tiveres algum dos mencionados acima, gostaria de ver uma foto comparativa dos dois cascos! é possível?

Tenho os dois cascos; mas também tenho a Nikon avarada :'(. Posso levar para o próximo encontro e alguém fotografa, se não tiveres pressa?


Pedro

Ribatagus

  • Visitante
Re: Review do set 4030
« Responder #5 em: 05 de Março de 2008, 16:29:30 »

Tenho os dois cascos; mas também tenho a Nikon avarada :'(. Posso levar para o próximo encontro e alguém fotografa, se não tiveres pressa?

Não há pressa, era mais por curiosidade...

...Mas apreciar ao vivo, é melhor ainda que uma simples foto!!! ;)

(também bastava uma "reles" de telemóvel, era só para uma questão de comparação de escala)

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Review do set 4030
« Responder #6 em: 05 de Março de 2008, 16:40:28 »
(também bastava uma "reles" de telemóvel, era só para uma questão de comparação de escala)

Hmmm... então dá-me uns minutos, vou procurar o cabo USB do telelé e tento esse método.


Pedro

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Review do set 4030
« Responder #7 em: 05 de Março de 2008, 17:00:05 »
Aqui vão, duas fotos. Acho que dá para ter uma ideia.


Pedro

WCavalli

  • ...
  • **
  • Mensagens: 379
Re: Review do set 4030
« Responder #8 em: 06 de Março de 2008, 10:48:56 »
Não me agrada muito peças grandes e de uso quase exclusivo como o casco.

Apesar do aspecto visual muito bom, não creio que colocarei na minha relação tão cedo.

Muito boa a review e obrigado pelas fotos, muito ilustrativas.
Wagner
LUG Brasil, aqui também tem LEGO®

Ribatagus

  • Visitante
Re: Review do set 4030
« Responder #9 em: 06 de Março de 2008, 12:25:21 »
Era isto mesmo que eu queria ver! BRIGADO PELAS FOTOS!!!

Já agora, podes trazer os dois para o próximo encontro na mesma, eu agradeço :D Não conhecia o 4022 até ontem, e já ficou mais um para a lista... ai bancarrota  ::)

Não me agrada muito peças grandes e de uso quase exclusivo como o casco.
...Concordo "em parte" com esta ideia... Porque apesar de tudo, um casco como "monopeça" acaba sempre por ser limitativo... No entanto acho que isto seria bem solucionado, por uma maneira que a própria Lego já tem/teve: secções modulares! Frente, traseira, e "meio"... os barcos piratas usam esta forma, assim como os antigos cascos que a própria LEGO lançou antes, como por exemplo, nestes sets: 314 ou 316

...o tamanho que eu recomendava para as secções centrais seria sempre em módulos de tamanho suficientes para lá caber um  73090b ou fazer um compartimento estanque, conforme o que fosse necessário. Talvez apostasse até num tamanho relativamente jeitoso para as secções centrais (10 ou 12 studs de comprimento)...

Ribatagus

  • Visitante
Re: Review do set 4030
« Responder #10 em: 06 de Março de 2008, 13:42:47 »
Lembrei-me de outra questão:

o encaixe entre secções e o Balanço entre casco amplo e Flutuabilidade.

Se por um lado o casco amplo dá liberdade total de construção dentro daquele tamanho, o casco "monopeça" não dá liberdade de comprimento ao barco, mas resolve a questão do casco ser estanque.

Por outro lado fazer o casco por secções dá liberdade de tamanho, mas aí existe uma questão incontornável: o encaixe entre secções.
- Se por um lado se fizer em modelo "anteparas", a questão de ser estanque fica resolvida. No entanto, "perde-se" a liberdade de construção, já que existem paredes pelo meio do barco.

- Por outro lado, um casco por secções E ser amplo já não é assim tão simples: os encaixes terão que ser estanques, e o encaixe "plate" pode não ser de todo perfeito. Mas perfeitamente possível! :)

Quer numa solução, quer noutra, uma solução para o encaixe será usar o mesmo método dos barcos antigos feitos por secções, através da forma em 'Bracket 5 x 2 x 2 & 1/3' (6087).

as peças de casco "antigo" por secções são estas:
proa:x145c01 meio:x146c01 popa:x147c01

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Review do set 4030
« Responder #11 em: 06 de Março de 2008, 15:34:01 »
Se por um lado o casco amplo dá liberdade total de construção dentro daquele tamanho, o casco "monopeça" não dá liberdade de comprimento ao barco, mas resolve a questão do casco ser estanque.

Por outro lado fazer o casco por secções dá liberdade de tamanho, mas aí existe uma questão incontornável: o encaixe entre secções.
- Se por um lado se fizer em modelo "anteparas", a questão de ser estanque fica resolvida. No entanto, "perde-se" a liberdade de construção, já que existem paredes pelo meio do barco.

Não existe qualquer problema de flutuabilidade, os cascos seccionados eram absolutamente estanques - foram abandonados como solução por serem demasiado estreitos, demasiado frágeis (as plates para ligar às outras secções têm tendência a rachar), e demasiado caros de produzir. Por outro lado, requeriam peça de quilha para flutuar equilibrados (peça essa que é cara)

O casco do 7994 acaba por ser um limite já algo esticado: é grande que chegue para construir lá dentro, tem bom deslocamento/impulsão, e é suficientemente manejável por uma criança. Construir um casco maior - mesmo em secções - não iria ter muito interesse comercial, pura e simplesmente não se levam monstros para a banheira. Quem realmente gostar de construir "baleias" pode sempre recorrer às soluções não-flutuantes...


Pedro

Ribatagus

  • Visitante
Re: Review do set 4030
« Responder #12 em: 07 de Março de 2008, 18:44:43 »
...mas os cascos seccionados não permitiam a construção "dentro" do casco... logo não era possível meter os "pesos" dentro do casco...

...quando eu pensei em "baleias" não pensei numa coisa tão grande como o "bicho" 7994...
...pensava mais em cascos da largura do 4030 ,4020 e afins, que são de uma escala mais "interessante" em termos de brincadeira... e por isso seria mais interessante ter cascos seccionáveis, que aliás, é a minha opinião em todas as peças que acabam por ser grandes "matacões"...
(se bem que, pronto... a LEGO está a apostar em coisas de escala maior... sou um saudosista? talvez... mas gosto mais de brinquedos "pequenos")  ::)

é o mesmo problema que, para mim, o hovercraft dos bombeiros 7944 tem: a peça 57915 (hovercraft hull) devia ser feita de dois tipos de peças: uma "curva" (tipo esta: 2577 ou esta 58846 e uma "recta" para as partes lisas...
... esta configuração permitiria qualquer tamanho possível, para além de uma utilização diferente, caso fosse desejado! Agora da maneira como está... pessoalmente acho uma desilusão a própria peça!... caiu na "juniorização", ou pior: na "uni-utilização!"

...Em conclusão, defendo que  o 4030 e o 4022 seriam melhores se partilhassem as peças de proa e popa, sendo que o 4030 teria mais peças de secção central  ;D

WCavalli

  • ...
  • **
  • Mensagens: 379
Re: Review do set 4030
« Responder #13 em: 07 de Março de 2008, 18:58:12 »
Srs Ribatagus e Pedro, obrigado pelas aulas sobre cascos e pelas diversas referências oferecidas.
Wagner
LUG Brasil, aqui também tem LEGO®

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Review do set 4030
« Responder #14 em: 07 de Março de 2008, 23:51:04 »
...mas os cascos seccionados não permitiam a construção "dentro" do casco... logo não era possível meter os "pesos" dentro do casco...

Percebo o que queres dizer, mas não é 100% rigoroso: o 4015 tem porão numa das secções:



É certo que não tem studs, mas precisa? :)


Pedro