image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 7036 – A Mina dos Anões  (Lida 4150 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
[Review] 7036 – A Mina dos Anões
« em: 08 de Março de 2008, 10:30:50 »
Review do set 7036 – A Mina dos Anões

Referência: 7036
Nome: A Mina dos Anões
Tema: Castle
Ano de Edição: 2007 como exclusivo nos EUA, 2008 para a Europa
Número de Peças: 575
Preço LEGO®: 49,95€
Preço por peça: 8,6 cêntimos
Dados de compra: MiniÂncora, Março de 2008
Instruções: Dois livros A4 de 48 páginas cada
Autocolantes: Não
Minifigs: 7 - 4 anões, 2 guerreiros troll e um troll gigante (nomenclatura LEGO)
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim


 
As peças
8,6 cêntimos é um preço razoável para um set de um tema não licenciado mas que possui uma gama de peças exclusivas.
Os minifigs são um dos pontos fortes, são sete. Ok que as características deles levem a que sejam de difícil utilização noutros contextos... mas pensando bem, também era difícil o contrário. Utilizar minifigs normais para fazer trolls e principalmente anões não é lá muito fácil. Os anões estão simplesmente perfeitos. Dois capacetes e duas barbas e em várias cores permitem várias combinações. O Troll gigante (que passarei a chamar de “o inofensivo”) está muito bem conseguido. A caracterização está conseguida de forma a continuar a parecer LEGO e conseguir ter um ar ao mesmo tempo de “mau” e engraçado. Também é terrivelmente alto, contando com os cornos tem mais ou menos a altura de dois minifigs. Chamo-o de inofensivo porque ao “bater” com a clava ela não chega mais longe que o próprio punho do Troll...
Quanto aos acessórios temos 2 unidades da nova espada dos trolls, muito bem concebida e não tão grande como as últimas espadas a serem criadas pela LEGO. A clava do troll também é impressionante só pecando por só ter uma forma de a pegar. Se tivesse studs na parte de cima poderíamos aumentar a sua utilização noutras situações sem a descaracterizar muito. Além disso temos machados quanto baste, só duas picaretas (numa mina ?), copos dourados, escudos, uma coxa de frango e até um lindo martelo feito de peças!
Quanto às restantes peças temos algumas incomuns e até mesmo raras. Desde os carris dos comboios antigos, passando pelas portas em verde escuro e chegando a bricks em verde escuro que dão sempre jeito. Temos também direito a 4 BURPwikis.. mas há que compreender que ajudam em muito a imponência da construção.
Cada saqueta trazia algumas peças extra. Isso é normal, estranhei é que agora traz também cheesewikis... e assim fiquei com mais 3 cheeses azuis escuro e um verde escuro.
10/10

A construção
Dividida pelas saquetas é de fácil seguimento. Estranhei o facto de as instruções de uma das saquetas estar dividida entre os dois livros, não facilitando a divisão entre duas pessoas. Fiquei agradado porque algumas páginas têm mais que um passo e existe a lista de peças para cada um deles.
O resultado das primeiras três partes da construção é modular e poderíamos trocar a ordem se quiséssemos. Mas estranhamente a quarta parte (frente e carris) vai as fixar. Muito provavelmente foi uma ideia que ficou pelo caminho durante o desenvolvimento do conjunto.
6/10

O desenho
Imaginar a construção da entrada de uma mina é sempre difícil quando sabemos que não poderemos construir o resto da montanha. Os LEGO Designers tornearam isso focando apenas naquilo que foi construído pelos anões, deixando o resto à nossa imaginação. Acho pessoalmente o desenho perfeito, tudo é aproveitado para melhorar a jogabilidade sem no entanto estragar a imagem.
Temos assim num desenho relativamente compacto uma recta para os vagões; vagões que estão muito bem concebidos lembrando mais uma construção de AFOLwikis, uma cozinha, trono, catapulta, “cesto-elevador”, portões, “cesto-teleférico”, ferreiro, escorrega, um pequeno circuito para as pedras recolhidas nas minas, etc.
Quanto às cores utilizadas temos os cinzas para a pedra, castanho para a madeira, preto e verde escuro para o metal e um apliques de azul escuro e dourado. Tudo de uma forma coerente e sem ficar demasiado “arco-íris”.
Sim, temos a eterna e dispensável catapulta. Espaço a meu ver que poderia ter sido gasto com algo mais “mineiro”, mas globalmente pouco afecta o desenho geral e pode-se sempre e facilmente retirá-la.
9/10

Jogabilidade
Máxima. Temos o conflito entre os trolls e anões que além de possuir os indispensáveis acessórios tem também um objectivo. Anões a defenderem a sua preciosa mina, trolls a atacarem. A própria mina encerra vários locais de combate, com escadas, varandas, vagões, escorregas, teleféricos, elevadores, etc que poderão ser utilizados para cenas de grande variedade e acção.
Em tempos de paz a própria mina é uma grande fonte e brincadeira, assisti a isso mesmo com a Leila que brincou com ela sem recorrer ao conflito. O circuito para as pedras, a cozinha, o ferreiro, etc são mais que suficientes para brincadeiras.
Para os mais adultos a mina não é de fácil encaixe num layout, no entanto é um bom ponto de partida tanto de peças como de inspiração para grandes MOCwikis. Aliás, durante o CCCwiki V já se viram algumas criações baseadas neste conjunto.
10/10

Outros
Peças. Continuam as pequenas diferenças de tonalidade; algumas slopes com rugosidade e outras sem rugosidade. No entanto isso já não acontece entre peças iguais. Preocupante achei os bricks normais com tamanhos ligeiramente diferentes. Quando se faz uma parede nota-se perfeitamente as diferenças- Qualquer um destes problemas não é novidade. Nota-se que já há um esforço da LEGO para serem corrigidos, tanto a rugosidade das slopes como as diferenças de tonalidade já não são tão notórios. Estes pequenos defeitos também só serão notados por quem os procure, duvido que as crianças notem.
4/10

Conclusão
Este era um daqueles sets que tinha grande expectativas, principalmente por causa dos anões. Expectativas essas que não foram só completamente satisfeitas como fiquei surpreendido com o resto do conjunto. Jogabilidade, peças, desenho, tudo do meu agrado.
Só não dou a nota máxima pelo problema da qualidade das peças. Problema a que o set em si é alheio.
9/10

Brickset: 7036
Inventário Peeron: 7036


EDIT: completei uma linha de texto
« Última modificação: 07 de Outubro de 2011, 14:57:04 por NaNeto »

Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
Re: 7036 – A Mina dos Anões
« Responder #1 em: 08 de Março de 2008, 10:56:08 »
Excelente review. Já deu para perceber algumas coisas que estava na dúvida relativamente a este set.  ::)

Relativamente ao Troll gigante, tenho de ter um na mão a ver s fico com ele ou se ofereço...  ^:)^

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: 7036 – A Mina dos Anões
« Responder #2 em: 08 de Março de 2008, 11:01:10 »
Excelente review. Já deu para perceber algumas coisas que estava na dúvida relativamente a este set.  ::)

Relativamente ao Troll gigante, tenho de ter um na mão a ver s fico com ele ou se ofereço...  ^:)^

Se pensares em oferecer, candidato-me a recebê-lo  :-)||

Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
Re: 7036 – A Mina dos Anões
« Responder #3 em: 08 de Março de 2008, 11:55:13 »
Excelente review. Já deu para perceber algumas coisas que estava na dúvida relativamente a este set.  ::)

Relativamente ao Troll gigante, tenho de ter um na mão a ver s fico com ele ou se ofereço...  ^:)^

Se pensares em oferecer, candidato-me a recebê-lo  :-)||

Já tu tinha prometido á uns tempos!  ;D

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

evildead

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2808
  • I'm Still Here!
    • A minha pasta no Flickr.
Re: 7036 – A Mina dos Anões
« Responder #4 em: 08 de Março de 2008, 12:04:46 »
Gostei muito de ler a tua review!

Se calhar vai fazer parte das minhas compras...  8)

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: 7036 – A Mina dos Anões
« Responder #5 em: 08 de Março de 2008, 12:09:02 »
Se tiveres oportunidade, tira algumas fotos das vagonetas! :)


Pedro

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: 7036 – A Mina dos Anões
« Responder #6 em: 08 de Março de 2008, 17:59:09 »
Muito bom review!
Só faltam mesmo as fotos dos pormenores, anda lá!

Estou mais que convencido a comprar um para a colecção! ;D
Pedro Agnelo

WCavalli

  • ...
  • **
  • Mensagens: 379
Re: 7036 – A Mina dos Anões
« Responder #7 em: 08 de Março de 2008, 18:02:51 »
Excelente review. Tem coisas que eu achei interessante, mas a não ser por peças não deve entrar na minha lista.
Aguardo mais fotos para eventualmente reverter minha opinião.
Wagner
LUG Brasil, aqui também tem LEGO®

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: 7036 – A Mina dos Anões
« Responder #8 em: 08 de Março de 2008, 18:58:52 »
A ver se amanhã tiro umas fotos... do estado em que está depois de o meu sobrinho e a minha fila brincarem com ele... :D

0937 superfan

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 6900
  • " Nem todos nascem para ser 0937 "
    • Flickr
Re: 7036 – A Mina dos Anões
« Responder #9 em: 08 de Março de 2008, 22:49:10 »
agora fiquei com mais vontade de o ter :-)||
vou dar um pulinho á miniâncora ;)

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7031
    • my brickshelf
Re: 7036 – A Mina dos Anões
« Responder #10 em: 09 de Março de 2008, 01:12:48 »
Mesmo antes de ler a review já tinha a opinião que este era o melhor set do tema Castle até à data.
E como playset deve ser mesmo divertido. Mostra lá as fotos da brincadeira :D

Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
Re: 7036 – A Mina dos Anões
« Responder #11 em: 26 de Março de 2008, 14:48:43 »
Agora que já montei o meu, posso dizer uma coisa:  ;D

5 estrelas, um set simplesmente espantoso, muito melhor do que estava á espera.  :-)|| :-)|| :-)||

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: 7036 – A Mina dos Anões
« Responder #12 em: 27 de Março de 2008, 09:22:30 »
Agora que já montei o meu, posso dizer uma coisa:  ;D

5 estrelas, um set simplesmente espantoso, muito melhor do que estava á espera.  :-)|| :-)|| :-)||

eu não dizia   :D

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7031
    • my brickshelf
Re: 7036 – A Mina dos Anões
« Responder #13 em: 23 de Junho de 2008, 23:20:59 »
Finalmente montei este set ;D é uma delícia. Gosto de tudo, dos minifgs, das peças, das cores...
A jogabilidade é excelente. O tamanho está óptimo, suficientemente grande para encher o olho mas cheio de pormenores, nada juniorizado. Acho que vale mesmo a pena :-)d
Só um ponto negativo, vinha uma peça trocada: a turntable 3403c01 vinha desmontada e trazia duas partes de baixo e nenhuma para cima. ???
Mas não é nada que o costumer service não resolva ::)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: 7036 – A Mina dos Anões
« Responder #14 em: 24 de Junho de 2008, 09:02:43 »
 :-)d

Cada vez adoro mais este set... já reservei mais um para mim ;D