image/svg+xml

Autor Tópico: [Tutorial] POV-Ray Parte 2  (Lida 6724 vezes)

Biczzz

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4453
  • Fui eu que fiz os carrinhos 🚗
    • My LEGO @ Flickr
[Tutorial] POV-Ray Parte 2
« em: 08 de Março de 2008, 22:42:15 »
Rendering com o POV-Ray - Parte 2: Configuração do L3PAO e ficheiros .ldr

Continuação do tutorial iniciado aqui: http://comunidade0937.com/forum/index.php?topic=3050.0

4 - Configuração do L3P

O L3P é o programa que converte os ficheiros do formato LDraw para o formato do POV-Ray.
O download pode ser feito a partir deste link: http://www.hassings.dk/l3/l3p/l3p.zip
A instalação é simples, basta abrir o ficheiro l3p.zip e lá dentro estarão dois ficheiros. Extrai-se o ficheiro l3p.exe para a pasta do LDraw (que neste exemplo é C:\LDRAW) e a instalação está concluída.

5 - Configuração do L3PAO

O L3P é um programa que funciona em linha de comandos, tal como no MS-DOS. Trabalhar em linha de comandos pode ser algo muito chato e muitos até já nem saberão como o fazer. Por isso foi criado o L3PAdd-on, vulgarmente chamado L3PAO, que simplifica esta tarefa introduzindo os comandos de forma automática e mostrando apenas ao utilizador um simpático interface gráfico.
O download pode ser feito a partir daqui: http://l3pao.malagraphixia.com/Downloads/L3PAO.zip
Dentro do ficheiro zip está o ficheiro L3PAO_setup.exe. Basta extrair este ficheiro e instalar. A instalação não é muito diferente de outros programas, por isso não será descrita aqui.
Depois de instalado, inicia-se o programa pela primeira vez. É apresentado o seguinte ecrã:



O programa aqui pede a localização do ficheiro L3P.exe. Basta usar o explorador do lado direito para navegar até à pasta C:\LDRAW onde foi extraído esse ficheiro. Quando o ficheiro for detectado, o botão OK será activado. Carregar em OK e aparecerá uma nova caixa de diálogo:



Aqui pede-se a localização do LGeo. Na parte 1 deste tutorial, o LGeo foi extraído para a pasta do POV-Ray. Como anteriormente, basta usar o explorador da direita para navegar até à pasta C:\Programas\POV-Ray for Windows v3.6\LGEO e o botão OK será activado. Carregando, aparece mais uma caixa de diálogo:



Desta vez é pedida a localização do ficheiro LEdit.exe. Este ficheiro está na pasta do LDraw. Navegar até essa pasta e carregar em OK. O programa está configurado e temos acesso a todas as opções:



Reparar no espaço "Generated Command Line". Estes são os comandos que seriam necessários, caso este programa não existisse. Além disso seria necessária mais alguma configuração inicial e o acerto de alguns parâmetros no sistema operativo.

6 - Cuidados a ter nos ficheiros .ldr ou .mpd

Cores:
Quando se definem as cores é necessária alguma atenção. Nem todas estão definidas no MLCad e existem outras que, apesar de semelhantes, produzem efeitos diferentes num rendering.
Um exemplo na imagem seguinte:



A roda da direita tem cores simples, cinzento antigo e preto. A roda da esquerda é preto borracha e cromada.
Aqui o efeito de borracha consegue-se substituindo a cor preta normal (que até está na barra de ferramentas do MLCad) pela cor borracha. O cromado consegue-se substituindo o cinzento simples pela cor cinzento cromado.
Para saber as cores certas, consulta-se a tabela de cores do LDraw: http://www.ldraw.org/Article93.html
Para o exemplo da borracha, consultando esta tabela verifica-se que existe uma cor chamada "Rubber Black". A essa cor corresponde o número 256.
Na barra de selecção de cores do MLCad existe um botão "More". Carregar nesse botão e aparecerá um caixa de diálogo, como mostra a imagem seguinte:



No campo "Color number" introduzir o número da cor e carregar em OK. A nova cor está definida e será visível no rendering e, em certos casos, no LDView.

Peças e LGEO:
Nem todas as peças estão disponíveis no LGEO. Às vezes peças aparentemente iguais aparecem com diferenças nos renderings, isto porque uma versão mais antiga da peça está no LGEO e a versão mais moderna já não. Outras vezes não existem diferenças.
Por isso pode ser necessário fazer testes antes de começar o rendering de alta qualidade para tentar reduzir ao mínimo o número de peças incompatíveis, caso isso seja possível.
Na imagem seguinte está um exemplo:



O rendering foi feito usando o LGEO. As peças apresentam curvas e arestas suaves e, em certos casos, rugosidade. No entanto, a segunda peça a contar da direita não apresenta estas características. Como não está definida no LGEO, não tem arestas suaves nem rugosidade.


Fontes:
L3P: http://www.hassings.dk/l3/l3p.html
L3PAdd-on: http://l3pao.malagraphixia.com/
LDraw Color Chart: http://www.ldraw.org/Article93.html
LGEO: http://www.el-lutzo.de/lego/lgeo.html



Este tutorial, incluindo texto original e imagens, está licenciado sob uma
Licença Creative Commons.
Outras obras criadas a partir deste tutorial devem fazer referência ao nome do autor e devem incluir uma ligação para este tópico.
« Última modificação: 26 de Junho de 2012, 23:39:43 por adm_i »

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: TUTORIAL - POV-Ray Parte 2
« Responder #1 em: 11 de Março de 2008, 17:04:30 »
Fantástico trabalho Biczzz! Estás mais uma vez de parabéns!
A tabela não sabia onde estava mas dá muito jeito (e assim já não tenho que saber que o dark red é o 320 :P)
Pedro Agnelo