image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 4536 – Blue Hopper Car  (Lida 3165 vezes)

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
[Review] 4536 – Blue Hopper Car
« em: 14 de Maio de 2008, 05:03:05 »
Review do set 4536

 

Referência: 4536
Nome: Blue Hopper Car
Tema: Comboio (9V)
Ano de Edição: 1991 (em Portugal só aparece no catálogo de 1992)
Número de Peças: 164
Preço LEGO®: PTE 2695.00 (aprox. EUR 13.44)
Preço por peça: EUR 0.08
Dados de compra: Bricklink, 2007
Instruções: 12 páginas A5
Autocolantes: Sim
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Não


 
As peças

7/10

Este set é o último a incluir a peça 4178, usada em várias locomotivas anteriores, mas hoje definitivamente extinta (devido à evolução das acoplagens). A maioria das peças são banais bricks, plates e slopes, mas destaco ainda os 4 portões de cerca, em gradual desuso depois dos anos 80.

A construção

8/10

Fácil. A montagem das escadas exige alguma delicadeza, mas é só.

O desenho

9/10

Um ponto forte do set é o seu design: parece mesmo um vagão-graneleiro europeu, sem bogies (há-os assim em Portugal) e com descarga pelo fundo. A parte da descarga tem uma falha: só pode ser feita para um lado, ao contrário de outros hoppers (como o do set 4564, ou o 10017). Apesar disso, considero este hopper mais elegante e com acabamentos superiores aos dois citados. Destaque para a cor azul, absolutamente única entre os comboios 9V da fase inicial, mais realista.
Este vagão permite a conversão para rodados mais antigos (4,5 e 12V) sem modificações extensivas.

Jogabilidade

9/10

Bastante boa quando integrada num comboio (penso que ninguém compra vagões sem ter locomotiva?). A ausência de minifig não é boa nem má – não faria grande sentido ela existir especificamente para este vagão, mas por princípio um set System sem nenhuma fica… estranho
A descarga lateral é plenamente funcional e pode ser usada com o “lastro” presente no set.

Outros

Não exactamente um factor pontuável: a escassa vida de prateleira deste set tem explicação na produção anormalmente pequena (ou, visto sob outra perspectiva, na procura anormalmente alta). Em parte por não trazer minifig ou veículo associado, este set prestava-se muitíssimo bem à repetição sem desperdício de peças!
Talvez por isso, é um set com uma peculiaridade: razoavelmente raro MISBwiki, é até bastante banal no mercado de usados… e por vezes o vendedor tem uma mão-cheia deles para venda.

Conclusão

8/10

Sou muito suspeito para fazer reviews de comboios & Cia., mas este vagão é realmente muito apelativo. A cor fá-lo destacar-se nas cidades LEGO, onde o vermelho e o amarelo já são abundantes por natureza; a pureza das linhas é excepcional; e o seu preço original era realmente baixo – levando em conta a inflação, seria o mesmo que ter hoje um vagão igual à venda por 25 euros, mais ou menos.

Brickset: 4536
Inventário Peeron: 4536

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: 4536 – Blue Hopper Car
« Responder #1 em: 14 de Maio de 2008, 10:17:14 »
Gostei do review apesar de não ser da minha área. Foste minucioso qb.

ztp

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3442
  • José Proença
    • Flickr
Re: 4536 – Blue Hopper Car
« Responder #2 em: 14 de Maio de 2008, 10:26:40 »
Eu aprendo sempre muito com estes sets da minha D.A...   ;)

Só um pormenor, até sem importância... Dizes que seria cerca de 25eur se houve hoje à venda pela Lego, mas isso daria carca de 0.15eur por peça! Não seria muito? Esse preço por peça é dos Indys e SWs!!
ztp
« Última modificação: 14 de Maio de 2008, 10:42:19 por ztp »

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: 4536 – Blue Hopper Car
« Responder #3 em: 14 de Maio de 2008, 10:31:01 »

ztp

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3442
  • José Proença
    • Flickr
Re: 4536 – Blue Hopper Car
« Responder #4 em: 14 de Maio de 2008, 10:37:54 »

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: 4536 – Blue Hopper Car
« Responder #5 em: 14 de Maio de 2008, 10:41:12 »
(...)
 D.A...   ;)
(...)
??  :)
sorry... Dark Ages...
Não se usa?  :)
ztp

ahh, pensava que te estavas a referir a outra coisa. Normalmente o final dos anos 80 e princípio dos anos 90 é uma época de ouro para muito AFOLs que gostam de system. Pensei que tivesses arranjado uma expressão própria para essa época :)

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: 4536 – Blue Hopper Car
« Responder #6 em: 14 de Maio de 2008, 13:02:05 »
Só um pormenor, até sem importância... Dizes que seria cerca de 25eur se houve hoje à venda pela Lego, mas isso daria carca de 0.15eur por peça! Não seria muito? Esse preço por peça é dos Indys e SWs!!

O número foi calculado com base na inflação acumulada desde 1992 (que em 16 anos praticamente duplica os preços, como analisei num post de há uns meses).
Pode parecer que fica elevado, mas leva em conta um factor: tem peças de comboio, que são das mais caras em valor unitário. Aliás, não me é difícil aceitar que as 7 peças "comboio" deste set tenham um peso desproporcional no valor - algo como 25%.


Pedro

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: 4536 – Blue Hopper Car
« Responder #7 em: 14 de Maio de 2008, 13:04:21 »
Yeps, tens razão. Aliás, as últimas carruagens a serem vendidas (na shop) tinham todas um preço semelhante.

Alex

  • Núcleo de Gestão
  • *****
  • Mensagens: 10024
    • My Flickr Page
Re: 4536 – Blue Hopper Car
« Responder #8 em: 14 de Maio de 2008, 13:23:42 »
Basta ver o preço no BL dos TTX's , 10016 e afins...   >:(
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: 4536 – Blue Hopper Car
« Responder #9 em: 14 de Maio de 2008, 15:45:04 »
Basta ver o preço no BL dos TTX's , 10016 e afins...   >:(
Eu nem estava a falar dos preços que aparecem no BL, que são um pouco especulativos. Mas sim os praticados pela LEGO.

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: 4536 – Blue Hopper Car
« Responder #10 em: 14 de Maio de 2008, 15:51:55 »
Eu nem estava a falar dos preços que aparecem no BL, que são um pouco especulativos. Mas sim os praticados pela LEGO.

Quanto a isso, vou manter reserva enquanto aguardo o que nos reserva o novo sistema de comboio. É possível que as novas peças permitam um decréscimo no custo, vamos ver. Mas o que eu queria mesmo era o regresso dos vagões avulso :)


Pedro

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: 4536 – Blue Hopper Car
« Responder #11 em: 14 de Maio de 2008, 17:36:00 »
Acho que não podem comparar um conjunto com o outro (em termos de preços actuais), estamos a falar de um conjunto tradicional vs. um exclusivo, com uma distribuição muito mais reduzida; isso tem bastante peso nos valores praticados. Além disso são MISBs
Pedro Agnelo

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: 4536 – Blue Hopper Car
« Responder #12 em: 15 de Maio de 2008, 00:49:31 »
Acho que não podem comparar um conjunto com o outro (em termos de preços actuais), estamos a falar de um conjunto tradicional vs. um exclusivo, com uma distribuição muito mais reduzida; isso tem bastante peso nos valores praticados. Além disso são MISBs

Aí está um ponto interessante: este set teve uma distribuição anormalmente limitada. Especula-se mesmo que terá sido feito para "despachar" o stock daquela peça enorme da base. Ora, isso poderia indiciar menos cópias do que dos vagões MOTwiki1. :?

Pedro

1- My Own Train (tenho de criar a entrada na wiki)

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: 4536 – Blue Hopper Car
« Responder #13 em: 15 de Maio de 2008, 00:51:05 »
Agora perdi-me, qual vagão é que tem a tal peça?
Pedro Agnelo

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: 4536 – Blue Hopper Car
« Responder #14 em: 15 de Maio de 2008, 00:55:26 »
Agora perdi-me, qual vagão é que tem a tal peça?

O 4536! A peça é a 4178, comum no início dos anos 80, mas que provavelmente ficou empatada em armazém depois disso (reparar que em 1987 já só aparecia num Service set, o 5068, previsivelmente com menor sucesso comercial)


Pedro