(...)
Esta análise só me fez convencer mais que a LEGO teve mesmo razão em ter ingressado na alta-fantasia para o Castelo.. no geral os sets castelo actuais são bem mais interessantes que a contra-partida Piratas...
Minha opinião é diferente, ainda prefiro este novo tema piratas em vez do tema atual de castelo
(mas entendo, o tema piratas não mostra lá muita inovação no contexto, temos mais barcos, forte de soldados, uma jangada...). Mesmo assim, preferirias que tipo de inovação no tema piratas, alta-fantasia também? 
(...)
Piaratas de alta-fantasia!?!? Poderão haver barcos alta-fantasia (e até já há dois) mas espero que fiquem sempre integrados no tema castle.
Claro que os piratas poderiam ingressar na fantasia, o PotC seriam uma boa ajuda mas nem espero tanto. O inovar não passa sempre pelo recurso da fantasia. Existiram piratas nos 7 mares.. porquê limitarem-se às caraíbas? Mas mesmo ficando pelas caraíbas, porque não um navio de carga? Ou um navio militar (grande)?
Compreendo perfeitamente o que queres dizer.
Realmente, o tema novo não possui um novo contexto (pelo menos por enquanto), mas podemos esperar por mais á frente, aliás, este é o primeiro ano do novo tema.
No tema antigo, por exemplo, a partir de 1994, tivemos uma nova "facção", os "islanders" (chamados de nativos), e depois disso, tivemos sets característicos de uma armada (mais semelhantes a navegadores e conquistadores do século XV em vez de soldados imperiais, que acompanham o tema desde o seu surgimento).
Concordo que há mais o que ser explorado, como por exemplo os próprios nativos, e piratas de outras regiões (para além das caraíbas). O tema novo não me deixou a desejar por enquanto a não ser pelo
PPPwiki, pois vejo-o exactamente como um "remake" do contexto clássico de piratas. Só espero que não tenhamos "mais do mesmo" no ano que vem.