Review do set 8297
Referência: 8297 Nome: Off Roader Tema: Technic Ano de Edição: 2008 Número de Peças: 1097 Preço LEGO®: 110€ Preço por peça: 0,10€ Instruções: Sim, 3 livros A4 Autocolantes: Sim Minifigs: Não Modelos alternativos: Sim, online Lista de peças: Sim, nas instruções
As peças A primeira coisa que reparei foi no elevado preço por peça num conjunto technic que apenas inclui um motor mas após uma análise mais detalhada considero o preço correcto; além do motor PF M conta ainda com uma caixa de pilhas, interruptor (com três posições sem mola: -1, 0, 1) e as luzes. Temos ainda os elementos relativos à suspensão e direcção, as rodas e pneus de grande dimensão, um fio com 2 metros e respectivo gancho de plástico. Aparecem também os novos U-joints mais curtos (3L) que aparentam ser de um plástico mais duro, à semelhança dos axle pins azuis. Foto
1 2 Destaco ainda um ponto positivo e um negativo: O novo braço de suspensão é muito superior ao modelo anterior e ganha muito pela remoção do travessão (foto
3 4 ). O ponto negativo é que este conjunto sofre (e muito) com o color coding. (foto
5) Pior ainda é que não existe uma regra clara na distinção feita com as cores, coexistindo vários tipos de gear em várias cores
A construção A construção do modelo principal desiludiu-me bastante. Recorre a mecanismos demasiadamente simplificados e algumas das soluções adoptadas não são de todo as melhores. A construção não é modular, dificultando qualquer processo de modificação e torna-se entediante devido ao elevado número de passos de construção, 100! Para demonstrar o meu desagrado com a construção podem ver o eixo da frente (foto
6), demasiadamente flexível no eixo longitudinal mesmo para um modelo sem motorização (parece-me mais frágil que o eixo do Enzo). O pior é quando já acabamos de montar o jipe e queremos por as pilhas, não dá! Há uma montagem relativa ao interruptor que impede a remoção da caixa de pilhas do jipesem que primeiro se faça alguma desmontagem. É também pena que o interior não tenha qualquer detalhe excepto um volante e os bancos e que o mecanismo das portas seja um modelo já tantas vezes copiado.
O desenho O desenho e as cores são das melhores coisas que o set tem, com uma grelha que se destaca e construída num estilo clássico (lembra-me vagamente do 8868). Tanto com a suspensão subida como descida, tem um aspecto muito Hummer e o gancho na frente compõe o ramo.
Jogabilidade Curiosamente é um ponto muito forte, considerando que tem um motor v8 que funciona, portas, capot e mala que abrem, o gancho motorizado, suspensão ajustável e as luzes, já disse que adoro as luzes?
Foto 7Acho que só poderia ser melhor se fosse mais rígido e claro, do ponto de vista do AFOL, se tivesse mais uns motores…
Outros No meu conjunto optei por não aplicar os autocolantes, apesar de a combinação do cinzento do laranja e do branco resultarem muito bem. Como tenciono reutilizar as peças vai ficar assim mas se quiserem ter o modelo em exposição ou para uma criança não hesitem em utilizá-los, aumenta em muito o apelo visual.
Conclusão Numa análise mais concreta sinto-me dividido quanto ao conjunto, tem peças muito boas, com boa variedade e quantidade, uma jogabilidade fantástica para um conjunto desta categoria mas com um preço talvez um pouco elevado e com uma construção desatrosa. Acho que acabo por recomendar o conjunto para crianças e adolescentes ou para o AFOL que deseje aumentar a coleção de peças mas não como um modelo particularmente interessante em termos de mecanismos ou técnicas.
Vou quebrar as regras e atribuir uma dupla pontuação:

– para o público alvo

– para o AFOL
Brickset:
8297Inventário Peeron:
8297Mais imagens no Brickshelf