image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 10189 – Taj Mahal  (Lida 11051 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
[Review] 10189 – Taj Mahal
« em: 04 de Setembro de 2008, 14:44:40 »
Review do set 10189 – Taj Mahal

 

Referência: 10189
Nome: Taj Mahal
Tema:
Ano de Edição: 2008
Número de Peças: 5922
Preço LEGO®: 299,95 euros
Preço por peça: 5 cêntimos
Dados de compra: N/A
Instruções: Três livros A4, dois de 76 páginas e um de 24 páginas.
Autocolantes: Não
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, na caixa e no final do 2º livro


 
As peças
5 cêntimos a peça é um preço muito bom para um conjunto LEGO... mas atendendo o preço final de 300 euros já é de pensar duas vezes se valerá tanto a pena o investimento.
Apesar da grande quantidade de peças (é o conjunto com maior número de peças até à data), a variedade não é muito grande. Mais de metade das peças são brancas e uma percentagem significativa são pequenas plates. Apesar de a maior parte das peças serem relativamente comuns, existe um número expressivo de algumas peças incomuns e de fácil utilização.
Portanto e apesar de um PPP muito baixo, não é propriamente um conjunto para peças. Principalmente por causa do preço final e também pela variedade limitada do sortido de peças.
7/10

A construção
Longa.
Começa logo pela distribuição de peças. Os sacos não estão numerados, logo para não tornar a construção num processo de “procura aquela peça” decidimos dividi-las primeiro. A Tânia demorou quase duas horas a fazê-lo por isso podem imaginar a trabalheira que isso deu.
Construímos este conjunto os dois, sem pressas. Não cronometramos, mas levamos quase 4 dias gastando só algumas horas por dia.
A construção é dividida em 4 fases principais. A base, os minaretes, a cúpula central e o edifício. Por sua vez, algumas destas fases podem ser divididas em outras pequenas fases devido à repetição de passos.
Essas repetições de passos poderão ser talvez a característica mais negativa do processo de construção. Acredito que quem goste de comprar conjuntos LEGO seja para isso mesmo, construir. Mas este conjunto torna a construção enfadonha… é que, por exemplo, empilhar seis plates 1x1 quarenta e oito vezes é obra.
Mas as repetições não se ficam por aqui, como o original, o conjunto é completamente simétrico, logo quase todos os passos da construção tem que ser feitos duas ou mesmo 4 vezes!
Apesar das repetições há partes muito interessantes na construção. Destaco as cúpulas e os pormenores em SNOT junto ás portas. As partes onde as paredes ficam na diagonal também estão bem conseguidas e torna o processo de construção mais interessante.
7/10

O desenho
Soberbo.
O modelo é reconhecido em todo o mundo e é inegável a sua beleza. A tarefa da LEGO para o passar para blocos de construção deve ter dado algumas dores de cabeça. Primeiro porque para algumas partes foi sem dúvida necessário o recurso de algumas técnicas mais avançadas, a cúpula é um bom exemplo disso. Segundo porque era necessário jogar com a escala utilizada com os pormenores que iriam desaparecer ou ficar. Se fosse pequeno poderia perder muita da magia, se fosse grande, poderia ficar demasiado caro.
No entanto a LEGO conseguiu um compromisso ideal na escala. O conjunto é facilmente identificável apesar das limitações das peças LEGO.
Claro que nem todas as adaptações foram perfeitas, mas se calhar o efeito até é maior assim. Falo por exemplo das janelas da base ou mesmo das bases das turntables.
Outro aspecto a destacar é a modularidade do modelo final. Facilmente a base se separa em 6 partes, se retiram os minaretes, estrutura central e cúpula principal. Tudo isso é excelente para o transporte.
Negativamente destaco uma falha na concepção da cúpula que incompreensivelmente torna-a ligeiramente torta quando vista de certos ângulos. Digo que não compreendo por achar a solução simples.
Mas tendo em conta as limitações de um conjunto LEGO e o seu aspecto final, este modelo é sem dúvida um regalo para os olhos!
10/10

Jogabilidade
Não é propriamente um conjunto para brincar, por isso a idade aconselhada é os 14+. É um modelo para expor e nisso cumpre a sua função na perfeição.
5/10

Outros
Nota 10 para a LEGO por ter ouvido os AFOLs quando eles pediram uma série de monumentos no final de 2005!
10/10

Conclusão
Com este conjunto parece que a LEGO decidiu mesmo avançar com uma linha de monumentos. Se a Torre Eiffel pode não ter saído como a maior parte dos AFOLs a imaginavam, acho que já não se pode dizer o mesmo do Taj Mahal.
Apesar de um PPP baixo, não o considero boa compra com o objectivo de ser para peças. Mas verdade seja dita, duvido que muita gente tenha coragem de o desfazer, principalmente tendo em conta que dá para o arrumar em pouco espaço devido á modularidade.
O aspecto final é lindíssimo e esse resultado não é devido somente ao modelo original. A LEGO fez um bom trabalho e sinceramente não sei como a LEGO poderia tornear as características negativas que apontei.
É um conjunto obrigatório para quem gosta de esculturas LEGO e pergunto-me se com dois não seria possível fazer uma versão quase à escala minifig..
9/10

Brickset: 10189
Inventário Peeron: 10189
Colocarei imagens após o evento de Viana

WCavalli

  • ...
  • **
  • Mensagens: 379
Re: 10189 – Taj Mahal
« Responder #1 em: 06 de Setembro de 2008, 15:25:00 »
Parabéns pelo review.
Desde a primeira citação sobre o lançamento deste set, tinha a certeza de colocá-lo em minha coleção.
Espero tê-lo em mãos até o final do mês.

Em relação a seus comentários:

Construção
Você colocou negativamente o processo de repetição da construção. Porém aqui em casa isso passa a ser bom, uma vez que são quatro a montar e normalmente há disputa para ver quem vai montar algo. Mesmo sem disputa, se alguém cansar passa para outro.

Desenho
Negativamente destaco uma falha na concepção da cúpula que incompreensivelmente torna-a ligeiramente torta quando vista de certos ângulos.
(...)sinceramente não sei como a LEGO poderia tornear as características negativas que apontei.
Será que poderemos (Nós AFOLs) corrigir isso? ou você acredita que não há como, devido a escala.

Conclusão
(...)pergunto-me se com dois não seria possível fazer uma versão quase à escala minifig
Realmente é um bom desafio. Vamos ver se alguém se anima.
Wagner
LUG Brasil, aqui também tem LEGO®

hoxbrito

  • Visitante
Re: 10189 – Taj Mahal
« Responder #2 em: 07 de Setembro de 2008, 00:52:02 »
Wow =] , incrivel o set, ótima review, espero por imagens  ;D

Grato, Hox Brito

ildefonso

  • ..
  • *
  • Mensagens: 34
Re: 10189 – Taj Mahal
« Responder #3 em: 07 de Setembro de 2008, 01:46:52 »
Ótimo review Baixinho  :-)d

Engraçado, eu tinha lido na descrição do conjunto no s@h que ele teria cores raras mas parece que as únicas cores raras são os medium blue; E mesmo assim em pequena quantidade.

Ainda estou na dúvida se compro ou não esse conjunto. Depois de ver o inventário das peças eu fiquei um pouco decepcionado. Estava achando que ele seria de uma cor diferente. O branco do NXT ficaria mais legal.

abraços,

Ildefonso.

WCavalli

  • ...
  • **
  • Mensagens: 379
Re: 10189 – Taj Mahal
« Responder #4 em: 07 de Setembro de 2008, 03:12:27 »
Depois de ver o inventário das peças (...)
Onde você viu?
Wagner
LUG Brasil, aqui também tem LEGO®

ildefonso

  • ..
  • *
  • Mensagens: 34
Re: 10189 – Taj Mahal
« Responder #5 em: 07 de Setembro de 2008, 04:53:31 »

Troly

  • ...
  • **
  • Mensagens: 117
  • I see everything
Re: 10189 – Taj Mahal
« Responder #6 em: 07 de Setembro de 2008, 11:10:04 »
óptimo reviews para variar, e claro como é um set de monumentos já tenho o meu encomendado...
red or blue pill

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: 10189 – Taj Mahal
« Responder #7 em: 08 de Setembro de 2008, 00:25:37 »
Construção
Você colocou negativamente o processo de repetição da construção. Porém aqui em casa isso passa a ser bom, uma vez que são quatro a montar e normalmente há disputa para ver quem vai montar algo. Mesmo sem disputa, se alguém cansar passa para outro.

Não me tinha lembrado disso, por acaso (e suponho que o Baixo também não). É uma boa ideia.
Mas a julgar pelas reacções dos miúdos neste fim-de-semana, não é um set que lhes apele por aí além... :-\

Desenho
Negativamente destaco uma falha na concepção da cúpula que incompreensivelmente torna-a ligeiramente torta quando vista de certos ângulos.
(...)sinceramente não sei como a LEGO poderia tornear as características negativas que apontei.
Será que poderemos (Nós AFOLs) corrigir isso? ou você acredita que não há como, devido a escala.

É fácil corrigir, posso garantir; a dúvida reside mesmo na razão para ter sido feito da forma que foi, porque dá mesmo a sensação que alguém na LEGO estava já farto de contar plates e se enganou (o "erro" é tão absurdamente simples...). Estamos a averiguar se houve razão melhor fundamentada para a cúpula ter aquela forma ;)


Pedro

Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
Re: 10189 – Taj Mahal
« Responder #8 em: 08 de Setembro de 2008, 00:35:56 »
Nem me apercebi desse problema na cúpula.
Então, ela parece mesmo torta vista de certos ângulos? Á fotos disso, já que não prestei atenção em Viana?  ::)

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: 10189 – Taj Mahal
« Responder #9 em: 08 de Setembro de 2008, 02:57:15 »
Construção
Você colocou negativamente o processo de repetição da construção. Porém aqui em casa isso passa a ser bom, uma vez que são quatro a montar e normalmente há disputa para ver quem vai montar algo. Mesmo sem disputa, se alguém cansar passa para outro.

Não me tinha lembrado disso, por acaso (e suponho que o Baixo também não). É uma boa ideia.
Mas a julgar pelas reacções dos miúdos neste fim-de-semana, não é um set que lhes apele por aí além... :-\

Não estaria também relacionado com o monumento imediatamente à esquerda? :?

Gostei muito do modelo e acho que se o comprasse o manteria montado
Pedro Agnelo

NPimenta

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1119
    • NP Collection
Re: 10189 – Taj Mahal
« Responder #10 em: 08 de Setembro de 2008, 07:54:51 »
já andava tentado a compra-lo, mas agora mais fiquei...
só preciso de ver fotos

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: 10189 – Taj Mahal
« Responder #11 em: 08 de Setembro de 2008, 08:50:57 »
Terás fotos disponíveis em quase todas as galerias dos presentes em Viana  ;D
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: 10189 – Taj Mahal
« Responder #12 em: 08 de Setembro de 2008, 09:27:12 »
Terás fotos disponíveis em quase todas as galerias dos presentes em Viana  ;D

E no Jornal de Notícias de Domingo (edição norte, pelo menos).

Construção
Você colocou negativamente o processo de repetição da construção. Porém aqui em casa isso passa a ser bom, uma vez que são quatro a montar e normalmente há disputa para ver quem vai montar algo. Mesmo sem disputa, se alguém cansar passa para outro.

Não me tinha lembrado disso, por acaso (e suponho que o Baixo também não). É uma boa ideia.
Mas a julgar pelas reacções dos miúdos neste fim-de-semana, não é um set que lhes apele por aí além... :-\
Yeps. O 10+ acho que tem mais haver com a idade necessária para conseguir construir o set do que propriamente o público alvo, que é sem dúvida alguma, adulto!

Desenho
Negativamente destaco uma falha na concepção da cúpula que incompreensivelmente torna-a ligeiramente torta quando vista de certos ângulos.
(...)sinceramente não sei como a LEGO poderia tornear as características negativas que apontei.
Será que poderemos (Nós AFOLs) corrigir isso? ou você acredita que não há como, devido a escala.

É fácil corrigir, posso garantir; a dúvida reside mesmo na razão para ter sido feito da forma que foi, porque dá mesmo a sensação que alguém na LEGO estava já farto de contar plates e se enganou (o "erro" é tão absurdamente simples...). Estamos a averiguar se houve razão melhor fundamentada para a cúpula ter aquela forma ;)


Exacto.

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7035
    • my brickshelf
Re: 10189 – Taj Mahal
« Responder #13 em: 08 de Setembro de 2008, 23:03:40 »
Achei o set muito bonito para exposição e claro pela quantidade absurda de peças também é uma boa compra por aí.
Mas concordo com o Agnelo, na exposição a Catedral do Romão abafou completamente o Taj Mahal ::)

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: 10189 – Taj Mahal
« Responder #14 em: 09 de Setembro de 2008, 04:59:17 »
na exposição a Catedral do Romão abafou completamente o Taj Mahal ::)

O que diz muito sobre a exposição, bem entendido, porque o set é bom!


Pedro