image/svg+xml

Autor Tópico: [Discussão] Terá esta peça ficado obsoleta?  (Lida 4540 vezes)

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
[Discussão] Terá esta peça ficado obsoleta?
« em: 26 de Dezembro de 2006, 15:33:48 »
Com o advento do novo porto de mar em 2007, e os contentores em 6w, terá esta peça ficado obsoleta?

Ao longo dos anos, que outras peças vos lembrais de ter tido semelhante destino?

Pedro

Alex

• Núcleo de Gestão
    • My Flickr Page
Re: [Discussão] Terá esta peça ficado obsoleta?
« Responder #1 em: 26 de Dezembro de 2006, 21:19:10 »
Mas essa peça ainda é fabricada?

Senão são mesmo muitas...

As peças de monorail, as Cypress Trees, algumas car bases,as portas dos carros...e por aí fora...  :'(
Citação de: Namath
Antes pequeno e brincalhão do que grande e trapalhão
Grande Namath ;D

El_gordo

• Fundador
« Responder #2 em: 26 de Dezembro de 2006, 21:23:44 »
Mas essa peça ainda é fabricada?

Acho que não...

As peças de monorail, as Cypress Trees, algumas car bases,as portas dos carros...e por aí fora...  :'(

Mas essas peças foram descontinuadas. No caso desta peça, a minha pergunta prende-se mais com o facto do propósito (único) dela ser agarrar contentores de 4w, que aparentemente foram extintos. Se a peça ainda fosse fabricada, para que serviria?  ???

Pedro

Biczzz

• .....
  • Fui eu que fiz os carrinhos 🚗
    • My LEGO @ Flickr
« Responder #3 em: 26 de Dezembro de 2006, 21:48:44 »
A 4265a, que foi substituída pela 4265b e depois pela 4265c. Estas duas peças deixaram de ser usadas depois de peças como a 4273 deixarem de ser fabricadas  ???. E até nem foi má ideia, a 4265a era muito difícil de remover, 4265b era muito frágil e a 4273 e parecidas eram ainda mais frágeis.

El_gordo

• Fundador
« Responder #4 em: 26 de Dezembro de 2006, 21:55:45 »
A 4265a, que foi substituída pela 4265b e depois pela 4265c. Estas duas peças deixaram de ser usadas depois de peças como a 4273 deixarem de ser fabricadas  ???. E até nem foi má ideia, a 4265a era muito difícil de remover, 4265b era muito frágil e a 4273 e parecidas eram ainda mais frágeis.

Uma clarificação: a 4265c ainda é usada, mas para finalidades diferentes das versões a e b, certo?

Quanto à obsolescência... sim, é mais um caso. É verdade que surgiram "cotovelos" com ângulos pré-determinados, mas sinto que se perdeu alguma da flexibilidade Technic com isso.

Pedro

PS: a versão a não era assim tão complicada de remover... havia uma técnica nos livros de instruções Technic dos anos 80, e funcionava bem :)

Biczzz

• .....
    • My LEGO @ Flickr
« Responder #5 em: 26 de Dezembro de 2006, 22:28:59 »
Uma clarificação: a 4265c ainda é usada, mas para finalidades diferentes das versões a e b, certo?

Quanto à obsolescência... sim, é mais um caso. É verdade que surgiram "cotovelos" com ângulos pré-determinados, mas sinto que se perdeu alguma da flexibilidade Technic com isso.

Pedro

A 4265c está em produção e é usada em todos os sets technic actuais.
Perdeu-se em flexibilidade mas ganhou-se na resistência das próprias peças e estruturas.

PS: a versão a não era assim tão complicada de remover... havia uma técnica nos livros de instruções Technic dos anos 80, e funcionava bem :)

Funcionava melhor que a técnica da dentada? ;D
Será uma página destas? http://www.peeron.com/scans/8660-1/23 Aparece uma maneira de retirar umas peças parecidas com essas, mas neste caso são de enroscar.

El_gordo

• Fundador
« Responder #6 em: 26 de Dezembro de 2006, 22:38:23 »
Funcionava melhor que a técnica da dentada? ;D
Será uma página destas? http://www.peeron.com/scans/8660-1/23 Aparece uma maneira de retirar umas peças parecidas com essas, mas neste caso são de enroscar.

Era algo parecido... envolvia uma estrutura semelhante à amarela na foto do canto superior direito, e "empurrava-se" a peça ao longo do eixo até ao fundo; depois era mais simples tirá-la (o aquecimento causado pela fricção ao longo do eixo tornava o plástico mais dúctil por uns instantes).

Também se podia usar a parede dum brick (espessura 1.5mm) como "unha" na ranhura da peça, e empurrá-la para fora do eixo.

Pedro

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
« Responder #7 em: 27 de Dezembro de 2006, 05:20:25 »
Eu guardo religiosamente as da série a! O poder de fixação é muito superior ao da bush convencional ou das 1/2 bush que surgiram depois. Quando preciso que alguma coisa fique "apertada" lá vou eu buscar uma dessas! (ou duas).
Pedro Agnelo

Biczzz

• .....
    • My LEGO @ Flickr
« Responder #8 em: 27 de Dezembro de 2006, 10:00:50 »
Era algo parecido... envolvia uma estrutura semelhante à amarela na foto do canto superior direito, e "empurrava-se" a peça ao longo do eixo até ao fundo; depois era mais simples tirá-la (o aquecimento causado pela fricção ao longo do eixo tornava o plástico mais dúctil por uns instantes).

Também se podia usar a parede dum brick (espessura 1.5mm) como "unha" na ranhura da peça, e empurrá-la para fora do eixo.

Pedro

Bom conselho, uns anos mais cedo e teria-me poupado algumas peças (4265b) e dores de dentes  ;D

Eu guardo religiosamente as da série a! O poder de fixação é muito superior ao da bush convencional ou das 1/2 bush que surgiram depois. Quando preciso que alguma coisa fique "apertada" lá vou eu buscar uma dessas! (ou duas).

Então já somos dois, as minhas também estão intactas, só servem para trabalhos "pesados".

BionicDroid

• ...
  • **
« Responder #9 em: 27 de Dezembro de 2006, 19:12:01 »

Então já somos três a guardar religiosamente as peças da série a, é que quando á necessidade de estruturas bem apertadas elas são imprescindíveis para dar um aperto mais forte.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2006, 19:17:29 por BionicDroid »
Carlos Ribeiro

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
« Responder #10 em: 03 de Janeiro de 2007, 06:05:07 »

Mas essas peças foram descontinuadas. No caso desta peça, a minha pergunta prende-se mais com o facto do propósito (único) dela ser agarrar contentores de 4w, que aparentemente foram extintos. Se a peça ainda fosse fabricada, para que serviria?  ???

Pedro

Ao contrário do que pensávamos as cypress trees (pequenas e grandes) vendem-se em pacotes. Vale a pena dar uma vista de olhos aqui: http://shop.lego.com/ByCatalog/onlinecat.aspx?c=uk4
Pedro Agnelo

Alex

• Núcleo de Gestão
    • My Flickr Page
« Responder #11 em: 03 de Janeiro de 2007, 14:01:53 »
Essas não são as Cypress...são árvores normais...  ;)

As cypress são as árvores existentes nest set por exemplo : 6374
Grande Namath ;D

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
« Responder #12 em: 03 de Janeiro de 2007, 15:44:00 »
Essas são Cedar, não confundas com Cypress ;)
Pedro Agnelo

Alex

• Núcleo de Gestão
    • My Flickr Page
« Responder #13 em: 03 de Janeiro de 2007, 15:53:46 »
Cedar e Cypress são a mesma, como se pode ver a seguir :

10113

688

As outras mais pequenas são as Pine tree (Normal e small)

Eu nos primeiros tempos também me confundia um pouco  :)
Grande Namath ;D

pedroagnelo

• ......
  • De volta...
« Responder #14 em: 15 de Janeiro de 2007, 18:12:26 »
Eu pensava que estas peças tinham desaparecido! Pensava...
Pedro Agnelo