image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 8294 - Excavator  (Lida 3512 vezes)

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
[Review] 8294 - Excavator
« em: 25 de Outubro de 2008, 15:22:06 »
Review do set  8294 - Excavator

 

Referência: 8294
Nome: Excavator
Tema: Technic
Ano de Edição: 2008
Número de Peças: 720
Preço LEGO®: 49.95 €
Preço por peça: 0,07 €/Peça
Dados de compra:
Instruções: Sim
Autocolantes: Sim
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Sim, necessário fazer o download da página web
Lista de peças: Sim


 
As peças

Com um bom variado de peças Technic existe uma peça que merece o destaque principal, os novos actuadores lineares (LA).
Para complementar os pneumáticos estas peças funcionam através de um sistema de parafuso sem fim que faz esticar o braço. No conjunto vêm duas peças destas, que neste momento estão a um preço de aproximadamente de 10 € no bricklink, só elas quase que “pagam” o conjunto.
De ainda mencionar a boa quantidade de lagartas (60 57518)  e a utilização dos novos Technic Axle Joiner 6538c, juntamente com o novo código de cores para algumas peças technic.

9/10

A construção

A construção é simples mas pormenorizada, utilizando algumas técnicas interessantes que tornam o conjunto muito fiável à máquina real.
De realçar o mecanismo de controlo sobre os LA, através de uma alavanca pode-se  escolher qual é aplicado o movimento e o movimento do pá e do segundo elemento do braço controlado apenas com o mesmo LA.

8/10

O desenho

Dificilmente poderia ficar mais semelhante com uma real, representar uma giratória nesta escala não permite muito mais pormenor.
A estrutura das lagartas é facilmente reutilizável em outros conjuntos, o modelo auxiliar utiliza-a, e pode servir como base para MOCs ou modificações ao set.
Era interessante ter o braço controlado por um terceiro LA mas nesta escala era complicado passar os eixos para a sua motorização.

10/10

Jogabilidade

O controlo dos LA é muito bom e estes muito precisos, permitindo facilmente pegar em peças LEGO de um contentor com o balde. As lagartas representam bem o funcionamento das peças originais, escorregando muito sobre superfícies lisas, para isso poderá ser aplicada a técnica dos elásticos  mencionada no fórum.

10/10

Outros

As instruções para acrescentar o controlo motorizado à escavadora são uma mais valia para o conjunto, permitindo um acréscimo de jogabilidade com a compra do conjunto Power Functions Set. Do meu ponto de vista é preferível esta abordagem, um conjunto mais barato em que pode ser alargada a sua jogabilidade na compra de outro conjunto, em vez de só um conjunto mais caro .
9/10

Conclusão

É um conjunto muito interessante com a grande vantagem de trazer 2 LA, as lagartas e um conjunto variado de peças.



Brickset: 8294
Inventário Peeron: 8294
O brickshelf encontrava-se em baixo quando adicionei a review, quando se encontrar disponível adiciona-se a galeria.
Nine

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re:Review do set 8294 - Excavator
« Responder #1 em: 25 de Outubro de 2008, 15:58:55 »
parece que chegou ao nível que esparavas, certo?
parece-me um conjunto muito interessante. já goro, como é os dois movimentos com um LA? acho que não percebi

cromido

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2126
  • Technician
    • Brickshelf
Re:Review do set 8294 - Excavator
« Responder #2 em: 25 de Outubro de 2008, 17:04:15 »
Vê na outra review. Aqui. (Acho que é isto)

[Edit:Inclusão do link]
« Última modificação: 25 de Outubro de 2008, 17:21:56 por cromido »

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re:Review do set 8294 - Excavator
« Responder #3 em: 25 de Outubro de 2008, 17:19:03 »
parece que chegou ao nível que esparavas, certo?
parece-me um conjunto muito interessante. já goro, como é os dois movimentos com um LA? acho que não percebi

Superou, estou a pensar comprar outro.

Existe uma alavanca que redirecciona o movimento para um dos LA. O efeito é consegui através destas peças 2 x 6542, 1 x 6641 e 1 x 6539. Este mecanismo existe em outros conjuntos, como o tractor 8284.

Vê na outra review.

Diz o link é mais fácil para os outros verem.
Nine

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re:Review do set 8294 - Excavator
« Responder #4 em: 25 de Outubro de 2008, 20:18:31 »
parece que chegou ao nível que esparavas, certo?
parece-me um conjunto muito interessante. já goro, como é os dois movimentos com um LA? acho que não percebi

Superou, estou a pensar comprar outro.

Existe uma alavanca que redirecciona o movimento para um dos LA. O efeito é consegui através destas peças 2 x 6542, 1 x 6641 e 1 x 6539. Este mecanismo existe em outros conjuntos, como o tractor 8284.
(...)

então é como no 8295 para o braço. boa!

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re:Review do set 8294 - Excavator
« Responder #5 em: 25 de Outubro de 2008, 23:33:24 »
Não tinha dúvidas sobre comprar este set , por isso , vou ter mesmo de mandar vir um ... ou dois... ;D ;D
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re:Review do set 8294 - Excavator
« Responder #6 em: 29 de Dezembro de 2008, 22:02:22 »
Bem , acabei de o montar agora.

Fiquei muito contente com o set, aliás, dissipou as dúvidas que tinha em relação a ele.
Neste momento, acrescentei também o motor, o switch e a caixa de pilhas (8293) para experimentar e ver as funcionalidades e só ficou a ganhar.

Claro que sendo opcional a parte da motorização , recomendo vivamente neste set.
Como já tinha feito um comentário do género no 8297... aumentaria o preço do set mas que merecia os pf´s, não tenho dúvidas.
Em vez de meterem uma caixa de pilhas e um motor no 8292 , a escolha acertada seria sem dúvida neste set terem colocado o pack 8293

"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

Mortymore

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 638
  • just4fun
    • BrickShelf
Re:Review do set 8294 - Excavator
« Responder #7 em: 30 de Dezembro de 2008, 03:32:34 »
Este set merecia 1 caixa de pilhas, 5 motores, 3 receptores IV, pelo menos 2 comandos, 1 jogo de luzes e 1 pole reverser.  :-)d

Ainda hei-de ter o prazer de lhe encabar isto tudo, nem que seja por pouco tempo e á custa de canibalizar outros sets ou MOCs.  ;D

Quando se coloca 1 motor... começa-se logo a desejar ter mais e mais funções motorizadas. Pelo menos assim me acontece, e por isso como só tenho 2 motores M e 1 XL, já andei a colocá-los em tudo o que é síto... mas á vez.  :'(

Abraço

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re:Review do set 8294 - Excavator
« Responder #8 em: 30 de Dezembro de 2008, 08:20:28 »
é mais ou menos isso que acabas de dizer.
A partir do momento que lhe metes o primeiro motor , só queres parar quando tens lá tudo.

Não é uma prioridade fazê-lo, mas que deveria ficar o máximo, deveria.
Outra ideia na calha ;D
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re:Review do set 8294 - Excavator
« Responder #9 em: 01 de Janeiro de 2009, 14:01:58 »
é mais ou menos isso que acabas de dizer.
A partir do momento que lhe metes o primeiro motor , só queres parar quando tens lá tudo.

Não é uma prioridade fazê-lo, mas que deveria ficar o máximo, deveria.
Outra ideia na calha ;D

vi um telehandler inspirado neste (WIP) no BS que era para levar motores para o braço, para tração e para direção, mais um motor di pistões V6 (penso eu de que). pena que parece que o gajo nunca mais lhe pegou...