Temáticas > Actuais

[MOC alheio] Vagão pendular por Esben Kolind

(1/2) > >>

El_gordo:
Encontrei isto na Brickshelf.

São imagens dum vagão pendular da autoria de Esben Kolind. O mecanismo foi em parte inspirado por um do James Mathis.

A título de curiosidade - as locomotivas não precisam de ser pendulares, na maioria dos casos (a ideia da pendulação é aumentar o conforto a alta velocidade, não tem grande influência na segurança porque o centro de gravidade se mantém quase inalterado).

É dedicado ao Bernardo, que andava a tentar a sorte em designs deste tipo! :)


Pedro

Nine:
Qual é a diferença entre um vagão pendular e um "normal", ou melhor quantos tipos de vagões existem e quais as suas diferenças ?

El_gordo:

--- Citação de: Nine em 02 de Janeiro de 2007, 17:53:57 ---Qual é a diferença entre um vagão pendular e um "normal", ou melhor quantos tipos de vagões existem e quais as suas diferenças ?

--- Fim de Citação ---

Não posso falar sobre quantos tipos de vagão há; mas a diferença dum pendular para outro qualquer tipo é apenas no facto de dispôr dum mecanismo que inclina a cabine (só há para vagões de passageiros) nas curvas.
O objectivo é permitir fazer curvas a velocidades mais elevadas, sem alterar as vias, e mantendo os passageiros dentro de parâmetros de conforto estipulados com base na aceleração centrífuga máxima tolerada pelo corpo humano.

O mecanismo é dispendioso - por isso só se utiliza nos vagões de passageiros, e considera-se que os maquinistas não precisam deste luxo (a nível mecânico, suponho que também haja grande dificuldade em tornar pendular um bogie motriz). De qualquer modo os maquinistas podem ver uma curva a aproximar-se, e preparar-se para a sacudidela lateral, ao passo que os passageiros não têm visibilidade para a linha.


Pedro

pedroagnelo:

--- Citação de: El_gordo em 02 de Janeiro de 2007, 16:59:45 ---(...)a ideia da pendulação é aumentar o conforto a alta velocidade, não tem grande influência na segurança porque o centro de gravidade se mantém quase inalterado(...)

--- Fim de Citação ---

Isso não é bem assim (e acho que sabes isso). O sistema pendular serve (como disseste muito bem) para permitir uma maior velocidade numa linha "normal", ou seja, sem inclinação centrípeta das curvas ao deslocar o centro de gravidade para o interior da curva, que em teoria daria uma resultante neutra. Além disso, o nosso (e da Siemens) Alfa Pendular tem uma locomotiva pendular.

El_gordo:

--- Citação de: pedroagnelo em 03 de Janeiro de 2007, 05:48:16 ---
--- Citação de: El_gordo em 02 de Janeiro de 2007, 16:59:45 ---(...)a ideia da pendulação é aumentar o conforto a alta velocidade, não tem grande influência na segurança porque o centro de gravidade se mantém quase inalterado(...)

--- Fim de Citação ---

Isso não é bem assim (e acho que sabes isso). O sistema pendular serve (como disseste muito bem) para permitir uma maior velocidade numa linha "normal", ou seja, sem inclinação centrípeta das curvas ao deslocar o centro de gravidade para o interior da curva, que em teoria daria uma resultante neutra. Além disso, o nosso (e da Siemens) Alfa Pendular tem uma locomotiva pendular.

--- Fim de Citação ---

Não era da FIAT? Lembro-me na altura de se falar muito dos italianos... ???
Ele permite maior velocidade, não por causa dos vagões não saltarem da linha nas curvas, mas porque os passageiros lá dentro não vomitam em grupo na direcção das janelas. Já tive ocasião de experimentar um senhor combóio rápido SEM pendulação em curva, e não é nada agradável  :-[

As locomotivas do Alfa pendular têm pendulação, sim. Mas por exemplo o APT inglês já não tem isso :)


Pedro

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa