image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 8942- Jetrax T6  (Lida 3664 vezes)

Guiler

  • ...
  • **
  • Mensagens: 218
    • Brickshelf
[Review] 8942- Jetrax T6
« em: 01 de Dezembro de 2008, 21:40:45 »
Review do set 8942 – Jetrax T6


 

Referência: 8942
Nome: Jetrax T6
Tema: Bionicle (veículos de batalha)
Ano de Edição: 2008
Número de Peças: 422
Preço LEGO®: €49,95
Preço por peça: 11.83 cêntimos
Dados de compra: 15/11/2008. Comprei em uma loja que o preço estava a cerca de 70% de desconto em relação ao preço do mesmo set em outras lojas mais comuns do Brasil
Instruções: 3 livros (A4)
Autocolantes: não
Minifigs: nenhum
Modelos alternativos: Destral Cycle
Lista de peças: sim (no fim do livro 3)



A caixa


(A nota da caixa não será adicionada e depois dividida na nota final, pois não faz parte do set)
Já é comum entre os sets grandes uma caixa que possibilite armazenar uma grande quantidade de peças, mas dificilmente o set inteiro (sem desmontar nada mesmo). Com o tema Bionicle, não é diferente. Mas a caixa mostra uma ótima qualidade, e é muito útil para armazenar sets e MOCs menores sem desmontar (eu geralmente guardo sets, MODs e MOCs pequenos nas caixas de sets maiores sem desmontar. Mas em caso de sets, MODs ou MOCs grandes, para guardar em certas caixas é necessário desmontar).

Gostei especialmente do sistema de "abrir e fechar" a caixa.
Nas partes inferiores da caixa estão duas fitas colantes que devem ser retiradas. Costumo cortá-las, para evitar um possível acidente que rasgue nem que seja um pouco da caixa. Depois que as fitas estão cortadas, para abrir é necessário picotar os picotes indicados nas partes laterais superiores da caixa. A seguir, é só levantar a parte frontal da caixa, que ela se abrirá. Ou seja, em vez de abrir pelas partes de cima, de baixo e dos lados, esta caixa se abre pela frente.


As ilustrações tem uma ótima qualidade, e não notei nenhum erro de impressão. As ilustrações também facilitam o entendimento das funcionalidades do set.


Conteúdo da caixa:
A caixa mostra várias funcionalidades que o set possui depois de montado, mostra uma imagem da figura separada do veículo (como a segunda e terceira imagem utilizadas neste tópico), e também os outros 2 veículos de batalha, com os seus números de referência. Além disso a caixa tem impressa algumas informações básicas, como aonde o produto foi fabricado, código de barras e a idade indicada (de 9 a 16 anos).
Há também o endereço do site oficial de Bionicle (www.bionicle.com) e o código para o "kanoka club" (através dos códigos kanoka incluídos com os produtos Bionicle, é possível ganhar algumas coisas no MLN [mas eu não participo do MLN]).

A caixa mede cerca de 38X47 cm (altura por largura).

 9/10


As peças


As peças são divididas em saquinhos plásticos (diferente dos sets Bionicle de pequeno e médio porte, como os Matoran e comuns como os Phantoka e Mistika). Os saquinhos são enumerados de acordo com as etapas dos manuais de instruções (são, portanto, 3 manuais e 3 etapas).
 Em questão de peças este set surpreende, pois inclui elementos comuns entre Bionicle e muitos que são comuns em Technic.  A única peça exclusiva do set é a máscara (61814- "Kanohi Jutlin") do personagem incluído (este personagem, Antroz, de acordo com a estória de Bionicle, é o mesmo personagem do set 8691).

Este set inclui duas peças 44350 e duas 44351, que irão auxiliar a construção e design das "turbinas" do veículo. Acho que são muito úteis em Technic e podem auxiliar na criação de MOCs de veículos Bionicle.

Na foto abaixo estão todos os itens da cor prateada (não confundir com cor cromada), exceto as peças frontais das turbinas (53983pb01) e os Midak skyblasters. São no total 34 peças desta cor. São em maioria úteis para uso na forma de armas ou armaduras das figuras Bionicle, mas também podem preencher espaços "ocos" em outras construções, como em veículos por exemplo (especialmente as 3 peças em forma de "escudo").


E na foto abaixo podemos ver as peças que serão utilizadas na construção da figura. São 33 peças utilizadas.


Abaixo está uma foto com as peças do saquinho plástico número 3:



achei interessante as peças 55817, ainda mais pelo fato de que na construção não serão usadas como rodas (o uso principal delas), mas como partes da turbina. Só acho que ficaram um pouco ruins no design, devido a cor cinzenta, que é escassa no resto do veículo.

E o set veio com 12 peças que não foram utilizadas na construção, sendo elas:
1 41752 na cor cinza escuro
3 x37 na cor branca
2 4274 na cor azul
3 4459 na cor preta
1 4459 na cor cinza claro
1 3713 na cor cinza claro
1 32056 na cor azul

Não há nenhum problema com as peças, pois não me parecem tão repetidas quanto as peças do set 8943. E como as peças de qualquer veículo, são úteis tanto para Technicwiki quanto para Bioniclewiki.

10/10

A construção

para acompanharem a construção de um modo mais detalhado, recomendo o uso das instruções presentes no site oficial de Bionicle


A figura incluída é fácil de montar, pois inclui poucas peças (mesmo assim isso não é um problema. Figuras maiores ou até mesmo mais incrementadas não caberiam direito no veículo).

Quanto ao veículo, ele também é fácil se as peças estiverem divididas por seções (como indica o próprio manual de instruções), mas é ainda uma construção longa (ainda mais por que eu estava montando o set quando eram 23:00h, já estava ficando com muito sono  :? )


Uma etapa de construção acaba quando a base do veículo está sendo feita (ver na foto acima). A maioria das peças usadas até aí são, então, eixos (axle), pinos (pins) e "barras" (liftarm) technic. Mas é claro, com certas variedades na forma.

Na página 25 do primeiro livro de instruções, a construção desta parte pára para começar a de outra parte, que suportará o Midak Skyblaster central. O resultado é este:


Após terminado o primeiro livro de instruções, uma parte da base do veículo está pronta. Mas até aí o veículo não chega a ter nenhuma funcionalidade "especial", como o movimento das turbinas . O resultado:
 

Eu gostei da cabine de pilotagem onde vai o piloto. Acho que as peças Bionicle prateadas se encaixaram muito bem ali, mas eu acho que a parte debaixo do piloto poderia ser mais incrementada, para não ficar nenhuma entrada entre os technic liftarms.
Abaixo, duasas fotos do interior da cabine de pilotagem, ainda em construção:



O segundo livro de instruções começa com algumas incrementagens na cabine de pilotagem (como a "grade" superior, que abre e fecha, e como a direção do veículo [ao menos parece ser a direção]) e na parte da traseira do veículo.




No terceiro livro de instruções já começa a construção da base para as turbinas laterais e a base para permitir a ação de "abrir e fechar" as turbinas.



Pressionando um botão (botão que é na verdade uma peça 57544 que empurra um technic liftarm. Este por sua vez empurra dois knob wheels em cada lado. E finalmente empurram as liftarms que sustentam as turbinas. Podendo então fechar as turbinas) entre as turbinas (no ponto central do veículo) é possível fechar as mesmas.


Para abrir as turbinas, só é necessário empurrar a technic liftarm que fica abaixo do veículo para cima.



Acima, as turbinas já estão com os Midak Skyblaster encaixados, mas não estão com os technic panels. Há uma parte que fica abaixo do veículo e que serve de apoio, além de ser onde é indicado de segurar o veículo. Por ser no centro, o ponto de apoio é bom e ele não cai um pouco para frente ou para trás, se segurado firme.

As turbinas já estão prontas  :-)|| é só encaixar na base do set agora

A construção é bem divertida e interessante. Não há problema nenhum em demorar para construir este set  ;D

Depois de construído, o set apresenta um pequeno problema. A peça em forma de "gancho" que fica na parte superior atrás do cockpit (bb335) pode virar. Não é um ponto de apoio, e isso se torna um pequeno problema na hora de abrir a cabine de pilotagem. Abrir a cabine de pilotagem é super fácil, mas não use esta peça como ponto de apoio.

Além deste pequeno problema, há um outro, no qual eu não vejo solução. A parte frontal da "porta" (ou "grade", como preferir chamar) é um technic liftarm de 3 conexões para pins. Esta peça pode de certa forma "entortar" o cockpit se for levemente pressionada para algum lado.

De modo geral, a construção deste set é ótima. Mas devido aos dois problemas, não é um dez. Mas não deixa na mão, pois não vejo uma solução para estes "detalhes".
8/10

O desenho


A figura incluida, como a maioria das figuras de Bionicle, possui um ótimo design. Tanto em detalhes quanto em esqueme de cores. Esta versão da kanohi Jutlin (61814) me parece até mesmo melhor do que a versão anterior (60914pb01).



Quanto ao veículo, eu também gostei muito do design. Embora as turbinas quando fechadas mostrem nas laterais uma parte das rodas cinzentas (que contrastam com a cor azul e preta), não há solução para tampá-las, já que não há como conectar mais de duas technic panels em cada turbina.
Todavia, ele é um pouco "esquelético" em certas partes.

9/10

Jogabilidade


Ótima jogabilidade  :-)d . Dá para ficar brincando muito, com estas funções.
Além do cockpit e da função de turbinas se abrirem ou fecharem, o set inclui três Midak Skyblasters (60832co1).

Os três ficam muito bem encaixados no set, e não se desmontam quando se atiram as esferas. Para atirá-las, é necessário puxar para trás a parte prateada abaixo das esferas que serve de gatilho. Cada Midak Skyblaster tem a capacidade de guardar 4 esferas. Para mais informações sobre o Midak Skyblaster de acordo com a estória Bionicle, visitem o link.

A jogabilidade é com certeza um dez  ;D

10/10

Outros

Aproveitando para falar sobre a caixa (na primeira seção desta análise), também vou falar sobre as instruções. Este set possui três livros de instruções com as folhas no formato A4. Os dois primeiros livros de instruções tem 47 páginas e o terceiro tem 32 páginas (contando as duas "capas").
 As ilustrações são boas para o entendimento da construção do set, e através delas é muito fácil montar o set, mas um pouco demorado (mais ou menos uma hora e alguns minutos, mas isso já é relativo).

O preço do set também é relativo. Como já é comum, os sets aqui no Brasil custam mais caro do que em vários outros países devido á falta de uma loja de Lego, e da fabricação de Lego (a Lego antigamente fabricava na Zona Franca de Manaus [no estado da Amazônia], mas a fabricação por aqui parou. Desde então os produtos são distribuídos por uma empresa distribuidora [atualmente os produtos são distribuidos pela MCassab]. Mas é claro, para os produtos chegarem a ser vendidos aqui, passam por taxas de importação adicionadas.
Mesmo assim, algumas lojas fazem um peço mais barato. Por exemplo, na loja que eu comprei o preço é 70% mais barato do que em outras redes de lojas. Sendo assim, não avalio o preço, mas digo que ele compensa para fãs de Technic e Bionicle. E é claro, para quem quiser "ingressar" (passar a comprar) nestes temas.

9/10

Conclusão

Um set magnífico, embora tenha detalhes que não ajudam muito na construção e design. Perfeito para fãs de Bionicle e uma opção a mais para fãs de Technic.

9/10

Notas importantes
(sobre o review e sobre o set)
1- Este set, o Jetrax T6, tem uma outra versão, uma edição especial que é vendida nas lojas Target dos EUA. Esta versão é igual á esta, mas tem cores amarelas em vez de azul, e em vez de prata em algumas outras peças.
2- O Jetrax T6 tem um modelo alternativo, o Destral Cycle. Eu espero montá-lo algum dia, e talvez eu faça o review do modelo alternativo também.
3- Eu planejava ter postado este review aqui antes, mas tive uma semana de provas por vir e alguns problemas com o meu computador, por isso só hoje eu terminei o review
4- Fui montar o set quando já eram 23:00h. Por isso não houve uma luz natural que ajudasse a qualidade das fotos. Algumas fcaram boas, outras ficaram embassadas. 
   

Links para referência:

Pasta no Brickshelf

Este é o meu primeiro review neste fórum. Comentem á vontade  ;)
Abraço,
Guilherme.

Maniac

  • Visitante
Re:Review do set 8942- Jetrax T6
« Responder #1 em: 01 de Dezembro de 2008, 21:52:41 »
 :o OHOH deve ter sido o review mais completo de um set que já vi em toda a minha vida. Bom trabalho :-)d ;D

Os sets Bionicle não são dos sets de que mais gosto pelas peças e pelos monstrinhos, mas pelos vistos andam a trazer cada vez mais e mais peças technics o que é muito bom  :-)||

marcosbessa

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 5534
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
Re:Review do set 8942- Jetrax T6
« Responder #2 em: 01 de Dezembro de 2008, 22:13:22 »
Desde já parabéns pelo review!!  :-)d

Muito completo e muito bem feito........ ;)

Quanto ao set em si, (tirando o facto de não ser grande fã de Bionicle - e imagino que já te canse um bocado "ouvir" sempre a mesma coisa), confesso que até acho estes "veículos" engraçados..... Mas para mim não têm a mesma piada que um set ou uma construção à escala minifig.... (ou microescala que para mim se revelou há bem pouco tempo algo bem interessante! ;D)

De qualquer modo, e indo de encontro à tua conclusão do review, parece-me um bom set dentro do género! ;)

figueifoto

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 778
Re:Review do set 8942- Jetrax T6
« Responder #3 em: 01 de Dezembro de 2008, 22:52:50 »
Sim!Realmente dos rewiews mais completos que alguma vi! :-)d
Mesmo para um leigo depois de ver o teu rewiew fiquei bem mais esclarecido sobre o set do que esperava ao principio!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:Review do set 8942- Jetrax T6
« Responder #4 em: 02 de Dezembro de 2008, 08:43:13 »
Grande review  :o, parabéns.

Bionicle não é muito a minha onda, mas quando vi as imagens destes veículos confesso que fiquei interessado. O porreiro é que a LEGO não vai ficar por aqui..
Vi algumas peças interessantes nesta imagem. Consegues tirar uma foto daquelas "asas" à beira de um minifig para ter a noção do tamanho?

Guiler

  • ...
  • **
  • Mensagens: 218
    • Brickshelf
Re:Review do set 8942- Jetrax T6
« Responder #5 em: 02 de Dezembro de 2008, 16:14:52 »
   

Eu não havia adicionado estas imagens no tópico ainda. Coloquei a minifig do Kit Fisto (do set 7661) para comparar o tamanho em algumas partes do veículo.

:o OHOH deve ter sido o review mais completo de um set que já vi em toda a minha vida. Bom trabalho :-)d ;D

Obrigado  ;D

Os sets Bionicle não são dos sets de que mais gosto pelas peças e pelos monstrinhos, mas pelos vistos andam a trazer cada vez mais e mais peças technics o que é muito bom  :-)||

É verdade, os veículos possuem mais peças technic do que qualquer outra figura. Mas não são só os veículos que possuem muitas peças Technic. Em 2001 (primeiro ano de Bionicle) já houve a linha dos Rahi, que embora não tivessem muitas articulações como os atuais, tinham uma relevante quantidade de peças technic (e infelizmente não foram vendidos no Brasil  :-(p ).

Desde já parabéns pelo review!!  :-)d

Muito completo e muito bem feito........ ;)

Quanto ao set em si, (tirando o facto de não ser grande fã de Bionicle - e imagino que já te canse um bocado "ouvir" sempre a mesma coisa), confesso que até acho estes "veículos" engraçados..... Mas para mim não têm a mesma piada que um set ou uma construção à escala minifig.... (ou microescala que para mim se revelou há bem pouco tempo algo bem interessante! ;D)

De qualquer modo, e indo de encontro à tua conclusão do review, parece-me um bom set dentro do género! ;)

Obrigado  :-)d E realmente, o tema Bionicle, praticamente derivado dos temas Roboriders e Slizers/Throwbots tem peças que podem parecer estranhas quanto ás peças normais de LEGO System (principalmente por detalhes, balljoints e ausência de studs). Mas eu já estava acostumado com estas peças, depois que em 2000 ganhei de presente a coleção dos Roboriderswiki. Não foi difícil se acostumar a comprar Bionicle.  :?

Sim!Realmente dos rewiews mais completos que alguma vi! :-)d
Mesmo para um leigo depois de ver o teu rewiew fiquei bem mais esclarecido sobre o set do que esperava ao principio!

Obrigado mais uma vez  ;) espero que tenha lhe ajudado a entender o set.

Grande review  :o, parabéns.

Bionicle não é muito a minha onda, mas quando vi as imagens destes veículos confesso que fiquei interessado. O porreiro é que a LEGO não vai ficar por aqui..
Vi algumas peças interessantes nesta imagem. Consegues tirar uma foto daquelas "asas" à beira de um minifig para ter a noção do tamanho?

Obrigado. E quanto as asas, eu não sei a qual daquelas peças você se referiu (o problema é que várias daquelas peças já foram usadas como asas de diferentes sets Bionicle). Mas se estiver falando sobre a peça usada nas laterais do veículo, eu já tenho uma foto:


Se não for a esta que você se refere, eu posso tirar mais fotos.
Espero ter ajudado  ;)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:Review do set 8942- Jetrax T6
« Responder #6 em: 02 de Dezembro de 2008, 20:02:00 »
Obrigado pela foto, mas não são essas :)

São umas mais pequenas que na foto que indiquei estão mesmo ao lado da 3ª e 4ª peça (a contar de cima) que tem a barra vermelha.

Guiler

  • ...
  • **
  • Mensagens: 218
    • Brickshelf
Re:Review do set 8942- Jetrax T6
« Responder #7 em: 02 de Dezembro de 2008, 21:13:38 »
Obrigado pela foto, mas não são essas :)

São umas mais pequenas que na foto que indiquei estão mesmo ao lado da 3ª e 4ª peça (a contar de cima) que tem a barra vermelha.

Já percebi quais são:


Eu acho que estas peças em forma de "asa"  ficariam bem em MOCs como mini-aviões (mas é claro, o encaixe, por ser em forma de eixo, possibilita mais uma construção Technic do que system) devido ao design.

O tamanho é praticamente o mesmo de uma minifig.

E eu acabei não postando no review, mas aqui vão algumas medidas importantes:
A figura do Antroz mede 18 cm de altura
O veículo Jetrax T6 mede 53 centímetros de comprimento (da traseira ao nariz da nave); 41cm de largura (com as turbinas abertas, de turbina a turbina) e 16 centímetros de altura.

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:Review do set 8942- Jetrax T6
« Responder #8 em: 02 de Dezembro de 2008, 21:19:42 »
Obrigado pela foto, mas não são essas :)

São umas mais pequenas que na foto que indiquei estão mesmo ao lado da 3ª e 4ª peça (a contar de cima) que tem a barra vermelha.

Já percebi quais são:


Eu acho que estas peças em forma de "asa"  ficariam bem em MOCs como mini-aviões (mas é claro, o encaixe, por ser em forma de eixo, possibilita mais uma construção Technic do que system) devido ao design.

O tamanho é praticamente o mesmo de uma minifig.

São muito fixes para construções steam-punk e apocalego.. hummmm..

E eu acabei não postando no review, mas aqui vão algumas medidas importantes:
A figura do Antroz mede 18 cm de altura
O veículo Jetrax T6 mede 53 centímetros de comprimento (da traseira ao nariz da nave); 41cm de largura (com as turbinas abertas, de turbina a turbina) e 16 centímetros de altura.

é enorme..  :o

Guiler

  • ...
  • **
  • Mensagens: 218
    • Brickshelf
Re:Review do set 8942- Jetrax T6
« Responder #9 em: 03 de Dezembro de 2008, 23:27:42 »
Essas peças são mesmo muito legais (desde que as minhas primeiras vieram com os sets 8689 e 8690, já tenho pensado em usá-las para algo do género, mas até agora não criei nada).

Quanto ao veículo, este é, de acordo com as medidas no S@H, o maior veículo entre os 3 (8941; 8942 e 8943), embora tenha menos peças do que o 8943.

tânia

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 11618
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
Re:Review do set 8942- Jetrax T6
« Responder #10 em: 04 de Dezembro de 2008, 13:49:03 »
Bom trabalho, produziste uma review muito legal!! :D

Quanto ao set parece-me muito jogavel e o veículo em si é interessante, lembram-me os podracers de SW tipo o 7171.

tânia
boas construções!

Guiler

  • ...
  • **
  • Mensagens: 218
    • Brickshelf
Re:Review do set 8942- Jetrax T6
« Responder #11 em: 04 de Dezembro de 2008, 15:28:47 »
Bom trabalho, produziste uma review muito legal!! :D

Quanto ao set parece-me muito jogavel e o veículo em si é interessante, lembram-me os podracers de SW tipo o 7171.



Obrigado  ;D
E eu também tive esta impressão desde que apareceram as primeiras imagens dos veículos, que este se parece com os Pod racers (as turbinas laterais). Mas tirando as parecenças que as turbinas laterais têm, não é tão parecido devido ao nariz da nave.