Review do set 8154
Referência: 8154
Nome: Brick Street Customs
Tema: Racers / Tiny Turbos
Ano de Edição: 2008
Número de Peças: 1021
Preço LEGO®: 69,95 EUR
Preço por peça: 0,07 EUR
Dados de compra: Matosinhos, Novembro de 2008
Instruções: Dois livros A4 (48 e 40 páginas, respectivamente)
Autocolantes: Sim (duas folhas)
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim
As peças 
Sou suspeito para classificar as peças dos sets Tiny Turbo, acho-as todas utilizáveis em outras construções. Penso porém que neste caso não será difícil argumentar nesse sentido: há peças grandes e pequenas, genéricas e especializadas, e acima de todo abundantes.
Destaco uma quantidade apreciável de “cheeses” em várias cores, os 8 painéis recurvos de vidro azulado, e as plates grandes.
A quantidade de peças sobrantes é impressionante: 34!
A construção 
Uma construção simples, e que seria sem história não fosse a demora. É certo que este é o maior set do tema lançado até hoje, e que é de esperar mais luta; mas é realmente demasiado demorado para o tipo de construção (quase só empilhar). Creio que com mais algumas peças por passo a coisa se tornaria mais entusiasmante.
O desenho 
Apesar da elegância de uma montra bem grande e arredondada, este set fica a perder por não introduzir inovações substanciais. É certo que o macaco tem um mecanismo elevatório… mas sabe a pouco.
Começa também a notar-se cada vez mais a discrepância de escala. Se nos sets anteriores do tema se notava algum esforço para compactar os edifícios, este parece claramente feito para servir minifigs – e deveria ter metade do tamanho, para encaixar bem com os carros. Como alguém comentou, “quando a publicidade nas janelas está acima da janela dum camião, algo vai mal”.
Quanto aos veículos, nota-se que foram deixados para segundo plano no set, o que é pena. Achei piada ao carro dos bombeiros “tuning”, e à carrinha branca, mas os outros têm designs já banais.
Jogabilidade 
Este é o ponto forte do set: há 8 veículos, um recorde, e há quatro acções possíveis: uma a partir da bomba de gasolina, outra no stand, ainda outra na oficina, e finalmente recorrendo ao camião para transportar veículos.
Outros 
Parece-me que faltam “greeblies”, ou seja, que os interiores quase só têm rodas para decoração. Em sets anteriores, a concentração de decorações era maior – fiquei bastante mal-impressionado com o conjunto 2 pneus+bandeira que fica fora da loja, pareceu-me redutor.
Conclusão 
Globalmente, fiquei um bocado desiludido com o set. O preço nem é muito mau (e eu apanhei-o com desconto) para quem quer peças pequenas, mas o design é tristonho. Parece quase que atingiu o limite criativo do tema, é quase um canto do cisne sustentado pelo tamanho. Sinto que a ideia poderia ter sido melhor explorada com menor tamanho mas maior concentração de inovações: afinal, ara garagem de carros personalizados, há poucas ferramentas do ofício (poderia haver uma cabine de pintura, uma linha para montar carroçarias e outra para chassis, sei lá).
Brickset:
8154Inventário Peeron:
8154