image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 10193 - Medieval Market Village  (Lida 12784 vezes)

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
[Review] 10193 - Medieval Market Village
« em: 15 de Janeiro de 2009, 17:14:15 »
Review do set 10193

 

Referência: 10193
Nome: Medieval Market Village
Tema: Castelo
Ano de Edição: 2009 (oficialmente)
Número de Peças: 1601
Preço LEGO®: 99.95 EUR
Preço por peça: 0.06 EUR
Dados de compra: S@H, Dezembro de 2008
Instruções: 2 livros A4
Autocolantes: Uma folha
Minifigs: 8
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim


 
As peças

9/10

Optei por uma classificação alta pela introdução de várias peças, das quais destaco as vacas castanhas e as “lunetas” em castanho-escuro. Abundam plates 1x1, mas também as há grandes. Há minifigs femininos e uma criança. Há frutas, plantas, animais – e relativamente baratos. Em suma, há de tudo um pouco. O único senão é alguma inadequação cromática ao set em alguns casos, por exemplo a profusão de Pearl-Light-Gold; mas se analisarmos as peças isoladamente, a classificação é sem dúvida muito alta.

A construção

8/10

A construção pareceu-me bastante simples. Há alguns elementos um bocado instáveis (a árvore, por exemplo, que beneficiaria duma base), mas de forma geral fica tudo “firme” no final da construção.

O desenho

9/10

Outro ponto muito forte deste set é o seu desenho. Por uma vez deu-se ênfase ao aspecto não-militar do ambiente medieval, e conseguiu-se captar eficazmente o colorido de uma pequena feira. Friso, pequena: há apenas uma banca de venda!
Destaco ainda os três ambientes interiores que se criaram: a oficina do ferreiro (com o mecanismo do martelo), o quarto (com uma cama muito bonita) e o fogão. Nota-se que estes pormenores foram criados em separado face ao modelo principal, embora estivesse previsto desde o início que algo iria para aquelas posições.
A mobília tem alguns aspectos fabulosos - o banquinho acolchoado do toucador é talvez o meu favorito na sua simplicidade SNOT.

Jogabilidade

10/10

A inclusão dos 8 minifigs bem diferentes cria uma dinâmica enorme! Podemos imaginar negócios, algo que corre mal, alguma confusão, os soldados a intervir... muito espaço para a imaginação. A roda d’água introduz partes móveis no set, tal como a carroça – o primeiro veículo medieval não-militar desde 1991.
Os mecanismos de abertura das casas são simples, e permitem tanto uma brincadeira voltada para o exterior como outra voltada para o interior. Há espaço público e privado – isto pode parecer uma baboseira, mas pensem bem: é ou não importante para as crianças saber diferenciar os ambientes?

Outros

10/10

A box-art é genial, numa palavra. Os sets de Castelo presentes em catálogo já tinham imagens muito apelativas, mas esta leva a palma e quiçá merecesse mesmo um prémio. A sério – muita cor, muita animação, nada de modelos solitários em cenário tristonho.

O nome de registo no Brickset está errado, bem como a imagem: apenas são visíveis 7 das 8 minifigs.

Um aparte: o Duarte estava fascinado a ver-me montar o set, portanto tive de o pôr ao colo para ele ver melhor. E não é que o garoto começa a empilhar os plates 1x1 onde eu lhe disse? :o

Conclusão

9/10

Um set definitivamente muito interessante. O seu PPPwiki leva-me a recomendá-lo como fonte de peças (e não apenas para MOCs medievais). A riqueza do próprio set leva-me a sugerir que se use para valorizar os demais sets de Castelo, criando uma pequena vila no interior e usando como inspiração para mais MOCs.

Brickset: 10193
Inventário Peeron: 10193
« Última modificação: 06 de Outubro de 2011, 12:30:00 por NaNeto »

Guiler

  • ...
  • **
  • Mensagens: 218
    • Brickshelf
Re:Review do set 10193 - Medieval Market Village
« Responder #1 em: 15 de Janeiro de 2009, 19:16:31 »
Mais um review de ótima qualidade, como sempre!  ;D

Este set está na minha lista deste ano, e é um dos primeiros que quero obter. Aqui no Brasil provavelmente não vai haver, visto que é exclusivo da S@H  :'( Mas mesmo assim, vou ver se compro por outro lugar  :D , pois é um set muito chamativo, e não custa caro (comparando seu preço por peça com outros sets do ano). Não sou fã do tema de castelo atual (fantasy era), mas gosto muito dos clássicos, e entre os novos, este é o que mais parece um clássico, além de ser bom para construções modulares  :-)d
As minifigs, como disseste, apóiam muito a dinâmica e jogabilidade do set, pois são incluídas oito diferentes  :o E é claro, o set é uma ótima fonte de peças

Grande review, e parabéns pelo set  ;)

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7034
    • my brickshelf
Re:Review do set 10193 - Medieval Market Village
« Responder #2 em: 15 de Janeiro de 2009, 22:03:36 »
Plenamente de acordo com o El_gordo :-)d
Para mim a "qualidade da variedade" de peças neste set é excelente, nota máxima mesmo. Outra coisa a que eu dou importância num set são os minifigs e nisso este set é imbatível também, estão presentes em boa quantidade, qualidade e variedade.
Gostei muito da construção da árvore, a melhor árvore num set Lego até à data. É simples mas dá um resultado muito bonito.
Quanto à caixa não posso deixar de sonhar como seria este set com uma caixa ao mesmo nível e não uma coisa descartável. Merecia uma edição de coleccionador, com uma caixa com tabuleiro removivel em plástico e espaços próprios para arrumação e destaque das melhores peças/minifigs do set ::)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:Review do set 10193 - Medieval Market Village
« Responder #3 em: 15 de Janeiro de 2009, 22:11:46 »
Bem.. também (continuo) rendido. :D

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re:Review do set 10193 - Medieval Market Village
« Responder #4 em: 15 de Janeiro de 2009, 23:14:40 »
Gostei muito da construção da árvore, a melhor árvore num set Lego até à data. É simples mas dá um resultado muito bonito.

O único senão que lhe vi foi mesmo a tendência das slopes da base se soltarem; basta colocar em cima duma baseplate que se resolve facilmente ;)

Quanto à caixa não posso deixar de sonhar como seria este set com uma caixa ao mesmo nível e não uma coisa descartável. Merecia uma edição de coleccionador, com uma caixa com tabuleiro removivel em plástico e espaços próprios para arrumação e destaque das melhores peças/minifigs do set ::)

Agora que falas nisso, é mesmo capaz de ser algo a transmitir à LEGO como feedback. Quando abordei a caixa, estava apenas a referir-me à imagem; ela é realmente... frágil. E ganhava imenso se fosse do estilo "flip-top", como é habitual em sets grandes, e como foi levado ao extremo nos anos 80.
Por outro lado, lixe-se a caixa, que o PPP é baixo e isso poderia ficar comprometido. 8)

Esqueci-me de registar uma curiosidade: os dois livros de instruções vinham "encaixados" um no outro. Não sei se foi intencional ou obra do acaso, mas o que é certo é que ao contrário do normal em sets grandes, estes não vieram amachucados! :-)d


Pedro

Edit: removida assinatura redundante... - Pedro
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2009, 00:40:14 por El_gordo »

marcosbessa

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 5534
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
Re:Review do set 10193 - Medieval Market Village
« Responder #5 em: 16 de Janeiro de 2009, 00:24:20 »
()
Esqueci-me de registar uma curiosidade: os dois livros de instruções vinham "encaixados" um no outro. Não sei se foi intencional ou obra do acaso, mas o que é certo é que ao contrário do normal em sets grandes, estes não vieram amachucados! :-)d


Pedro


Pedro

E reparaste que o papel da capa do livro 1 é diferente do livro 2?  :? Como se o livro 1 fosse realmente o principal e o 2 fosse uma continuação com a particularidade de ser "amovível" para ser possível dividir a construção.....

Uma coisa que me irritou um bocado, e que considero mesmo um aspecto negativo, foi o facto de, para simplesmente construir os 8 minifigs, ter de abrir praticamente todos os sacos! Acho que num set como este podia haver uma sequência de abertura, com sacos numerados.... Como, de resto, acontece com muitos outros sets.......

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re:Review do set 10193 - Medieval Market Village
« Responder #6 em: 16 de Janeiro de 2009, 00:46:28 »
Uma coisa que me irritou um bocado, e que considero mesmo um aspecto negativo, foi o facto de, para simplesmente construir os 8 minifigs, ter de abrir praticamente todos os sacos! Acho que num set como este podia haver uma sequência de abertura, com sacos numerados.... Como, de resto, acontece com muitos outros sets.......

Queres saber? Para mim isso é o estado normal das coisas, e até me deu mais pica misturar tudo na hora da montagem! :-)||

Tenho sentimentos contraditórios no que se refere aos saquinhos numerados. Acho que por um lado podem permitir a sequenciação ou a partilha de tarefas, mas por outro considero-os um bocado redutores da experiência LEGO - que inclui andar a remexer um lote de peças.
Uma das memórias que guardo dos meus tempos de garoto, muito antes de sonhar em coleccionar LEGO, é do "caixote das peças" em que tinha de fazer verdadeiros malabarismos para encontrar o que procurava. Na época parecia-me irritante, mas agora até associo isso a um maior amor ao hobby... 8)


Pedro

NaNeto

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4087
  • Medieval Man
    • Flickr Gallery
Re:Review do set 10193 - Medieval Market Village
« Responder #7 em: 16 de Janeiro de 2009, 02:20:21 »
Uma coisa que me irritou um bocado, e que considero mesmo um aspecto negativo, foi o facto de, para simplesmente construir os 8 minifigs, ter de abrir praticamente todos os sacos! Acho que num set como este podia haver uma sequência de abertura, com sacos numerados.... Como, de resto, acontece com muitos outros sets.......

Queres saber? Para mim isso é o estado normal das coisas, e até me deu mais pica misturar tudo na hora da montagem! :-)||

Tenho sentimentos contraditórios no que se refere aos saquinhos numerados. Acho que por um lado podem permitir a sequenciação ou a partilha de tarefas, mas por outro considero-os um bocado redutores da experiência LEGO - que inclui andar a remexer um lote de peças.
Uma das memórias que guardo dos meus tempos de garoto, muito antes de sonhar em coleccionar LEGO, é do "caixote das peças" em que tinha de fazer verdadeiros malabarismos para encontrar o que procurava. Na época parecia-me irritante, mas agora até associo isso a um maior amor ao hobby... 8)


Pedro

Concordo com o El_Gordo, não há nada como ouvir o barulhinho das peças, principalmente de noite, com o silencio é um espectáculo.

Já agora, óptimo review, só me dá ainda mais vontade de o comprar (ainda não posso gastar € nesse set).

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:Review do set 10193 - Medieval Market Village
« Responder #8 em: 16 de Janeiro de 2009, 06:58:43 »
Acho que quanto aos saquinhos não virem numerados tem mais a haver com o facto de este set não ser propriamente para os mais novos (é um 12+). A qualidade da caixa deve ter uma razão semelhante, como é para funcionar como exclusivo e vendido através da shop@home, a qualidade da caixa não é um factor decisivo na hora da compra.

Filipe Alves

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2445
  • Ainda és muito novo
    • Flickr
Re:Review do set 10193 - Medieval Market Village
« Responder #9 em: 16 de Janeiro de 2009, 11:57:35 »
"Poderá se dizer que antigamente era melhor"

Com isto, lembrei me de algumas caixas de set's technic antigos, que por grande erro foram... enfim :'(
Mas ainda reside esta separação utilizada nesses set's:


De facto, Para mi eram melhor ;)

Não acho muita piada a forma como separam as peças, por sacos numerados, criando uma ordem para a sua construção.
Já para não falar nas instruções, porquê dois livros ???

Lembro muito bem, as caixas tinham capa dupla, que protegia tipo uma vitrina, que era apenas uma película acrílica, e víamos as pecinhas ali todas... caixa de base era reforçada tipo moldura ;)

Bons Tempos ;D
Partilham da mesma opinião?


Cumprimentos

MariaSofia

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 940
  • Queres que te bata ou que te espanque???...
Re:Review do set 10193 - Medieval Market Village
« Responder #10 em: 16 de Janeiro de 2009, 12:08:02 »
Eu lembro-me muito bem dessas caixas. os meus primeiros legos eram assim.
tenho ainda uma caixa dessas de recordação por abrir é o 320 é pequenino tem 71 peças mas tem o acrilico para ver-mos as peças lá dentro
"Querem se rir vão lá para fora" autor: UPS

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re:Review do set 10193 - Medieval Market Village
« Responder #11 em: 16 de Janeiro de 2009, 13:09:28 »
Ainda tenho uma caixa destas.
Mindstorms robotics 1.5 ;D
E confesso muitas vezes dá um grande jeito.
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re:Review do set 10193 - Medieval Market Village
« Responder #12 em: 16 de Janeiro de 2009, 13:56:49 »
quero mutio este set, mas, ao mesmo tempo, não quero... é o set Castle que mais me interessou de sempre, mas é algum dinheiro e quero muitos outros

bom review Perdo

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7034
    • my brickshelf
Re:Review do set 10193 - Medieval Market Village
« Responder #13 em: 16 de Janeiro de 2009, 15:34:06 »
Esqueci-me de referir esse pormenor de os sacos não serem numerados... e ainda por cima as peças virem todas misturadas ao calhas ::)
Obriga a ter um espaço considerável para a montagem e claro demora mais tempo para se apreciar a mesma (aqui as opiniões dividem-se se calhar). No meu caso estavam a minha mulher o meu filho a montar e aqui o je é que ficou com a tarefa ingrata de procurar as peças que eles me pediam  ^:)^ enfim, tenho que lhes dar também esse pequeno prazer senão podem começar a reclamar de eu comprar tanto Lego, o que vale é que passado um bocado (demasiado quanto a mim) fartaram-se e ficou o resto da montagem só para mim. Conclusão, houve entretenimento para todos os gostos e todas as idades ;)

Guiler

  • ...
  • **
  • Mensagens: 218
    • Brickshelf
Re:Review do set 10193 - Medieval Market Village
« Responder #14 em: 16 de Janeiro de 2009, 16:59:38 »
Acho que a ausência dos números nos pacotes, e, ainda por cima, peças misturadas, deve deixar a construção mais demorada (quando é construído sozinho ainda mais), mas como a maioria das construções, acredito que seja bem divertido buscar as peças  :-)d (é claro, sets como este só devem ser montados quando há tempo vago, ou seja, não há tarefas para fazer  :D)