image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 10191: Star Justice  (Lida 1761 vezes)

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
[Review] 10191: Star Justice
« em: 21 de Janeiro de 2009, 20:38:42 »
Review do set 10191 Star Justice

 

Referência: 10191
Nome: Star Justice
Tema: Factory
Ano de Edição: 2008
Número de Peças: 895
Preço LEGO®: 69,95
Preço por peça: 7,8
Dados de compra: Shop@Home
Instruções: 2 livros inferiores a A4 (52/46 páginas respectivamente)
Autocolantes: Sim (1 folha)
Minifigs: 4
Modelos alternativos: não
Lista de peças: No livro 2 pág. 46 e na caixa


 
As peças

Uma variedade extrema peças! Como não é um set juniorizado, a abundância de peças neste set de quase 900 é enorme, em quantidades consideráveis e interessantes.
Temos uma imensidão de round dishes em várias cores e tamanhos. Cheeses em branco, preto e dark gray, sendo nesta ultima cor quase 20! Round bricks em vermelho, branco, gray e dark gray etc etc.

Destaco a BURP em dark grey, As duas canópias smoke e as rodas… São lindas!
10/10

A construção

Notam-se técnicas nada comuns em set’s Lego. Pelo facto de ser factory e ter sido desenhado por AFOL’s suponho.
Achei interessante a maneira como foram feitos os pequenos robots, o trem de aterragem da nave pequena, e o veículo de rodas.
A construção em si não é enfadonha. A parte mais chata é a da construção dos 3 pequenos robots ao início mas de resto é agradável.
9/10

O desenho

Dos três veículos o mais fraquinho é mesmo a nave pequena. A nave “grande” é espectacular, tem um grande desenho, e o veículo de rodas é simplesmente genial! É um monstro! Não se tem noção até o ver montado! A base está muito bem conseguida, o efeito dela a misturar-se com a “montanha” está muito bom! Todo o set está cheio de pormenores interessantes que o tornam bastante apelativo visualmente. Destaco as “máquinas” junto à base.


8/10

Jogabilidade

O veículo de rodas está no topo! É completamente todo o terreno pois a maneira como as rodas foram metidas permite-lhe adaptar-se ao terreno facilmente! O único senão é provavelmente a “direcção”. As rodas traseiras estão encaixadas ao veículo através de uma “turntable” 2x2, e em certos ângulos, dificulta o andamento do mesmo. Ainda assim tem um desenho fantástico, e permite destacar a célula de energia, para se poder substituir pelas outras existentes. O atrelado permite ainda transportar uma de duas das paletes com os contentores presentes no set, ou então alguns dos robots ou minifigs!
A base tem antena e lançador de mísseis que rodam em todas as direcções! No interior tem o centro de controlo, e no andar de baixo, três armas prontas para os minifigs as usarem! Temos a nave pequena que de certo modo permite recolher o “trem” de aterragem.
A nave grande é muito swoosh-like dá vontade de correr pela casa com ela na mão!
Depois temos 3 pequenos robots com aquilo que penso serem armas, e um robot “chefe” também com um tipo qualquer de arma, radar, sensor, o que for.
O set tem inúmeras possibilidades! Podem-se inventar mil e uma histórias com os seus robots, minifigs, veículos e bases.



10/10

Outros

Este set depende muito de autocolantes… Sem eles, os veículos e a base não têm painéis de controlo, não existe uma única referência a Star Justice e o set perde a sua “identidade”. É quase como um set de espaço de marca branca… O que o distingue apenas será o esquema de cores.
Aqueles minifigs ficam “despidos”. Se aqueles torsos fossem imprimidos ficariam excelentes.

Vejamos pelo lado positivo… Basta arranjar 4 cabeças e 8 mãos em cinzento claro e temos 4 estátuas para castelo!  :D Também não é mau.
5/10

Conclusão

Para mim que gosto de espaço é um set 5 estrelas!  :-)d O facto de o ter comprado em saldos ajuda muito! O preço por peça ficou muito bom, e as próprias peças que ele contém são muito boas e de fácil utilização!
A construção dos modelos é inspiradora e dá novas ideias para futuros MOC’s.

O próximo tema de espaço podia muito bem ter pegado neste Star Justice e mantê-lo durante bastante tempo. Se o nível de construção e qualidade se mantivesse tinha tudo para vingar.  ::)
9/10

Brickset: 10191
Inventário Peeron: Não tem
Mais imagens no Brickshelf
« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, 10:13:25 por LBaixinho »

LBaixinho

  • Moderador Local
  • ****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:Review do set 10191: Star Justice
« Responder #1 em: 22 de Janeiro de 2009, 18:36:25 »
Excelente review.. até começo a olhar o set com outros olhos... :D

O set foi de facto desenhado por um AFOL, o Chris Giddens. No quadro "Futuristas" temos tópicos sobre isso com links para entrevistas que ele e o Mark Sandlin (que desenhou o 10192) deram.

Acho que o principal problema do set é que o pessoal estava à espera de mais. Os dois AFOLs são conhecidos (ou eram :) ) pelas naves grandes.. e estas pequenas souberam a pouco.. O preço inicial (99€) também não ajuda muito.. :)

Suntzu

  • ..
  • *
  • Mensagens: 51
Re:Review do set 10191: Star Justice
« Responder #2 em: 22 de Janeiro de 2009, 19:23:29 »
Só é pena o logotipo e fonte "star Jusctice" seram demasiado "farçolas", poderiam ter feito algo de mais bonito.


Noro

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2182
    • Flickr
Re:Review do set 10191: Star Justice
« Responder #3 em: 23 de Janeiro de 2009, 11:28:45 »
Excelente review e gosto muito deste set. Pessoalmente achava o preço original proibitivo, agora está melhor mas com isto da crise ainda não me posso dar ao luxo de o comprar...

O que mais me interessaria no set são as técnicas de construção utilizadas pelo Chris Giddens, a ver se encontro as instruções por aí.
I'm in it for the building!

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re:Review do set 10191: Star Justice
« Responder #4 em: 23 de Janeiro de 2009, 12:21:58 »
Só é pena o logotipo e fonte "star Jusctice" seram demasiado "farçolas", poderiam ter feito algo de mais bonito.



Eu até acho que nem estão muito mal sinceramente! Parecem muito do género dos de classic space!

Guiler

  • ...
  • **
  • Mensagens: 218
    • Brickshelf
Re:Review do set 10191: Star Justice
« Responder #5 em: 23 de Janeiro de 2009, 14:07:43 »
Grande review Catarino!
Este set para mim parece muito bom, o esquema de cores e o design me fazem lembrar classic space (na minha opinião, melhor do que Mars Mission)  :-)d E com o lançamento do Space Police 3 vindo neste ano, acredito que este até pode se adequar ao tema!
Pena que os sets Factory não são vendidos no Brasil, pois este me parece interessante (mas com o preço original, não tão chamativo).