image/svg+xml

Autor Tópico: [Discussão] Ideias de Génio  (Lida 43928 vezes)

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re:Ideias de Génio - discussão
« Responder #180 em: 26 de Outubro de 2009, 15:55:32 »
posso dar a minha contribuição no debate?
parece-me que a ideia deste tópico é catalogar técnicas e soluções que podemos aplicar nos nossos MOCs. ora, "fazer um MOC desdobrável dentro duma caxia" não é algo que possomas aplicar numa criação nossa, a não ser que seja feita de raiz com esse propósito. por outro lado, o pilar, por exemplo, encaixa em muitos MOCs

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:Ideias de Génio - discussão
« Responder #181 em: 26 de Outubro de 2009, 16:02:26 »
posso dar a minha contribuição no debate?
parece-me que a ideia deste tópico é catalogar técnicas e soluções que podemos aplicar nos nossos MOCs. ora, "fazer um MOC desdobrável dentro duma caxia" não é algo que possomas aplicar numa criação nossa, a não ser que seja feita de raiz com esse propósito. por outro lado, o pilar, por exemplo, encaixa em muitos MOCs

É por isso mesmo que sou a favor da catalogação da ideia. O poder ser interessante utilizar num MOC.
Claro que se te lembrares disso a meio do MOC, muito provavelmente terás que desfazer parte ou inteiramente o teu MOC.. mas isso pode ocorrer com várias técnicas que já foram referidas...

marcosbessa

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 5534
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
Re:Ideias de Génio - discussão
« Responder #182 em: 26 de Outubro de 2009, 16:06:51 »
posso dar a minha contribuição no debate?
parece-me que a ideia deste tópico é catalogar técnicas e soluções que podemos aplicar nos nossos MOCs. ora, "fazer um MOC desdobrável dentro duma caxia" não é algo que possomas aplicar numa criação nossa, a não ser que seja feita de raiz com esse propósito. por outro lado, o pilar, por exemplo, encaixa em muitos MOCs

É por isso mesmo que sou a favor da catalogação da ideia. O poder ser interessante utilizar num MOC.
(...)

Mas isso é diferente! Estás já a especificar uma particularidade do MOC! O ser "uma caixa que quando aberta cria um cenário à semelhança dos livros desdobráveis" concordo que possa ser uma contribuição para o tópico, mas o MOC como um todo, no geral, é que não!  ;)

zeus

  • ...
  • **
  • Mensagens: 189
    • plataforma de serviços
Re:Ideias de Génio - discussão
« Responder #183 em: 26 de Outubro de 2009, 16:22:07 »
como já reparei que cada vez que sintetizar uma das ideias acabo por incluir mais uma ou duas, então anexo o pdf e agora por versão sendo que a nova é a 104.

Em relação às técnicas inicializadas pelo marcosbessa, do fim para o inicio estou na terceira... mais uns pozinhos

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re:Ideias de Génio - discussão
« Responder #184 em: 27 de Outubro de 2009, 00:34:51 »
Pois mas se já não estivesse explícito no post inicial, o próprio nome do tópico o diz: "Ideias de génio - discussão".

Não deve ser espectável que leia o tópico todo para depois perceber que afinal as coisas não estão a tomar bem o rumo do propósito original, pois não!?  ::)

Se a ideia era chamar-me a atenção para o facto de apenas se manter o interesse em técnicas, isso devia ter sido feito de forma clara para que ficasse esclarecido, e não de forma sarcástica como se estivesse obrigado a sabê-lo e tivesse cometido uma asneirola de palmatória.  :?

Peço desculpa mortymore se as minhas palavras foram tidas como ofensivas.
A escolha de smiles não foi a mais acertada, e posso dizer-te que me sentia completamente na boa ao escrevê-lo não pensando que fosse levado desta maneira.  :) Estava mesmo na descontra!  :D

Agora se me permitires dizer que acho estranho que, em algum momento desde o aparecimento deste tópico, não tenhas percorrido algum do conteúdo do mesmo e desse modo perceberes do que se tem falado, acho estranho de facto. Mas como referias e bem, a contribuição no tópico não obriga à partida a leitura do mesmo na integra.

Só estranhei como já referi, a referência do MOC em questão no tópico. Acompanho-o desde que surgiu e a tua sugestão, tendo em conta o background de conteúdos aqui tratados, parecia não se enquadrar. Facto que o marcos vem confirmar com os seus últimos posts.

Mas queria mais uma vez reforçar o pedido de desculpas mortymore!
Não quis de modo nenhum chegar a este ponto!  :-[

Mortymore

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 638
  • just4fun
    • BrickShelf
Re:Ideias de Génio - discussão
« Responder #185 em: 27 de Outubro de 2009, 12:48:20 »
@Catarino

Não penses mais nisso. Só comecei a ficar "preocupado" porque com o decorrer das intervenções parecia que eu tinha cometido algum erro ao ter colocado aqui a referência ao MOC.

Não tenho problema algum em assumir os meus erros, lamentá-los expressamente e até explicar (não é justificar) o que me levou a errar.
Mas no presente caso, mesmo com a tua discordância e do Marcos, continuo convicto que a minha proposta se enquadra perfeitamente no que está descrito como sendo o propósíto do tópico, embora compreenda que possa não se enquadrar depois na "lista" que têm eleborado. Pelos vistos o Baixinho até é da opinião que a ideia integre essa lista, mas como disse, eu apenas a propuz aqui mas não me competem considerações posteriores.

Mesmo que já tenha consultado ocasionalmente este tópico; tenho ideia que sempre que se justifique vou vendo é a compilação que deste resulta; ando por mais foruns, deste e doutros temas, e neste, tal como noutros, só consulto algumas secções com regularidade, outras ocasionalmente, e outras nem vejo. Por isso não será de admirar que possa não ter presente o rumo que um tópico possa estar a levar.

E já agora, bem sei que o MOC já tinha sido apresentado noutra secção, mas o propósito aqui é diferente certo?
Foi por isso que coloquei aqui à consideração, na zona de discussão, o MOC para potencialmente incluir nas "ideias de génio".
Agi da forma que me pareceu correcta e mais conveniente, mas se assim não resultou o meu intento, por favor ilucidem-me sobre como se deve agir perante uma situação similar, onde uma ideia aparece noutro local, mas alguém entende que deva ser presente para potencialmente incluir no "compêndio da genialidade"  ;D

Abraço

marcosbessa

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 5534
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
Re:Ideias de Génio - discussão
« Responder #186 em: 27 de Outubro de 2009, 13:03:08 »
Mortymore, agiste bem: fizeste uma sugestão no lugar certo. Ponto final!  ;)

Todos os que responderam ao tópico depois de ti, apenas se pronunciaram acerca da sugestão. Também agiram correctamente!

O tópico pretende "reunir aqui todos aqueles pormenores, técnicas, ideias e efeitos verdadeiramente de génio", sendo que não podemos reunir MOCs como um todo pela sua originalidade, senão praticametne todos os MOCs que vão sendo destacados aqui de autores estrangeiros seriam merecedores de figurar neste tópico, porque por um motivo ou outro, têm sempre algo de original e de surpreendente (daí serem destacados).

O que se pretende neste tópico é destacar algo em particular! E se a tua sugestão se prende com o conceito do MOC, isto é, o facto de ser um "livro" desdobrável, então a sugestão é mais do que válida!

Relembro:
(...)
É por isso mesmo que sou a favor da catalogação da ideia. O poder ser interessante utilizar num MOC.
(...)

Mas isso é diferente! Estás já a especificar uma particularidade do MOC! O ser "uma caixa que quando aberta cria um cenário à semelhança dos livros desdobráveis" concordo que possa ser uma contribuição para o tópico, mas o MOC como um todo, no geral, é que não!  ;)

Portanto, espero com isto ter ajudado para esclarecer eventuais dúvidas quanto ao propósito do tópico! ;)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:Ideias de Génio - discussão
« Responder #187 em: 28 de Outubro de 2009, 13:51:34 »
posso dar a minha contribuição no debate?
parece-me que a ideia deste tópico é catalogar técnicas e soluções que podemos aplicar nos nossos MOCs. ora, "fazer um MOC desdobrável dentro duma caxia" não é algo que possomas aplicar numa criação nossa, a não ser que seja feita de raiz com esse propósito. por outro lado, o pilar, por exemplo, encaixa em muitos MOCs

É por isso mesmo que sou a favor da catalogação da ideia. O poder ser interessante utilizar num MOC.
(...)

Mas isso é diferente! Estás já a especificar uma particularidade do MOC! O ser "uma caixa que quando aberta cria um cenário à semelhança dos livros desdobráveis" concordo que possa ser uma contribuição para o tópico, mas o MOC como um todo, no geral, é que não!  ;)

Exacto, acho que tanto eu como o mortymore não conseguimos passar que o destaque não era o MOC propriamente dito mas sim o "tipo", a ideia.

Biczzz

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4453
  • Fui eu que fiz os carrinhos 🚗
    • My LEGO @ Flickr
Re:Ideias de Génio - discussão
« Responder #188 em: 02 de Novembro de 2009, 22:37:14 »

Noro

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2182
    • Flickr
Re:Ideias de Génio - discussão
« Responder #189 em: 08 de Novembro de 2009, 22:21:06 »
Uma ideia simples mas que dá um ar muito original aos interiores dos edifícios, tábuas do chão na diagonal:






Imagem do "making-of"




Nathaniel Brill 
I'm in it for the building!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:Ideias de Génio - discussão
« Responder #190 em: 09 de Novembro de 2009, 06:53:40 »
Lagartas usando a peça 45590:

http://www.flickr.com/photos/28134808@N02/4070121972/

Bem.. esse tipo de lagartas deve ter uma tracção extrema :D

Uma ideia simples mas que dá um ar muito original aos interiores dos edifícios, tábuas do chão na diagonal:


Imagem do "making-of"


Nathaniel Brill 

A imagem do making off não me aparece.
Adoro a ideia, é uma maneira das coisas não estarem sempre nas orientações tradicionais.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2009, 12:50:30 por LBaixinho »

ups

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4348
Re:Ideias de Génio - discussão
« Responder #191 em: 09 de Novembro de 2009, 12:13:47 »
Tenta carregar neste link: http://j883376.mirror.waffleimages.com/waffleimages/files/87/87d448bd3ef2073830be43303e130f3a5cb53218.jpg

No fundo e uma tecnica que nao resulta com paredes com 1 brick de grossura.
Fundador da Comunidade0938!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:Ideias de Génio - discussão
« Responder #192 em: 09 de Novembro de 2009, 12:52:19 »
Tenta carregar neste link: http://j883376.mirror.waffleimages.com/waffleimages/files/87/87d448bd3ef2073830be43303e130f3a5cb53218.jpg

No fundo e uma tecnica que nao resulta com paredes com 1 brick de grossura.
Dá-me "forbidden.."  :-\

Noro

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2182
    • Flickr
Re:Ideias de Génio - discussão
« Responder #193 em: 09 de Novembro de 2009, 14:57:41 »
Só vi agora, sorry.

I'm in it for the building!

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re:Ideias de Génio - discussão
« Responder #194 em: 09 de Novembro de 2009, 16:32:22 »
No fundo e uma tecnica que nao resulta com paredes com 1 brick de grossura.

Até pode resultar, o senão é que as paredes não ficam presas ao chão tornando a coisa meio instável.
Mas não é difícil arranjar uma solução para contornar o problema. :)