image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 6242 - O Forte dos Soldados  (Lida 4625 vezes)

marcosbessa

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 5534
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
[Review] 6242 - O Forte dos Soldados
« em: 09 de Março de 2009, 14:06:37 »
Review do set 6242 - O Forte dos Soldados

 

Referência: 6242
Nome: O Forte dos Soldados
Tema: Pirates
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 367
Preço LEGO®: 49,95 euros
Preço por peça: 0,14 euros
Dados de compra: 1.º Prémio da 4ª Edição do Trivia 0937
Instruções: dois livros 21x18,5cm com 48 e 36 páginas
Autocolantes: sim
Minifigs: 6
Modelos alternativos: não
Lista de peças: sim


 
As peças
Em primeiro lugar, é impossível não reparar que o ppp é um pouco elevado, no entanto, penso que já não é uma grande surpresa para a maioria dos AFOLs. O sortido é variado q.b. e tem uma grande mais valia que é a versatilidade que as peças apresentam. Praticamente todas elas podem ser facilmente integradas em construções de outros temas. É de destacar a nova peça 60808 que é muito mais facilmente utilizável que a sua antecessora (4444). Traz bastantes plates (grandes) em reddish brown e blue! Uma nota final para a palmeira: lamento que tenham abandonado (pelo menos por agora) a outra solução com peças individuais; esta peça única é bastante limitativa.
9/10

A construção
Simples e rápida. As instruções são claras e os passos são facilmente identificados. O resultado é uma construção um pouco "mole" nas zonas de ligação entre os módulos, visto que estes estão ligados por pins technic. Mas tendo em conta que é uma construção estacionária (ao contrário de um carro, por exemplo, que se pretende mover de um lado para o outro), a questão da "estabilidade" neste caso em particular é relevada para segundo plano.
8/10

O desenho
Fiquei com a sensação: "queria mais!". Tem um desenho perfeitamente adequado ao tema, facilmente reconhecível, mas um pouco pobre/vazio. Olhando para o modelo montado, sem os minifigs colocados nas suas posições (como indicado na caixa), fica a sensação que é um espaço muito oco e parco em pormenores. O próprio modelo em si não é muito grande, no entanto, dada a forma de encaixe entre módulos, adivinha-se a possibilidade de o ampliar seja com um duplicado do set, com MODs ou até MOCs.
7/10

Jogabilidade
Aqui o set ganha pontos. Com 6 minifigs: 4 soldados e 2 piratas (um deles é o Capitão Gancho ;D), com o bónus do macaco interesseiro (que tudo faz por uma banana estranhamente encontrada numa cela......  :?), a brincadeira promete durar. Temos ainda o barco, o crocodilo, a grua e o canhão... Apesar da já comentada pobreza da construção, os minifigs e animais conferem-lhe uma grande e satisfatória jogabilidade.
9/10

Outros
O set traz alguns autocolantes (que eu não coloquei por opção pessoal) mas a meu ver, nada perde sem eles. É certo que os vestígios de degradação do forte, conferidos pelos autocolantes de tijolo à vista, lhe dão um ar mais realista que acaba por enriquecer de alguma forma o desenho, no entanto, não me parece que seja um ganho significativo ao ponto de alterar as minhas demais opiniões supramencionadas.
7/10

Conclusão
É um bom set do tema, que promete bons momentos de diversão se todas as suas potencialidade forem exploradas. As peças que o compõem também são uma mais valia na hora da decisão de compra, no entanto o preço por peça pode fazer pensar duas vezes.
8/10

Brickset: 6242
Inventário Peeron: 6242
« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, 10:50:25 por NaNeto »

tânia

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 11618
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
Re:6242 - O Forte dos Soldados
« Responder #1 em: 09 de Março de 2009, 14:40:24 »
Ena, esta saiu rápida   :-)d
tânia
boas construções!

marcosbessa

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 5534
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
Re:6242 - O Forte dos Soldados
« Responder #2 em: 09 de Março de 2009, 15:13:31 »
Foi construído ao fim da noite de sábado em minha casa com uns amigos..... Construímos o forte e a casa 4956 em três tempos.... E ficaram todos muito impressionados com os sets! :) Para terminar a noite em grande, mostrei-lhes a minha legoficina..... Já vêem com muito melhores olhos esta obcessão pelo hobby!  ;D

Hoje foi só pegar no forte, colocá-lo ao lado do pc e escrever! ;)

P.S. Ontem arrumei a Legoficina..... Agora está bem mais apresentável! :)

eurobot

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1272
  • Kronebot
Re:6242 - O Forte dos Soldados
« Responder #3 em: 09 de Março de 2009, 15:18:46 »
 Bom review!
 O set parece fixe é pena o ppp   :-\

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:6242 - O Forte dos Soldados
« Responder #4 em: 09 de Março de 2009, 18:46:24 »
Bom review, mesmo assim estou ansioso por o montar!

ussnegreli

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1749
  • O estradeiro da turma...
    • Town Truck Brick
Re:6242 - O Forte dos Soldados
« Responder #5 em: 09 de Março de 2009, 18:48:50 »
Excelente review!  :-)d

Este set foi o que mais me agradou da linha piratas! Está na minha listinha "b" para o ano.... ::)
Visitem o blog Town Truck Brick

Guiler

  • ...
  • **
  • Mensagens: 218
    • Brickshelf
Re:6242 - O Forte dos Soldados
« Responder #6 em: 09 de Março de 2009, 21:22:38 »
Ótimo review!
Estou á espera de que este set chegue no Brasil para que eu possa comprá-lo (estou bem indeciso se eu compro este ou o 8262  ??? mas pelo que parece, só vou poder comprá-los no fim do ano ou no ano que vem). É na minha opinião um dos melhores sets do tema atual de piratas  :-)d

Eu também acho que a nova peça da palmeira é bem limitada, próxima á antiga palmeira composta por mais peças  :( Mesmo assim, o set não me decepciona em design. Eu não gosto muito de autocolantes, mas acho que estes são justificáveis: sem eles as laterais das paredes do forte seriam muito brancas, tornando o set "oco", vazio. Todavia, se as peças 60808 forem usadas para MOCs de outras coisas, não acho que os autocolantes vão servir. Ficam bem nesta ocasião, mas não em outras.

Parabéns pelo prêmio  :-)d

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:6242 - O Forte dos Soldados
« Responder #7 em: 10 de Março de 2009, 07:49:14 »
Atenção que a peça da palmeira não é propriamente nova, já tem 10 anos!

marcosbessa

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 5534
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
Re:6242 - O Forte dos Soldados
« Responder #8 em: 10 de Março de 2009, 12:51:50 »
Atenção que a peça da palmeira não é propriamente nova, já tem 10 anos!

Eu sei.... E assim como voltaram a pegar nela agora, ainda tenho esperança que voltem atrás e voltem a pegar no modelo que vinha sendo utilizado nos últimos anos.

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:6242 - O Forte dos Soldados
« Responder #9 em: 10 de Março de 2009, 12:56:22 »
Atenção que a peça da palmeira não é propriamente nova, já tem 10 anos!

Eu sei.... E assim como voltaram a pegar nela agora, ainda tenho esperança que voltem atrás e voltem a pegar no modelo que vinha sendo utilizado nos últimos anos.

A versão da palmeira composta por várias peças depois de 99 só apareceu em sets reeditados.

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re:6242 - O Forte dos Soldados
« Responder #10 em: 10 de Março de 2009, 13:14:35 »
A versão da palmeira composta por várias peças depois de 99 só apareceu em sets reeditados.

Isso prova que é possível fazê-lo...
Por acaso sinto alguma curiosidade em saber qual a razão para terem substituido as palmeiras.


Pedro

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:6242 - O Forte dos Soldados
« Responder #11 em: 10 de Março de 2009, 13:19:16 »
A versão da palmeira composta por várias peças depois de 99 só apareceu em sets reeditados.

Isso prova que é possível fazê-lo...
Por acaso sinto alguma curiosidade em saber qual a razão para terem substituido as palmeiras.

Mais barata?

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re:6242 - O Forte dos Soldados
« Responder #12 em: 10 de Março de 2009, 13:21:58 »
Mais barata?

Olha que por cada ciclo do molde se devem fazer aí umas 2 ou 3, ao passo que com a peça antiga conseguiam umas 20... não deve ser assim tão simples.


Pedro

Edit: gralhas, notadas tardiamente... - Pedro
« Última modificação: 10 de Março de 2009, 18:46:35 por El_gordo »

Guiler

  • ...
  • **
  • Mensagens: 218
    • Brickshelf
Re:6242 - O Forte dos Soldados
« Responder #13 em: 10 de Março de 2009, 16:27:09 »
Não é nova? Pensei que fosse, é a primeira vez que vi esta peça  :-\
Mesmo assim, eu acho que poderiam voltar com a palmeira composta por mais peças (utilizada pela última vez em 99) em vez desta. É improvável, mas espero.

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:6242 - O Forte dos Soldados
« Responder #14 em: 11 de Março de 2009, 09:09:23 »
Mais barata?

Olha que por cada ciclo do molde se devem fazer aí umas 2 ou 3, ao passo que com a peça antiga conseguiam umas 20... não deve ser assim tão simples.
(...)

Talvez.. era de perguntar ao Jan e aproveitar re-animar o "pergunta à LEGO" :D