image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 6243 - Brickbeard’s Bounty  (Lida 3468 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
[Review] 6243 - Brickbeard’s Bounty
« em: 21 de Março de 2009, 13:38:42 »
Review do set 6243 - Brickbeard’s Bounty
 


Referência: 6243
Nome: Brickbeard’s Bounty
Tema: Pirates
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 592
Preço LEGO®:89.95€
Preço por peça: 15,2 cêntimos de euro
Dados de compra: MiniÂncora, Março de 2009
Instruções: Dois livros A4 com 56 e 76 páginas
Autocolantes:Não
Minifigs: 7 minifigs + 1 tubarão, 1 macaco e um papagaio
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim, no fim do segundo livro de instruções


 
As peças
Mais de 15 cêntimos de PPP só é desculpado pelo aumento médio do PPP neste ano e na quantidade de peças grandes e específicas.
Outro pormenor assustador é a quantidade de peças em pearl-gold. Pessoalmente acho-as detestáveis, safam-se as grades para as janelas e portas.
Excluindo estas temos uma grande variedade de peças sem nenhuma estar em nº exagerado. Saliento as novas peças do casco que são muito interessantes e estou curioso quanto à sua aplicação em MOCs de embarcações maiores. As “cordas/escadas” não são propriamente uma novidade e apesar de não tão realistas como as antigas, são de mais fácil utilização em outros contextos. Estava à espera de uma maior variedade e quantidade de acessórios para um conjunto deste tamanho.
Os minifigs são um dos pontos de excelência, não só pela exclusividade da filha do governador e da sereia mas por que o único ponto negativo ser o nº de piratas que podiam ser mais. Facilmente isso é resolvido com a população de piratas dos outros sets do tema.
7/10

A construção
A construção está dividida em 4 partes. Parte inferior do casco e minifiguras, Parte intermédia do casco, castelo da popa e finalização do castelo, casco e mastros.
A construção é fácil de seguir e até bastante simples para um conjunto deste tamanho. No entanto saliento negativamente a colocação das velas. O tubo flexível dobra-se com demasiada facilidade na altura de se colocarem os cones por isso quase que se torna uma aventura tentar colocar tudo no sítio.
5/10

O desenho
Cumpre a sua função mas a única coisa que introduz são mesmo a popa e proa do casco.. o resto é basicamente o que já foi visto e, em algumas características, pior.
Começo pelo mais positivo, o castelo na popa. Está bem concebido e é bastante espaçoso. Gostei como foram feitas as paredes e a colocação das portas e janelas. Só acho que tanto espaço no interior merecia uns interiores mais trabalhados. Outro ponto contra é a inclusão de tantas peças em pearl-gold.
Outro ponto positivo no barco é a proa. A passagem das peças do casco para o convés está relativamente bem conseguida e a sereia é de longe um dos pontos únicos deste conjunto.
Só que logo depois da proa vem um dos pontos que acho mais negativos do conjunto. Uma cerca com duas armas que estão colocadas num ponto onde nenhum minifig chega !?!? Depois o resto do convés é ao nível da parte inferior do casco. Ganha em espaço mas perde em credibilidade e pormenor. O facto de os canhões rodarem directamente sobre os studs do casco e não sobre tiles também é um ponto negativo.
A parte inferior dos mastros é construída com peças de coluna e não com peças próprias como nos mastros dos barcos antigos. Apesar de ter torcido o sobrolho na altura da construção, a verdade é que os mastros continuam resistentes e estas peças são mais facilmente integradas em outras utilizações. A parte superior já utiliza as peças vulgares de mastro.
Um dos pontos em que fiquei mais descontente com o desenho deste barco foi a solução encontrada para a colocação das velas, os tubos flexíveis. Basta uma pequena brincadeira para que todas as velas saiam fora do sítio. Além de que se torna praticamente impossível de colocar minifiguras junto às velas para as recolher..
Ou seja, há pontos bem conseguidos e outros não tão bem conseguidos. Mas no fundo não faz esquecer os primeiros dois barcos piratas lançados pela LEGO à perto de 20 anos atrás simplesmente por estar um pouco vazio e pela pouca quantidade de gadgets.
7/10

Jogabilidade
O primeiro ponto que saliento foi mesmo antes de abrir a caixa. Na parte de trás está incluída uma cena de “romance” onde a filha do governador está nos braços do soldado seu salvador. Não tenho a certeza, mas não me lembro de ver uma cena semelhante numa caixa LEGO.
A introdução desta personagem feminina é provavelmente o ponto mais original da jogabilidade deste set.

Infelizmente toda a outra jogabilidade é a previsível. Temos os canhões; a grua que só sobe e desce.. e mal; umas velas que não dão para recolher e de cada vez que mexo nelas, enervo-me; um camarote bem criado mas vazio; e pronto.. pouco para um set deste tamanho.
5/10

Outros
Como disse antes, gosto muito das bandas desenhadas incluídas com os livros de instruções dos conjuntos Piratas deste ano. Só estranho é que, pelo menos neste caso, a banda desenhada se encontra “espalhada” por três páginas nas instruções. Uma sensivelmente a meio do primeiro livro, a segundo no fim do primeiro livro e a terceira no fim do segundo livro.
Outro pormenor é que os livros não são exactamente do mesmo tamanho e a capa é feita de material diferente.

Conclusão
Pessoalmente acho que o set cumpre, é minimamente positivo, mas esperava mais face à experiência que a LEGO tem no desenho de barcos, nomeadamente do 6285 e 6286. As novas peças para a popa e as minifigs são provavelmente a parte mais interessante e talvez o único ponto contra a sensação de “mais do mesmo”.
É essencial para quem gosta de piratas, mas não esperem grandes surpresas!
7/10

Brickset: 6243
Inventário Peeron: 6243
*posto imagens mais tarde.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2011, 10:01:40 por NaNeto »

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7034
    • my brickshelf
Re:6243 - Brickbeard’s Bounty
« Responder #1 em: 21 de Março de 2009, 14:30:08 »
Estou na expectativa (mas não muito) quanto a este set... ::)
Também acho que foi uma pena terem abandonado o fio e o sistema antigo para colocar as velas. Pensava que este método com os flex tubes fosse mais simples e fácil para os miúdos utilizarem, mas parece que não...
Outra coisa, estive a ver o inventário e é curiosa a proliferação das peças em pearl gold por tudo quanto é set recente. Neste set temos 80 peças pearl gold em 592 totais. Tanto ouro é de desconfiar... estas peças estão mesmo quase a entrar na minha lista Most Hated >:D

Guiler

  • ...
  • **
  • Mensagens: 218
    • Brickshelf
Re:6243 - Brickbeard’s Bounty
« Responder #2 em: 21 de Março de 2009, 14:41:25 »
Ótimo review!  ;D
Eu tinha certo interesse em comprar este set, mas devido ao PPPwiki e á não tão boa variedade de peças quanto poderia (tem sim peças interessantes, mas 80 peças douradas?  :o), estou pensando em comprar outro set de piratas (talvez o 6242 ou o 6253).

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:6243 - Brickbeard’s Bounty
« Responder #3 em: 22 de Março de 2009, 20:54:35 »
Pasta do BS com imagens do conjunto. Link para ver no CoolIris.

Destaco estas:


Quem dispara estas armas?


Aqui dá para perceber a colocação das velas. Sim, saem facilmente do sítio. O pequeno guindaste também é muito limitado.


Espaço à fartazana, pena que podiam ter "decorado" mais...


O interior também é espaçoso, pena que poderiam ter colocado mais pormenores.


Mas a popa do barco é muito gira, gosto muito.

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7034
    • my brickshelf
Re:6243 - Brickbeard’s Bounty
« Responder #4 em: 22 de Março de 2009, 22:22:41 »
Aqui está uma foto deste set que ilustra o que referi acima:
http://www.brickshelf.com/gallery/dsvelte/6243/b-goldmehearties.jpg

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re:6243 - Brickbeard’s Bounty
« Responder #5 em: 22 de Março de 2009, 22:24:52 »
Aqui está uma foto deste set que ilustra o que referi acima:
http://www.brickshelf.com/gallery/dsvelte/6243/b-goldmehearties.jpg

Acho que posso encolher os ombros a todas as peças excepto o baú :o


Pedro

ups

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 4348
Re:6243 - Brickbeard’s Bounty
« Responder #6 em: 22 de Março de 2009, 22:35:41 »
Algo me diz que os miudos até que gostam.. qq coisa Dourada tem algum "valor extra".
Fundador da Comunidade0938!

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:6243 - Brickbeard’s Bounty
« Responder #7 em: 23 de Março de 2009, 06:08:24 »
Sim, se calhar os miúdos gostam... mas quando são raras..

Realmente o baú é a pior delas.. e na 6241 também aparece assim. No 6242 já se safa que é em castanho normal.


El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re:6243 - Brickbeard’s Bounty
« Responder #8 em: 23 de Março de 2009, 10:33:59 »
Já agora: porque há só dois canhões?

Tanto o 6285 como o 6286 tinham 4 canhões, independentemente do arranjo no convés. Este barco é somítico... >:(


Pedro

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:6243 - Brickbeard’s Bounty
« Responder #9 em: 23 de Março de 2009, 10:52:59 »
Já agora: porque há só dois canhões?
Três
Tanto o 6285 como o 6286 tinham 4 canhões, independentemente do arranjo no convés. Este barco é somítico... >:(
meio...

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re:6243 - Brickbeard’s Bounty
« Responder #10 em: 23 de Março de 2009, 11:57:03 »
Já agora: porque há só dois canhões?
Três

Aquele canhão à popa é hilariante ::)


Pedro

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:6243 - Brickbeard’s Bounty
« Responder #11 em: 23 de Março de 2009, 11:59:42 »
Já agora: porque há só dois canhões?
Três
Aquele canhão à popa é hilariante ::)

O pior é que não há nada a travar que ele rode os 360º...

tânia

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 11618
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
Re:6243 - Brickbeard’s Bounty
« Responder #12 em: 23 de Março de 2009, 16:13:11 »
Bem, gostei bastante da popa, isso sem duvida. Está bem feita e bonita.

As armas que o Baixo refere na primeira foto da review são para serem disparadas pelas alminhas retorcidas que vagueiam pelo espírito do barco - é que não consigo chegar a outra solução  :D

O pearl gold veio, IMO tornar tudo bem mais feiote...mas os gostos, embora muito duvidosos, não se discutem...
tânia
boas construções!

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7034
    • my brickshelf
Re:6243 - Brickbeard’s Bounty
« Responder #13 em: 29 de Abril de 2009, 23:08:09 »
Montei hoje este set
 ;D :) ??? :( ^:)^

Concordo com os pontos menos bons apontados:
As velas não ficam muito bem com este novo sistema, nada a ver com a fotografia;
A parte da roda do leme está demasiado simplista;
A grua é ridícula;
Não há acesso à parte de cima da popa (onde está o leme);
O barco é muito baixo, não existe um convés;
...
Os pontos fortes:
Os minifigs, principalmente as figuras femininas;
A popa / cabine do capitão;
O facto de incluir também soldados;
A jogabilidade (o meu filho adorou o tubarão e a sereia)
As cores;
...
Em conclusão, não tem nada a ver com os barcos do passado, mas os tempos também são outros, hoje é tudo mais simples e juniorizado, não é só na linha Pirates. Só tenho é pena que a relação preço/peças não seja melhor.

Francisco

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3449
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
Re:6243 - Brickbeard’s Bounty
« Responder #14 em: 06 de Maio de 2009, 21:20:35 »
tambem tenho este set mas sinceramente nao me diz muito mas por acaso ate o tenho montado... comprei-o mais pelo preço, pois arranjei-o por 60€... ;)