image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 4995 - Cargo Copter  (Lida 2817 vezes)

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
[Review] 4995 - Cargo Copter
« em: 09 de Abril de 2009, 15:33:16 »
Review do set 4995 - Cargo Copter

 

Referência: 4995
Nome: Cargo Copter
Tema: Creator
Ano de Edição: 2008
Número de Peças: 272
Preço LEGO®: 19.95
Preço por peça: 7.3 cêntimos
Dados de compra: Prémio Trivia
Instruções: 2 Livros
Autocolantes: não
Minifigs: não
Modelos alternativos: Avião e Lancha
Lista de peças: Sim


 
As peças

Bem, este é um set Creator portanto as peças são o mais generalistas possível. No entanto faço alguns destaques. Bastantes plates 1x1 em azul(x7) e branco(x10) e plates em grande quantidade de cores diversas.
Imensas asas de vários tamanhos também em cores bastante variadas. Azul(x7) pretas(x8) brancas e cinza claro. Existem também peças em dark blue, para mim foram novidade! 2cheeses duas slopes e duas tiles 1x6. Provavelmente nunca lhes darei uso até conseguir arranjar um lote mais consistente desta cor.
Por fim a pérola da companhia a 61100cx1. Consigo imaginar-lhe diferentes usos. É bastante rara pois só existe em 2 set’s. Confesso que não me importava de arranjar mais uma ou duas.

No geral, nada por aí além, é um set para encher stock.

5/10

A construção

Uma dor de cabeça para começar! O 1º livro de instruções tinha como primeiras páginas de instruções do modelo principal, os primeiros passos do modelo alternativo, o avião. Tive de fazer o download das instruções no site da Lego para poder começar com o helicoptero. Seguiu reclamação para a Lego, e eles mandaram-me um livro de instruções de substituição! Nem tinha feito menção de que pretendia recebê-lo mas ainda assim mandaram, estiveram bem portanto. A construção do helicoptero foi de fácil execução. Empilhar peças e algum SNOT pelo meio, mas muito pouco. O que mais deu dores de cabeça foi conseguir atar o fio tanto ao gancho, como á rodinha onde ele se enrola. Para cima de 5 minutos sem que se soltasse ao puxar…
De referir que tinha um passo de retirar peças! Interessante.
A 61100cx1 aqui servia para baixar a carga, e ao carregar o butão puxá-la de novo para cima.

Também cheguei a experimentar o avião e a construção também foi bastante tranquila sem grandes dificuldades.
A 61100cx1 aqui dava-se á corda, para depois se carregar no botão e ver a hélice do avião a rodar. Muito giro.

7/10

O desenho

O helicóptero pareceu-me muito bem! Inicialmente parecia frágil com as “pernas” que seguram as rodas, tão finas. Mas acabou por se revelar bastante sólido.

O avião contudo captou-me mais a atenção. Todo ele é muito coerente, e dos dois, foi o modelo que tive montado mais tempo. Peca no entanto por ter um aspecto demasiado multicolor. Acredito que com as peças disponíveis era praticamente impossível fazer melhor (pensei eu) até que resolvi fazer umas modificações apenas com as peças do set e consegui pô-lo mais homogéneo, embora não estivesse perfeito.

7/10

Jogabilidade

É boa. Podemos brincar com a carga do helicoptero que sobe e desce, ou rodar a hélice do avião enquanto o levamos pelo ar a dar umas voltas.
Estes dois modelos são bastante apelativos para se fazerem um MOD para levarem minifig’s aumentando ainda mais o potencial da brincadeira.

8/10

Outros

O único senão para mim foram mesmo as instruções deficientes. Para além do problema das instruções do modelo principal, a lista de peças só aparecia a meio.

4/10

Conclusão

Como oferta soube-me mesmo bem. Como compra, nunca avançaria para este set, e acho que nem em saldos por metade do preço. As peças não são nada de especial e não acrescentam muito a uma colecção minimamente composta.
Talvez como oferta para começar a aliciar crianças ao mundo Lego pode dar resultado!

6/10

Brickset: 4995
Inventário Peeron: 4995

tânia

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 11618
  • Ditadora...olha, decide tu!!
    • Pasta do brickshelf
Re:4995 - Cargo Copter
« Responder #1 em: 15 de Abril de 2009, 15:00:07 »
Vens confirmar algo que já tinha reparado aqui (http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?i=2864217), que é um set muito dedicado às crianças e com uma alta jogabilidade.
tânia
boas construções!

marcosbessa

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 5534
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
Re:4995 - Cargo Copter
« Responder #2 em: 15 de Abril de 2009, 19:24:31 »
Quando vi este set a metade do preço numa certa loja ainda ponderei comprar...... Mas de facto nem sequer o sortido de peças me convenceu!  :P

No entanto, parece-me ser uma óptima fonte de peças para Classic Space!

ussnegreli

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1749
  • O estradeiro da turma...
    • Town Truck Brick
Re:4995 - Cargo Copter
« Responder #3 em: 15 de Abril de 2009, 23:56:26 »
Particularmente gostei muito deste set, dei um jeitinho e consegui colocar um minifig na cabine, ficou apertado mas está lá  ;D

Para quem quiser ver tirei umas fotos aqui
« Última modificação: 15 de Abril de 2009, 23:58:17 por ussnegreli »
Visitem o blog Town Truck Brick

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:4995 - Cargo Copter
« Responder #4 em: 16 de Abril de 2009, 10:39:05 »
Interessante a versão do negrelli, mas mais interessante seria ver uma versão mesmo à escala minifig :)

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re:4995 - Cargo Copter
« Responder #5 em: 16 de Abril de 2009, 11:48:35 »
Interessante a versão do negrelli, mas mais interessante seria ver uma versão mesmo à escala minifig :)

Achas que está muito longe da escala?

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:4995 - Cargo Copter
« Responder #6 em: 16 de Abril de 2009, 11:54:31 »
Interessante a versão do negrelli, mas mais interessante seria ver uma versão mesmo à escala minifig :)

Achas que está muito longe da escala?

Sim.



a menos que a LEGO quisesse representar esta versão.


Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re:4995 - Cargo Copter
« Responder #7 em: 16 de Abril de 2009, 13:57:26 »



a menos que a LEGO quisesse representar esta versão.



Lol, acho que é mais a segunda versão  :D

Não estou a ver a LEGO fazer versões militares do helicóptero, nem ter ideia de querer transportar por baixo um tanque como o que vês na primeira imagem.

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:4995 - Cargo Copter
« Responder #8 em: 16 de Abril de 2009, 13:59:43 »
Ahh, mas eu não estava à espera de um set da LEGO assim, mas sim de um MOD de um AFOL :D

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re:4995 - Cargo Copter
« Responder #9 em: 16 de Abril de 2009, 18:34:37 »
Ahh, mas eu não estava à espera de um set da LEGO assim, mas sim de um MOD de um AFOL :D

Ah pronto :D

Se bem que com o esquema de cores presente no set, teria de ser um MOC inteiramente novo de raiz (para fazer a hipótese militar) e aí perder-se-ia o conceito de MOD acho.

Como MOD acho mesmo que o mais exequível será a 2ª hipótese, e acho que o set está bastante próximo da escala pretendida!  :)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:4995 - Cargo Copter
« Responder #10 em: 16 de Abril de 2009, 18:45:31 »
Ahh, mas eu não estava à espera de um set da LEGO assim, mas sim de um MOD de um AFOL :D

Ah pronto :D

Se bem que com o esquema de cores presente no set, teria de ser um MOC inteiramente novo de raiz (para fazer a hipótese militar) e aí perder-se-ia o conceito de MOD acho.
(...)

Ao apresentar o militar como exemplo não estava a dizer que o MOD teria que ser também militar, foi simplesmente o primeiro que me apareceu. Aliás, pelo que sei também há helis daquele modelo sem serem militares.

Basicamente seria o heli do set, mas um pouco maior. Tipo caberem dois minifigs no cockpit.