image/svg+xml

Autor Tópico: Manuais dos Sets  (Lida 993 vezes)

Seraph

• .....
  • ...
Manuais dos Sets
« em: 04 de Novembro de 2014, 19:29:27 »
Boas,

Encontrei manuais de alguns sets que tinha (e que ainda tenho, embora todos em peças) anteriores à minha DA... Manuais de sets dos anos 80 e 90, que foram guardados em gavetas, caixas, dossiers, etc... e actualmente o estado deles não é o melhor naturalmente...
Lembro-me de ler noutro tópico alguém (não sei se o LBaixinho) a "gabar-se" que tinha os manuais todos muito bem organizados  ;D

Gostaria de ouvir as vossas opiniões e experiências com os manuais LEGO... guardam os manuais que acompanham os sets ou preferem ter apenas a versão digital do mesmo? onde guardam? que cuidados têm?

Moyalmas

• ....
  • Fan de LEGO
Re: Manuais dos Sets
« Responder #1 em: 04 de Novembro de 2014, 20:13:19 »
Guardo todas as instruções, desde as mais simples dos anos '80, '90 (lembram-se daqueles desdobráveis, mesmo para um set com meia dúzia de peças?), até aos Technic, Piratas das Caraíbas, etc & tal

Tenho duas pastas onde guardo cada um dentro duma "mica" de plástico, separados por temas (não gosto de furar as instruções originais :) )

Mesmo os sets que vou recuperando e que vou apenas tendo as instruções em cópia, de vez em qdo lá faço uma compra no BL onde o vendedor tem umas instruções originais (em bom estado) e substituo as cópias por originais.

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #2 em: 04 de Novembro de 2014, 20:37:34 »
Eu tenho uma caixa de resmas A4 onde coloco todos os manuais e catálogos Lego, antigos e novos. Ficam arrumadinhos e a dimensão da caixa é apropriada aos manuais grandes.
Nuno Ferreira

brunorafael

• .....
  • In a world made of glass I feel like abs
« Responder #3 em: 04 de Novembro de 2014, 20:46:47 »
Eu utilizo a caixa do big ben ;D
Tem as dimensões certas pra as instruções que tenho.
"Everything is bricks."- quote from a minifig about the state of the world right now.

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #4 em: 04 de Novembro de 2014, 21:14:32 »
À semelhança do Moyalmas guardo os meus livros de instruções, bem como os folhetos que existiam antigamente, em pastas de argolas com micas. Também não gosto de os furar. O problema é que neste momento devo bem mais de 10 capas :)
No início também as guardava por temas, mas neste momento estão mesmo por referência. É mais fácil encontrar.

Patriota66

• ...
  • **
  • Eh pá gosto mesmo disto...
« Responder #5 em: 04 de Novembro de 2014, 21:18:38 »
Eu também guardo as minhas micas, mas coloco cartões, para elas não ganharem a curvatura de estarem guardadas na vertical.

Seraph

• .....
  • ...
« Responder #6 em: 05 de Novembro de 2014, 16:00:41 »
Pois também já me passou guardar os manuais em micas, o problema é que se guardar a capa na vertical o peso do manual rapidamente estraga os furos e lombada da mica...

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #7 em: 05 de Novembro de 2014, 17:06:44 »
Se colocares um por mica, aguenta bem.

Patriota66

• ...
  • **
  • Eh pá gosto mesmo disto...
« Responder #8 em: 05 de Novembro de 2014, 17:21:05 »
Exacto. Eu só coloco o cartão quando quero guardar mais do que um dos livros por mica. E funciona bem.

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #9 em: 05 de Novembro de 2014, 20:18:18 »
Se colocares um por mica, aguenta bem.
Olha que há manuais bem pesados. Acho que um dossiers foram das piores invenções de sempre :/ Mas isto sou eu que sou estranho :D
Nuno Ferreira

NPimenta

• .....
    • NP Collection
« Responder #10 em: 05 de Novembro de 2014, 22:18:39 »
Eu para já tenho os mais pequenos dentro da caixa do set do de lorean, mas já está a ficar cheia, junto dos polybags e das saquetas das minifiguras

Os maiores tenho dentro de uma mica em outra caixa.

Mas não desgostei da ideia da pasta/mica

Seraph

• .....
  • ...
« Responder #11 em: 10 de Novembro de 2014, 12:44:44 »
Olha que há manuais bem pesados. Acho que um dossiers foram das piores invenções de sempre :/ Mas isto sou eu que sou estranho :D

Somos dois estranhos então, também não gosto de dossiers  ;D Tenho dossiers em que na mesma mica coloco várias folhas e ao fim de algum tempo lá está a mica toda lixada, também pode dever-se a comprar daquelas mais baratas, de marca branca  :?

Mas vendo que dos métodos apresentados é aquele que garante maior preservação e melhor organização dos manuais vou optar por fazer o mesmo ^:)^

Monforte

• ....
« Responder #12 em: 10 de Novembro de 2014, 14:16:36 »
O problema das capas de argolas é que aqui quase só há capas com 2 argolas centrais, se usarem capas de três ou quatro argolas mesmo as micas mais baratas comportam-se muito melhor. Outro truque é usar a capa sempre cheia (nem que seja com uma lista telefónica lá dentro) e abrir somente na horizontal.

Eu para já também ainda tenho tudo em uma caixa mas brevemente vou começar a ordenar em capa por número de set.

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #13 em: 10 de Novembro de 2014, 14:27:45 »
Sim, a maior parte das capas que tenho são de apenas duas argolas.
Não tinha reparado na questão de ter as capas cheias. Realmente as minhas quando estão cheias, as micas não tem tanta tendência para dobrarem.