image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 5972 - Space Truck Getaway  (Lida 2101 vezes)

LBaixinho

  • Moderador Local
  • ****
  • Mensagens: 50482
    • Oficina dos Baixinhos
[Review] 5972 - Space Truck Getaway
« em: 27 de Junho de 2009, 16:02:22 »
Review do set 5972 - Space Truck Getaway

 

Referência: 5972
Nome: Space Truck Getaway
Tema: Space Police (III)
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 282
Preço LEGO®:29,95 euros
Preço por peça: 10,6 cêntimos
Dados de compra: TRU, Junho de 2009
Instruções: Livro >A5 com 60 páginas
Autocolantes: Sim
Minifigs: 2
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim


 
As peças
Essencialmente peças negras e nos dois tons de cinza. Depois temos o branco para o canhão, algum castanho para pormenores, amarelo para o contentor, dois brick 1x8 em vermelho e várias tonalidades transparentes. O preto é que se destaca, apesar da maior parte dos pormenores estarem noutras cores (claro que ignorei o contentor neste comentário). Mais uma vez, a maior parte das peças são facilmente utilizáveis em MOCs do mesmo tema. Temos peças para greeblies, para motores, para asas, etc.
Quanto às peças em si, destaco quatro 61800, três das novas bb402 e os oito grandes paíneis amarelos (1x6x5) que dão sempre jeito.
Os minifigs são decentes. O polícia utiliza botija de oxigénio com um capacete sem queixo. Fica um pouco incoerente mas a nível estético prefiro esta opção. O alien tem dois olhos. Um na cabeça à ciclope e outro a meio do torso :). Gosto particularmente do capacete e acho ideal para um MOC pós-apócaliptico.
O PPP é de 10,6 cêntimos o que está mais ou menos em linha com o resto dos conjuntos do tema.
8/10

A construção
A primeira fase da construção engloba a cabine do camião (ops, nave?) e o suporte para o contentor e canhão espacial. A segunda fase é composta pelo contentor, canhão e mais alguns pormenores no camião. A terceira fase é dedicada às 4 asas/motores do veículo. Exceptuando um erro no livro de instruções, toda a construção é simples só sendo chata porque existe vários componentes que são construídos em espelho.
A página 19 possui um pequeno erro. Mostra que é necessário a saqueta nº 1 para a segunda parte da construção (quando deveriam ser indicadas as duas saquetas nº 2).
6/10

O desenho
Espetacular.
A ideia de pegar em formas de veículos actuais e colocar uma roupagem agressiva e futurista além de bem conseguida está bem aplicada. O veículo está recheado de pormenores bem aplicados. Os greeblies nos motores, o agressivo pára-choques frontal, a parecença com os grandes trucks norte-americanos, o canhão (que pelo estilo, indica ser roubado aos polícias), as chamas apesar de não coerentes dão um ar bem porreiro, etc.
No entanto há alguns pormenores não tão bem conseguidos. A parte de baixo do veículo é inexistente; as chaminés saem facilmente do lugar; uns espelhos retrovisores inúteis e uma cabine com um interior pequeno (só dá para um ocupante) e ridiculamente vazio. Pormenores que não deixam alcançar a perfeição. Alguns (como o fundo) percebe-se por limites orçamentais, mas noutros acho que se poderia ter trabalhado mais.
Outro pormenor é a necessidade dos autocolantes para tornar o amarelo do contentor menos preponderante.
9/10

Jogabilidade
A ausência de um veículo policial diminui um pouco a jogabilidade deste conjunto portanto o ideal será juntá-lo ao 5971. De resto só me posso queixar do acesso ao interior da cabine, que só dá para fazer com o contentor aberto. O contentor e o canhão no seu interior é de uma enorme jogabilidade.. apesar do canhão do contentor não atirar nenhum projéctil. Sim, achei estranho a não inclusão de um canhão funcional num local que me parece ser prefeito para isso.
O factor swoosh é excelente :)
7/10

Conclusão
Exceptuando alguns pormenores, este é um conjunto acima da média. O design é excelente e só é quebrado por alguns detalhes. Muito bom para juntar aos restantes conjuntos do tema!
Já agora, pergunto-me quando começarão a aparecer MOCs desta temática/estilo!
8/10

Brickset: 5972
Inventário Peeron: 5972
« Última modificação: 25 de Outubro de 2011, 09:47:59 por LBaixinho »

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re:5972 - Space Truck Getaway
« Responder #1 em: 27 de Junho de 2009, 16:10:48 »
este já queria ver desde de que saíram as primeiras imagens
posso dizer que não fiquei desapontado. o ar agressivo do bicho assenta mesmo bem :-)d
só não gosto mesmo de ver o polícia ali pendurrado... funciona mesmo melhor com outro set a acompanhar

The-Gamer

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 688
  • O cameraman... Fraquinho!!
    • WEBFOLIO
Re:5972 - Space Truck Getaway
« Responder #2 em: 27 de Junho de 2009, 16:49:35 »
E que achas da possibilidade de modifica-lo e tornar esse "carro" espacial num carro de corridas de "morte" terrestre??  ;D
Achas que é relativamente fácil?

LBaixinho

  • Moderador Local
  • ****
  • Mensagens: 50482
    • Oficina dos Baixinhos
Re:5972 - Space Truck Getaway
« Responder #3 em: 27 de Junho de 2009, 16:53:21 »
E que achas da possibilidade de modifica-lo e tornar esse "carro" espacial num carro de corridas de "morte" terrestre??  ;D
Achas que é relativamente fácil?

As asas/motores são amovíveis e o facto de o fundo não estar trabalhado faz com que seja simples colocar uma rodas.
Só lhe falta mesmo um espaço próprio para as rodas na carroçaria.

The-Gamer

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 688
  • O cameraman... Fraquinho!!
    • WEBFOLIO
Re:5972 - Space Truck Getaway
« Responder #4 em: 28 de Junho de 2009, 02:32:33 »
Só lhe falta mesmo um espaço próprio para as rodas na carroçaria.

Pois... Tal como eu pensava... O desafio vai passar mesmo por aí, colocar umas rodas e tornar tudo harmonioso e de forma a parecer que faz parte do conjunto...

Vou tentar fazer isso mas com o 5973 Hyperspeed Pursuit!  ;D

E está pensada a compra deste também! :)

LBaixinho

  • Moderador Local
  • ****
  • Mensagens: 50482
    • Oficina dos Baixinhos
Re:5972 - Space Truck Getaway
« Responder #5 em: 28 de Junho de 2009, 08:01:20 »
Só lhe falta mesmo um espaço próprio para as rodas na carroçaria.

Pois... Tal como eu pensava... O desafio vai passar mesmo por aí, colocar umas rodas e tornar tudo harmonioso e de forma a parecer que faz parte do conjunto...

Vou tentar fazer isso mas com o 5973 Hyperspeed Pursuit!  ;D
(...)

Nesse a tarefa no véiculo preto será um pouco mais difícil. Os motores traseiro estão bem presos ao chassis. O veículo branco acho que é demasiado "nave" para poder ser adaptado :)

The-Gamer

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 688
  • O cameraman... Fraquinho!!
    • WEBFOLIO
Re:5972 - Space Truck Getaway
« Responder #6 em: 28 de Junho de 2009, 12:03:47 »
O veículo branco acho que é demasiado "nave" para poder ser adaptado :)

Nem eu estava a penssar adaptar o veículo da polícia!  ;D Só gosto mesmo dos motores!

Francisco

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3449
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
Re:5972 - Space Truck Getaway
« Responder #7 em: 28 de Junho de 2009, 22:13:33 »
este tema nao me entusiasma muito... :-\

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re:5972 - Space Truck Getaway
« Responder #8 em: 28 de Junho de 2009, 23:07:10 »
este tema nao me entusiasma muito... :-\

Não o quê?!  >:D

cromido

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2126
  • Technician
    • Brickshelf
Re:5972 - Space Truck Getaway
« Responder #9 em: 28 de Junho de 2009, 23:17:51 »
De toda esta linha, este era o set sobre o qual eu estava curioso. Porém, com ajuda da review (e inventório), vi que este set, apesar do aspecto bonito,  têm demasiadas peças que fogem ao básico, e têm uma aplicação mono-utilização (ou pelo menos não se adequam ao fim que lhes quero dar)

É sem dúvida um set bonito, mas para peças (e para mim), simplesmente não é um set bom  :(


Francisco

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3449
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
Re:5972 - Space Truck Getaway
« Responder #10 em: 29 de Junho de 2009, 18:51:26 »
este tema nao me entusiasma muito... :-\

Não o quê?!  >:D

nao sou muito apaixonado por espaço... :D

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re:5972 - Space Truck Getaway
« Responder #11 em: 29 de Junho de 2009, 21:21:48 »
este tema nao me entusiasma muito... :-\

Não o quê?!  >:D

nao sou muito apaixonado por espaço... :D

Arde no inferno!  >:D  >:D

De toda esta linha, este era o set sobre o qual eu estava curioso. Porém, com ajuda da review (e inventório), vi que este set, apesar do aspecto bonito,  têm demasiadas peças que fogem ao básico, e têm uma aplicação mono-utilização (ou pelo menos não se adequam ao fim que lhes quero dar)

É sem dúvida um set bonito, mas para peças (e para mim), simplesmente não é um set bom  :(



Onde onde? ???

cromido

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2126
  • Technician
    • Brickshelf
Re:5972 - Space Truck Getaway
« Responder #12 em: 30 de Junho de 2009, 15:48:19 »
Bricklink. Acessei a partir do Brickset. O Peeron está a ficar para trás nos inventórios, além de que cada vez mais gosto do layout do BL.

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re:5972 - Space Truck Getaway
« Responder #13 em: 05 de Julho de 2009, 10:35:25 »
Bricklink. Acessei a partir do Brickset. O Peeron está a ficar para trás nos inventórios, além de que cada vez mais gosto do layout do BL.

Também cheguei a ir procurar no bricklink! Por não ter encontrado lá na altura é que perguntei. Que estranho  ???