image/svg+xml

Autor Tópico: Technic 2010  (Lida 29457 vezes)

Mortymore

• ....
  • just4fun
    • BrickShelf
Re:Technic 2010
« Responder #30 em: 21 de Setembro de 2009, 11:44:03 »
A melhor opção seria a bateria recarregável 8878, mas o preço que custa (€60 na S@H) acaba por tornar quase ridículo gastar o dobro na fonte de energia, do que poderá custar o veículo em si, pois pelo aspecto não me parece que vá custar muito mais que a moto4 8262 cujo preço na S@H é de quase €30.

A LEGO podia era fazer na nova linha PF uma caixa para pilhas de 9v ou para pilhas de tamanho AAA, que para estes sets mais pequenos vinham a calhar, mas claro que não conto com isso.

Abraço

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
« Responder #31 em: 21 de Setembro de 2009, 11:51:46 »
A LEGO podia era fazer na nova linha PF uma caixa para pilhas de 9v

Nem me tinha lembrado disto antes, mas não dá para usar o modelo "clássico", com o cabo 9v/PF?

Pedro

Mortymore

• ....
  • just4fun
    • BrickShelf
« Responder #32 em: 21 de Setembro de 2009, 12:02:58 »
Suponho que não deve constituir problema usando o cabo adaptador 60656

Eu é que não tenho antiguidades LEGO eléctricas para poder fazer afirmações com base na experiência.  :-\

Abraço

cromido

• .....
  • Technician
    • Brickshelf
« Responder #33 em: 21 de Setembro de 2009, 19:36:43 »

Nem me tinha lembrado disto antes, mas não dá para usar o modelo "clássico", com o cabo 9v/PF?

Desde que se meta uma caixa de pilhas pelo meio, ou se faça uma modificação ao cabo 9V/PF. Sem modificação, tenho quase a certeza que não dá.

ePombo

• .....
  • Up Side Down!
« Responder #34 em: 21 de Setembro de 2009, 19:42:18 »

Desde que se meta uma caixa de pilhas pelo meio, ou se faça uma modificação ao cabo 9V/PF. Sem modificação, tenho quase a certeza que não dá.
Não daria para fazer a seguinte ligação?

CaixaDePilhas9V(que é também comando) ligada ao cabo conversor, que por sua vez este último iria alimentar os motores... assim seria com fio mas com caixa de pilhas externa não?
Nuno Ferreira

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
« Responder #35 em: 21 de Setembro de 2009, 22:19:03 »

Não daria para fazer a seguinte ligação?

CaixaDePilhas9V(que é também comando) ligada ao cabo conversor, que por sua vez este último iria alimentar os motores... assim seria com fio mas com caixa de pilhas externa não?

Quando eu falei do "modelo clássico", era à caixa de pilhas 9V que me estava a referir... ::)

Pedro

cromido

• .....
  • Technician
    • Brickshelf
« Responder #36 em: 21 de Setembro de 2009, 22:24:46 »

Pensando bem, dava para controlar os motores, desde que o receptor IR não estivesse metido ao barulho. Aí, é que precisaria de Modificação ao Power Functions Extension Cablewiki

Catarino

• .....
    • Youtube
« Responder #37 em: 21 de Setembro de 2009, 23:12:40 »
A melhor opção seria a bateria recarregável 8878, mas o preço que custa (€60 na S@H) acaba por tornar quase ridículo gastar o dobro na fonte de energia, do que poderá custar o veículo em si, pois pelo aspecto não me parece que vá custar muito mais que a moto4 8262 cujo preço na S@H é de quase €30.

A LEGO podia era fazer na nova linha PF uma caixa para pilhas de 9v ou para pilhas de tamanho AAA, que para estes sets mais pequenos vinham a calhar, mas claro que não conto com isso.

Abraço

Com o que depois é necessário investir num carregador de pilhas recarregáveis, caso não se recorra à compra de pilhas normais sempre que necessário, não compensaria apesar do custo excessivo da Sh@p? A minha única dúvida era se em termos de autonomia e "poder eléctrico" em relação à caixa de pilhas é inferior igual ou superior... Não tenho a certeza, mas já foram feitas experiencias nesse sentido certo? Alguém tem links?

Mortymore

• ....
  • just4fun
    • BrickShelf
« Responder #38 em: 22 de Setembro de 2009, 01:17:14 »
É bom não esquecer que a bateria recarregável da LEGO 8878, também necessita do seu carregador, 8887 de sua referência, e que custa módica roubalheira de €25 na S@H.

O Sariel fez uma review á bateria recarregável.

Mas basicamente basta saber as características eléctricas da bateria e naturalmente, ter a capacidade para as interpretar, mas vamos lá.

A bateria 8878 é composta por células de polímeros de Lítio, resultando numa tensão de 7.4v com capacidade para fornecer 1100mA/h

Como a caixa de pilhas 8881 pode levar pilhas recarregáveis, vamos por essa via pensar no que se pode obter dela, sabendo que leva 6 pilhas, e considerando a tensão normal de uma pilha recarregável como sendo de 1.2v, temos o resultado final de 7.2v. (Não se deixem enganar por uma diferença de 0.2v, que não se traduz em nada.) Em relação á capacidade das pilhas, hoje em dia é comum encontrarem-se pilhas com capacidades da ordem dos 2500mA/h, mas até há mais, tipo 3300mA/h.

Por aqui se vê que obtendo delas o mesmo nível de tensão, mas no mínimo conseguimos o dobro da corrente por hora, que a caixa de pilhas 8881, com pilhas recarregáveis vai durar muito mais tempo.

Agora pensem noutra coisa, pois todos estaremos habilitados a fazer este exercício, por comparação com o que acontece nos nossos telemóveis. As baterias mais tarde ou mais cedo, vão perdendo as suas faculdades, e já não carregam o que deviam e nessa altura vão começar a esgotar-se cada vez mais depressa.

Agora pergunto: Como é que vão fazer para substituir a bateria interna da 8878? Só não fica inutilizada se entretanto a LEGO apresentar alguma solução, ou vocês desenrascarem uma, porque senão... adeus €60. E o que é que custa substituir as pilhas á box 8881? Vão por exemplo a algum hipermercado e vejam os preços a que estão as pilhas recarregáveis.  ;D

Abraço

PS: Eu acho que só compraria uma bateria 8878, se de facto necessitasse da capacidade de que vem dotada de poder ajustar níveis de velocidade para um motor.

PS2: E não se esqueçam que se é uma desvantagem ter que sacar a caixa 8881 de um MOC para andar a trocar pilhas, isso pode em muitas circunstâncias ser preferível a ter que aguentar o tempo de carga que for necessário para ter uma 8878 de novo operacional. A não ser que tenham outra de reserva para trocar...  ::) Mais €60... pimba!  :P
« Última modificação: 22 de Setembro de 2009, 01:35:08 por Mortymore »

Technic

• ...
  • **
« Responder #39 em: 22 de Setembro de 2009, 02:06:25 »
Ou pilha santa pilha....... ;D ;D ;D ;D ;D

Catarino

• .....
    • Youtube
« Responder #40 em: 22 de Setembro de 2009, 10:35:49 »
@Mortymore

Obrigado pela exposição esclarecedora! Deu-me mais algumas luzes acerca do assunto! ;)
De facto, a caixa de pilhas compensa... Ainda que no exemplo que deste, não tivesses incluído o carregador das pilhas recarregáveis e, se calhar esqueceste-te que a caixa de pilhas precisa de 6 unidades  :D Portanto os valores apresentados subiriam para o dobro ou o triplo, ainda assim, abaixo da bateria :)

A bateria no entanto ocupa menos espaço o que pode ser importante em certos MOC's, pesa menos, e pode não obrigar a desmontagem parcial de um MOC para se lhe chegar e carregar (ao inverso de ser necessário mudar as pilhas à caixa).

Mas no fim de contas, forreta como sou, neste momento nunca compraria a bateria!  :D
Já no caso da caixa de pilhas o caso muda de figura. É preciso é fazer um investimento extraordinário para as pilhas recarregáveis.

Vou estudar a situação... :)

ztp

• .....
  • José Proença
    • Flickr
« Responder #41 em: 22 de Setembro de 2009, 10:46:20 »
PS: Eu acho que só compraria uma bateria 8878, se de facto necessitasse da capacidade de que vem dotada de poder ajustar níveis de velocidade para um motor.

E mesmo isto, é contornável, por exemplo, eu tenho uma caixa de bateria 8881 (e das mais antigas também) que em vez de 6 pilhas leva apenas 4, substituindo duas por dois parafusos que se encontram com a medida certa (e um limatação ajusta o que sobrar) em qualquer brico-coiso.
Até porque é mais pratico recarregar 4 pilhas do que 6 pilhas.

Alguém aqui falou também que é preciso investir num carregador de pilhas recarregáveis, mas esse investimento pode e deve ser dividido pela utilização de pilhas noutros aparelhos. E em minha casa neste momento, há algumas dezenas de pilhas espalhadas por muitos aparelhos, desde comandos infra-vermelhos dos TV e afins até brinquedos.

Mortymore

• ....
  • just4fun
    • BrickShelf
« Responder #42 em: 22 de Setembro de 2009, 12:23:07 »
... Ainda que no exemplo que deste, não tivesses incluído o carregador das pilhas recarregáveis e, se calhar esqueceste-te que a caixa de pilhas precisa de 6 unidades  :D Portanto os valores apresentados subiriam para o dobro ou o triplo, ainda assim, abaixo da bateria :)
...

Em relação ao carregador, encontras carregadores já com 4 pilhas incluídas que ficarão talvez uns €10...€15 do que comprar só as 4 pilhas.

Em relação ás 6 pilhas... assumi que saibam que a caixa de pilhas levava 6 e que sabendo o preço de 4 sabiam fazer contas.  ::)

Na verdade, para começar, e se só se pretendem 6 pilhas, então há que considerar por exemplo o carregador com 4 pilhas incluídas + 2 pilhas. Claro que há outras opções, mas não pretendo ser exaustivo.

Mas como diz o ZTP, nisto de pilas recarregáveis há que alargar os horizontes de aplicação, pois certamente todos temos muitas coisinhas em casa que delas necessitam. Quando me decidi a optar por usar pilhas recarregáveis, comprei desses carregadores que já incluem pilhas, mas um deles tive o cuidado de comprar de forma a que desse para carregar pilhas 4 AA, ou 4 AAA ou 2 de 9v. Outro carregador que tenho, dá para carregar 4 pilhas AA ou 4 AAA, mas tanto lhe posso ligar um transformador para os 230v da rede eléctrica, como um adaptador USB para que possa carregar pilhas via computador, ou um adaptador de isqueiro para o carro.
Com estes 2 carregadores não tenho problemas em colocar à carga as 6 pilhas de uma vez (até 8 dá), embora por se tratarem de carregadores diferentes, o tempo de carga de cada um deles não seja exactamente o mesmo (é mais hora menos hora). Mas há carregadores que dão para carregar mais pilhas em simultâneo e maior variedade de pilhas.

Em relação ao pseudo-controlo de velocidade proposto pelo ztp, é uma artimanha fácil de implementar, mas também só serve se pretender-mos um nível de controlo fixo a estabelecer logo à partida. É que dá-me ideia que o facto da bateria recarregável 8878 ter um encaixe para axle no botão de controlo de velocidade, pode não ser só para fixar um ajuste e ponto final. Creio que ele permitirá também implementar um sistema de retorno, ou seja, por exemplo com motor controlado remotamente (ou não) e acoplado ao tal botão de controlo, permite controlar a velocidade de um motor que esteja a ser alimentado pela bateria 8878. Não sei se me estou a fazer entender, mas como desconheço que alguém já tenha implementado um sistema assim, e eu não tenho uma bateria 8878, também não posso dar exemplos ou fazer demonstrações.  :-[
Ou seja... o ztp teria que incluir no seu MOC um braço robot que removesse pilhas e colocasse parafusos na caixa, ou os tirasse e trocasse por pilhas, para poder obter o mesmo resultado.  ;D

Abraço

PS: os links incluídos para pilhas e carregador, são só para exemplo, e julgo que não se tratando de LEGO, não estarei a violar as CDUs. Se estiver enganado, removam os links por favor e deixo desde já o meu pedido de desculpas.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2009, 12:27:53 por Mortymore »

Filipe Alves

• .....
  • Ainda és muito novo
    • Flickr
« Responder #43 em: 09 de Outubro de 2009, 18:02:21 »
Dando continuidade ao tópico  ;)

http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=404829

Alguns já conhecidos...
Cumprimentos

Francisco

• .....
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
« Responder #44 em: 09 de Outubro de 2009, 18:13:14 »
embora a colecçao nao seja ma prefiro a deste ano...