image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 7097 - Troll's Mountain Fortress  (Lida 2436 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
[Review] 7097 - Troll's Mountain Fortress
« em: 04 de Outubro de 2009, 10:26:16 »
Review do set 7097 - Troll's Mountain Fortress

 

Referência: 7097
Nome: Troll's Mountain Fortress
Tema: Castle
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 844
Preço LEGO®:99,95€
Preço por peça: 11,8 cêntimos de euro
Dados de compra: MiniÂncora, Setembro de 2009
Instruções: Dois livros A4 com..
Autocolantes: Não
Minifigs: 10 - 4 humanos (um dos quais o Rei), 4 pequenos trolls (um rei e uma feiticeira) e dois trolls grandes
Modelos alternativos: Não, no entanto o castelo pode ter várias formas devido à modularidade das secções.
Lista de peças: Sim


As peças
11,8 cêntimos não é um PPP muito atractivo para um conjunto de um tema não licenciado. Ainda para mais tendo em conta que as principais peças especiais são alguns dos minifigs.
No entanto a selecção de peças é muito boa. Os tons utilizados (cinzentos, castanhos e verde escuro) torna muito fácil a utilização de quase todas as peças. Além disso a quantidade de algumas peças muito procuradas é apreciável. Desde 38 bricks 1x2 e 20 Slope 75 2 x 1 x 3 em cinza escuro que fazem sempre muita falta em castelos e landscapes, até a uma quantidade razoável de BURPs e família.
Os minifigs também são excelentes e com uma boa variedade. Pena a variedade dos acessórios serem um pouco pobre para um conjunto deste tamanho, por exemplo, só há um escudo para os trolls.
Concluindo, apesar do PPP relativamente alto e da falta de algumas peças mais atractivas, a quantidade de peças utilizáveis é muito alta.
8/10


A construção
A construção é dividida em várias saquetas. Até aqui tudo normal se não achasse estranho a maior parte das fases utilizarem peças de saquetas com numeração diferente. Por exemplo a primeira fase pede peças da saqueta 1 e 2 e a terceira as saquetas 4 e 5. Não seria melhor nomear as saquetas com o mesmo número como acontecia nos conjuntos anteriores?
São 6 as fases de construção (apesar de haverem saquetas numeradas até 9. Portão com os minifigs e acessórios, torre lateral direita, torre lateral esquerda, muralha esquerda, muralha direita e torre central.
A construção torna-se bem rápida porque duas das fases são espelhadas das anteriores.
De estranhar que numa das fases espelhadas não são colocadas dois cornos brancos na estrutura como feito na fase espelhada, mesmo havendo peças para isso. De estranhar ainda mais o facto que essas peças não aparecem na imagem da caixa.
8/10

O desenho
A modularidade é um dos pontos fortes deste conjunto. O facto de haverem 4 módulos com hinges nos 6 existentes, torna possível uma grande quantidade de soluções de conexão entre eles.
Quanto ao design, acho o mais perto possível do ideal do tema. O ambiente é claramente de uma fortaleza encaixada no topo de uma montanha ou colina. A ideia de colocarem covis para os Trolls gigantes é óptima tanto como a inclusão de algumas BURPs e peças semelhantes para darem a sensação de relevo da montanha. De salientar também o jogo de cores muito bem conseguido. Segue-se uma pequena apreciação dos vários módulos.


O primeiro módulo é o portão, invoca perfeitamente o ar de montanha com o topo desalinhado. A inclusão de cornos, caveira de pedra e chamas dão o ar tenebroso que uma estrutura dos mão necessita. O facto do portão estar "remendado" transporta-nos para o facto de os trolls (ou orcs) serem descuidados. Implico somente com a base das chamas que poderiam ser maiores!


O segundo e terceiro módulo são compostos por partes da muralha com os covis para os trolls gigantes e as torres das catapultas. Nestes módulos o que realça são os covis dos trolls, pelo que me lembro é uma novidade em grandes fortalezas da LEGO. Estão bem concebidos e os trolls gigantes cabem perfeitamente. Por cima do covil está uma sala onde destacado o estilo da janela. No topo, encontra-se um torreão com a imprescindível catapulta. O torreão é encimado por várias ameias recorrentes terminadas em cornos. Considero, e em conjunto com as janelas, um dos pontos altos a nível estético deste conjunto. O outro lado destes módulos é uma parte da muralha que cumpre a sua função de também integrar a montanha na estrutura.


O quarto e quinto módulo são compostos pela restante muralha. Continua a boa integração de BURPs e a muralha e cumpre na perfeição a sua função.


O sexto e último módulo é composto pela torre principal. O nível inferior é composto por um covil que infelizmente não é utilizado. Muito provavelmente isso acontece por causa da escadaria frontal. Esta escadaria faz lembrar um pouco a escadaria que se encontra na Torre de Orthanc, bem como os dois "dentes" no topo da torre. No segundo nível encontra-se o laboratório da feiticeira Troll. Peca um pouco por ser demasiado simples, mas inclui duas janelas que eu gosto muito. O terceiro nível é a prisão onde se encontra o rei, é na minha opinião a parte mais fraca de todo o set. Não acho muito verosímil o facto de ter gradeamento todo à volta. Fico com pena que a prisão não tenha sido colocada no piso do covil desta torre, daria um ar de masmorra. Por fim temos o topo com os dois enormes "dentes"/ameias e com o rei troll.
9/10

Jogabilidade
A modularidade é um dos pontos fortes deste conjunto. A inclusão de vários soldados também tornam a brincadeira mais fácil, no entanto com mais uns minifigs Castle, este conjunto deverá ser uma fonte inesgotável de aventuras.
Para os mais velhos este conjunto deve ficar a matar numa montanha. Obriga a algumas simples adaptações (principalmente no sexto módulo por causa do laboratório "aberto"), mas nada que não se faça com meia-dúzia de peças.
9/10


Conclusão
Quando adquiri este set encarava-o mais como uma forma de arranjar uns minifigs porreiros e algumas peças interessantes. Confirmo que os minifigs são cinco estrelas, principalmente os trolls. Quanto às peças verifico que além de algumas peças interessantes, praticamente todas as outras são facilmente utilizáveis em MOCs Castle ou de outro tema. O que me surpreendeu verdadeiramente foi o nível estético da fortaleza encaixada no relevo da montanha. Como em qualquer conjunto LEGO, existe o ar de inacabado, no entanto, vários pormenores fazem com que o ambiente "tenebroso" seja alcançado. Outro ponto forte é a modularidade da estrutura que permite várias configurações. Anseio também que a LEGO volte ao tema ao editar um ou dois módulos para esta fortaleza.
9/10

Brickset: 7097
Inventário Peeron: 7097
Mais imagens no Brickshelf
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2012, 10:45:39 por LBaixinho »

Francisco

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3449
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
Re: [Review] 7097 - Troll's Mountain Fortress
« Responder #1 em: 04 de Outubro de 2009, 10:32:24 »
pois... o preço de facto nao é muito atractivo mas compensa...

tem 2 trol's dos grandes e mais alguns minifigs
tem peças castle excelentes
tem alguns burps
tiles e slopes :o


nao tinha ideia que fosse assim tao bom o set...

bom review e obrigado

evildead

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2808
  • I'm Still Here!
    • A minha pasta no Flickr.
Re: [Review] 7097 - Troll's Mountain Fortress
« Responder #2 em: 04 de Outubro de 2009, 17:08:22 »
Gostei de ler o review pois deu para ficar com uma ideia diferente. Não era um set que me chamava particularmente à atenção (não só pelo preço mas também pelo aspecto), mas parece que os minifigs e as peças variadas compensam...

Obrigado pelo review!

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7031
    • my brickshelf
Re: [Review] 7097 - Troll's Mountain Fortress
« Responder #3 em: 04 de Outubro de 2009, 22:37:51 »
Acho muito bem conseguida esta fortaleza, até bem melhor do que o castelo do Rei 7094.
Tem minifigs e peças bem boas, o único contra é mesmo o preço pouco atractivo.

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [Review] 7097 - Troll's Mountain Fortress
« Responder #4 em: 05 de Outubro de 2009, 06:49:46 »
O problema do preço pouco atractivo é que muito provavelmente a LEGO habituou-nos mal. Os últimos castelo tiveram sempre o preço de 100€ como referência.. e muitas vezes não tinham tantas peças e minifigs.

Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
Re: [Review] 7097 - Troll's Mountain Fortress
« Responder #5 em: 06 de Outubro de 2009, 19:03:41 »
Bom review.
O que menos me agradou foi o aumento dos castanhos e cores fora do comum, o que complica a sua colocação uniforme em certos mocs.  :?
Parece bastante mais simples que o castelo 7094, e portanto, menos atractivo para mim.
É sim, uma boa fonte de peças (embora cara em proporção).

Ok, acho que não gosto do set por ter tantos trolls, DETESTO TROLLS!!!  :P

Eínon

Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !