image/svg+xml

Autor Tópico: Como arrumam as peças?  (Lida 64529 vezes)

golfman

• .....
  • Fan de LEGO, evidentemente!
    • My Flickr
Re: Como arrumam as peças?
« Responder #510 em: 29 de Julho de 2020, 15:13:36 »
Boa tarde,

É uma solução super interessante e ainda gostei das cores sortidas.

Eu continuo fã das SUC e espero puder adquirir mais no futuro próximo quando montar a minha LEGO oficina. Vou ter algumas gavetas, mas não as tinha pensado usar para este fim, se bem que fiquei com água na boca.

No vídeo vi que ele imprima etiquetas para colocar cada "cubo" identificado. Tenho ideia que já vi aquilo algures, mas não me lembro onde e para identificar as SUC poderia ser uma ideia. Alguém me pode ajudar?

Obrigado.
LEGO, um hobby, uma paixão, sempre uma satisfação.
Fã de City e Modulares!

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #511 em: 29 de Julho de 2020, 15:21:22 »
Eu encontrei este site: 1a-topstore

De facto a vantagem do impresso 3D é aquela pega que facilita a retirada do compartimento, mas também pode estorvar para aceder à peças.
This is Comunidade 0937!!!

golfman

• .....
    • My Flickr
« Responder #512 em: 29 de Julho de 2020, 15:22:58 »
Eu encontrei este site: 1a-topstore

De facto a vantagem do impresso 3D é aquela pega que facilita a retirada do compartimento, mas também pode estorvar para aceder à peças.

Interessante.  :)

Mas não me vou perder.  :tears-of-joy:
Fã de City e Modulares!

Nine

• Moderador
    • A pasta do Brickshelf
« Responder #513 em: 29 de Julho de 2020, 15:33:41 »
No vídeo vi que ele imprima etiquetas para colocar cada "cubo" identificado. Tenho ideia que já vi aquilo algures, mas não me lembro onde e para identificar as SUC poderia ser uma ideia. Alguém me pode ajudar?

Das experiências que fiz/pensei, tens duas alternativas.

Compras uma impressora de etiquetas, que penso que foi o que ele fez (exemplo)

Medes os espaçamento das etiquetas da SUC crias um documento digital com as várias etiquetas que pretendes, imprimes e cortas.
Nine

golfman

• .....
    • My Flickr
« Responder #514 em: 29 de Julho de 2020, 15:44:30 »
Das experiências que fiz/pensei, tens duas alternativas.

Compras uma impressora de etiquetas, que penso que foi o que ele fez (exemplo)

Medes os espaçamento das etiquetas da SUC crias um documento digital com as várias etiquetas que pretendes, imprimes e cortas.

Obrigado. Tinha acabado de encontrar a mesma coisa no site que mencionas.

Vou ver qual a melhor opção para as SUC.

Muito grato
Fã de City e Modulares!

Tito

• Moderador
« Responder #515 em: 29 de Julho de 2020, 22:23:41 »
@tito mas essas caixas de várias alturas onde as viste?

Já encontrei caixas destas de 3 fabricantes europeus e todos eles apresentam várias alturas. Eu estou inclinado para os 63mm.

Sortimo InsetBoxes
Parecem ser de qualidade premium. E preço premium também. Se formos a ver são apenas caixas de plástico.

1a-topstore Insert Bins
Parecem ser baratas mas os portes são absurdamente caros. Em relação à qualidade não sei mas já vi uma imagem em que uma das caixas maiores tinha uma das faces meio arredondada.

Allit EuroPlus Inserts
A qualidade parece ser bastante boa. O preço varia muito - encontra-se a mesma peça a 27 cents numa loja e a 8 euros noutra.

Estás a pensar fazer as em impressão 3D do Alexandre Chappel

Não. O Alexandre Chappel diz que demorou centenas de horas (salvo erro, entre novembro e fevereiro) a imprimir as caixas que aparecem no vídeo. Eu não tenho impressora 3D nem tempo para investir nisto. Também poderia encomendar isto em serviços de impressão online ou mesmo locais mas tenho dúvidas se os custos compensam. Nem fiz as contas.

Em vez disso vou investir nas Allit EuroPlus 63.
Vou começar por comparar um conjunto de tem todos os tipos de caixas para perceber melhor o que consigo fazer com elas e de quantas mais vou precisar.
Depois vou pedir um orçamento a um carpinteiro para fazer um móvel de acordo com as medidas que resultarem do passo anterior.

À primeira vista também achei isso interessante. Depois de ter algumas caixas na mão vou fazer umas experiências. Quero ver se preciso mesmo de uma pega. Mas uma opção é colar a etiqueta de modo a que sobre um pouco de etiqueta (uns 5mm) acima do rebordo da caixa. Assim deve dar para levantar a caixa sem problemas.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #516 em: 30 de Julho de 2020, 07:04:19 »
Eu utilizo maioritariamente SUCs, no entanto também tenho um sistema de gavetas grandes que comprei há uns bons anos numa loja chinesa qualquer. Nessas gavetas coloco peças grandes, grandes quantidades de peças iguais e também algumas que não utilizo tanto como beams e bricks technic ou são mais específicas como portas, plantas e janelas.  No entanto como algumas gavetas estavam a ficar uma grande salgalhada comecei a dividir o conteúdo e para isso segui uma sugestão do Catarino. Caixas LEGO cortadas e coladas à medida. O resultado não é tão bonito, mas e mais barato, mais ecológico e até me divirto a fazê-las :)

ztp

• .....
  • José Proença
    • Flickr
« Responder #517 em: 30 de Julho de 2020, 08:38:25 »
Tenho estas no meu basket já há algum tempo, mas ainda não as comprei. E há variantes.

https://www.amazon.es/gp/product/B016MO6ZGK/ref=ox_sc_saved_title_4?smid=A1AT7YVPFBWXBL&psc=1

Catarino

• .....
    • Youtube
« Responder #518 em: 30 de Julho de 2020, 10:01:50 »
Por isso é que eu gosto das minhas ALEX do IKEA e abomino as SUC e equiparáveis em termos de aspeto e eficiência na hora de construir.
Para as ALEX serem perfeitas só precisavam de extender as gavetas completamente pois 1/4 da gaveta fica inacessível.
No interior tenho usado uma grande variedade de soluções desde caixas de parafusos, caixas GLIS do IKEA, as "trays" dos calendários do avento e caixas de LEGO e de cereais cortadas à altura das gavetas para criar divisórias. É um sistema que não me vai durar para sempre pois tenho divisórias que facilmente ficam a abarrotar de peças, pior ainda quando me puser a absorver na minha arrumação sets grandes com o castelo de Hogwarts ou o Saturn V.

Por mais voltas que dê a cabeça a conclusão é sempre a mesma. O sistema de arrumação perfeito LEGO tem de ter móveis feitos à medida com divisórias individuais num sistema modular como o que o Tito mostrou por exemplo, e semelhante ao que é usado na LEGO.

golfman

• .....
    • My Flickr
« Responder #519 em: 30 de Julho de 2020, 15:32:37 »
Bem @Catarino, fiquei quase chocado com o termo abomino na mesma frase que SUC.  :tears-of-joy:

Eu gosto bastante das SUC que tenho e espero vir a adquiri mais no futuro. Acho que resulta bem em cima de uma mesa que seja suficientemente funda para as ter encostadas contra a parede e ir tirando conforme necessidade.

Contudo acho que também depende da dimensão da colecção de peças que cada um tem. Para mim as gavetas nº2 ainda são suficientes para as peças que tenho em maior quantidade. Sei que não será assim para sempre, mas gosto da ideia de ver à minha frente o conteúdo das gavetas por oposição a estarem ao meu lado enquanto construo. A verdade é que neste momento ainda passa muito por suposições uma vez que não tenho LEGO oficina. As SUC que tenho estão no chão em cima dos suportes que eles vendem e aí não me dão jeito nenhum, mas foi o melhor que consegui para depois as empurrar para baixo da mesa de trabalho que tenho na sala de estar e assim ficar minimamente arrumado.

Edit: Mas gosto da forma como estes modelos acima são permutáveis entre si. No móvel que mandei construir penso que teria que medir depois de instalado para ver se em termos de altura das gavetas faria sentido e não se desperdiçaria muito espaço em altura. Pensei nas gavetas mais para arrumação de caixas de sets por abrir e pequenos modelos do que para peças para construir MOC's.
Mas fiquei curioso para saber como se faz na LEGO em que as quantidades são astronomicamente maiores.  :tears-of-joy:
« Última modificação: 30 de Julho de 2020, 15:35:28 por golfman »
Fã de City e Modulares!

Tito

• Moderador
« Responder #520 em: 30 de Julho de 2020, 19:11:04 »
Tenho estas no meu basket já há algum tempo, mas ainda não as comprei. E há variantes.
https://www.amazon.es/gp/product/B016MO6ZGK/ref=ox_sc_saved_title_4?smid=A1AT7YVPFBWXBL&psc=1

Obrigado. Não conhecia esta marca. Também têm caixas de 3 tamanhos em duas alturas.

Por isso é que eu gosto das minhas ALEX do IKEA e abomino as SUC e equiparáveis em termos de aspeto e eficiência na hora de construir.
Para as ALEX serem perfeitas só precisavam de extender as gavetas completamente pois 1/4 da gaveta fica inacessível.

Também estive a considerar as ALEX depois de ter visto o teu vídeo mas esse problema das gavetas é deal breaker para mim.
Existem uns vídeos que mostram uns truques para aumentar a abertura das gavetas mas depois ficam mais instáveis.
Em alternativa podia trocar as corrediças mas também não encontrei ninguém que fizesse isso. Talvez se encontre procurando melhor.
Outro problema foi que na altura não consegui encontrar em lado nenhum as medidas internas das gavetas.

caixas GLIS do IKEA

Até pensava que essas caixas já tinham sido descontinuadas. Vou considerar caixas dessas para as minhas gavetas de baixo que vão ser um pouco mais altas que as outras.

Por mais voltas que dê a cabeça a conclusão é sempre a mesma. O sistema de arrumação perfeito LEGO tem de ter móveis feitos à medida com divisórias individuais num sistema modular como o que o Tito mostrou por exemplo, e semelhante ao que é usado na LEGO.

Isso é encorajador. Na LEGO também usam caixas pequenas dentro das gavetas? Há fotografias disso?

Tito

• Moderador
« Responder #521 em: 30 de Julho de 2020, 19:59:55 »
Eu gosto bastante das SUC que tenho e espero vir a adquiri mais no futuro. Acho que resulta bem em cima de uma mesa que seja suficientemente funda para as ter encostadas contra a parede e ir tirando conforme necessidade.

Contudo acho que também depende da dimensão da colecção de peças que cada um tem. Para mim as gavetas nº2 ainda são suficientes para as peças que tenho em maior quantidade. Sei que não será assim para sempre, mas gosto da ideia de ver à minha frente o conteúdo das gavetas por oposição a estarem ao meu lado enquanto construo. A verdade é que neste momento ainda passa muito por suposições uma vez que não tenho LEGO oficina. As SUC que tenho estão no chão em cima dos suportes que eles vendem e aí não me dão jeito nenhum, mas foi o melhor que consegui para depois as empurrar para baixo da mesa de trabalho que tenho na sala de estar e assim ficar minimamente arrumado.

Quando comprei as minhas SUC usava-as em cima da secretária e numa das prateleiras de uma estante embutida na parede. Dava por mim sem espaço em cima da secretária muito frequentemente.
Entretanto mudei de casa e tenho uma secretária ainda maior em todos os sentidos mas queria mantê-la toda livre.

Sobre o ter a arrumação ao lado, eu acho que não me vai incomodar porque eu antes já acabava por ter as gavetas das SUC em cima da mesa enquanto precisava delas.

Adicionalmente também vou mandar fazer o móvel com rodas para que possa deslocá-lo para a posição que me der mais jeito.
« Última modificação: 31 de Julho de 2020, 14:28:42 por Tito »

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #522 em: 31 de Julho de 2020, 11:17:50 »
Sobre o sistema de arrumação da LEGO há fotos e vídeos dos módulos de gavetas e as caixinhas interiores organizadas na zona de trabalho, no entanto, creio que existe uma zona de stock mais ampla com prateleiras e caixas abertas tipo SUC à semelhança do que já vi nas Model Shops das LEGOLAND.

Escritórios:

Foto das caixinhas numa actividade da Inside Tour:

Designer vídeo da apresentaçãodo set Ship in a bottle podem ver-se as gavetas e o seu interior aos 0:02m e aos 3:39m  VER AQUI.

Dá para ver que nessa gaveta têm pelo menos 3 tamanhos (quadrado, duplo quadrado e meio quadrado) apresentam também uma zona mais alta, uma aba, para fácil retirada das caixas.

Desconheço é se isto tudo é feito à medida ou exclusivamente e se eventualmente há à venda ao público, independentemente do preço que pode ou não ser proibitivo.

hugosantos

• LEGO Ambassador
  • O Polivalente
    • Flickr
« Responder #523 em: 31 de Julho de 2020, 12:16:49 »
No final do ano passado o LCP Casper Bennedsen, Dinamarquês (que muitos conhecem do FW de Skaerbaek) colocou fotografias da sua oficina onde tem um sistema de arrumação que creio ser idêntico ao usado nas model shop das LEGOLAND, ele foi model builder na LEGOLAND por muitos anos, por isso deve ter conhecimento da marca ou do fornecedor.

É um sistema mais profissional claro e mais industrial de aspecto, mas dá para ter uma ideia.

Nota: Há ali muito canibalismo de baseplates para fazer aquela frente com as peças tipo de cada gaveta.  :P

Tito

• Moderador
« Responder #524 em: 31 de Julho de 2020, 14:42:32 »
Obrigado Hugo.
Essas caixas que aparecem dentro das gavetas até podem ser feitas pela própria LEGO. Eles têm a maquinaria toda para fazer isso.