image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 8038 - Battle of Endor  (Lida 1109 vezes)

Diaaabo

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2351
[Review] 8038 - Battle of Endor
« em: 31 de Outubro de 2009, 15:19:40 »
8038 - Battle of Endor

 

Referência: 8038
Nome: Battle of Endor
Tema: Star Wars: Original Trilogy
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 890
Preço LEGO®:109.95€
Dados de compra: Sr. Martins
Instruções: 2 livros A4 de 87 e 63 páginas.
Autocolantes: felizmente que não
Minifigs: 12, 6 dos quais exclusivos
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim



Eis um set que ao início não esperava adquirir, mas que aos poucos me foi dando vontade de o ter e agora brinco com ele todos os dias :)
 
As peças

Uma grande variedade de peças. Tiles com fartura (só das 1x4 dark blueish gray são 48 :o), muitas plates, muitas slopes e ainda algumas peças technic.

10/10

A construção

O set é construido em várias fases. Os polybags vêm numerados, com dois sacos por cada fase de construção. Começamos pelas 12 minifigs, mais o planador e a catapulta dos Ewoks, duas speeder bikes; o AT-ST e por fim, o bunker. É um set de construção simples mas com tanta coisa a fazer, torna-se demorado, apesar de não me lembrar quantas horas levei a terminá-lo.
O AT-ST é possivelmente a parte mais complexa da construção, tendo em conta que mete algum Technic e que mesmo construido como deve ser, o mecanismo de andamento não funciona lá muito bem.
O mecanismo de "explosão" do bunker é mais simples do que aparenta e é facilmente montado.

10/10

O desenho

Todo o set está excelente! A catapulta é igualzinha à do filme, bem como o bunker e todos os seus detalhes.
O AT-ST parece um pouco "afunilado" face ao original, mas face a anteriores modelos parece-me bem.
As speeder bikes na sua nova versão estão muito melhores; no entanto gosto mais do design da que vem no set 7676. Penso que a plate 2x3 por detrás do assento das novas speeder bikes serve para permitir que duas minifigs viagem na mota, como aparece na cena do filme, ao invés de todos os anteriores modelos que apenas permitiam uma minifig por speeder.
A parte interna do bunker já não é tão realista face ao filme, mas permite muita brincadeira e dá vontade de acrescentar mais um bocado à base :-)|| peca um pouco por ser totalmente aberto atrás, mas escapa.

9/10

Jogabilidade

Com 12 minifigs, dois speeders, um planador, uma catapulta, um AT-ST e um bunker que explode, brincadeira não falta neste set!
O planador dispõe de um simples sistema de bombardeamento, bastando colocá-lo num determinado ângulo para deixar cair pedras sobre os soldados do Império, tal e qual como no filme.
A catapulta é bastante forte, lançando round bricks 2x2 a uma distância superior a 1.50/2m; até agora não me lembro de ter visto nenhuma catapulta LEGO tão poderosa :D
O AT-ST, como mencionei anteriormente, padece de uma certa deficiência no mecanismo das pernas. Supostamente rodando o mecanismo alternadamente para um lado e para outro, as pernas mexem e o bicho caminha. No entanto, as pernas só mexem se não estiverem em cima de nenhuma superfície. Ainda assim, o facto de ter uma abertura superior serve perfeitamente para se recriar a cena em que um determinado Wookiee pega no condutor e o atira de lá pra fora ;D o AT-ST, que originalmente comportaria dois condutores, aqui apenas tem capacidade para transportar um minifig.
O bunker dispõe de portas que se abrem e de um sistema de molas que permite rebentar com ele, mandando as coberturas laterais a voar (e se houver minifigs por perto que não estejam bem fixas, elas vão atrás :D). A abertura das duas portas é individual, ao contrário do set 8036 onde basta rodar um dos lados para que ambas as portas abram sincronizadamente. O facto das alas laterais estarem unidas à parte central por hinges permite a abertura do bunker para se ter mais espaço para se mexer lá dentro. Existem ainda suportes para as armas, computadores e uma pequena parte do shield generator.

10/10

Outros - Minifigs

12 minifigs num só set é muita fruta, ainda mais sendo 6 delas exclusivas :-)|| temos o Han Solo, a Princesa Leia, o Chewbacca, o R2-D2, dois soldados rebeldes com uniforme camuflado, três Ewoks, dois Scout Troopers e um oficial imperial. Os Ewoks são maravilhosamente detalhados, ao contrário dos anteriores. Existe um desfasamento entre os bons e os maus, sendo que podiam ter metido uns stormtroopers extra no set. Além disso, falta aqui o C-3PO ???

9/10

Outros - Preço

Aqui é que a porca torce o rabo... 110€ ainda é dinheiro. No entanto, com a quantidade de minifigs e sobretudo exclusivos; e tendo em conta que isto é um tema licenciado, até não fica mau de todo. Como consegui o meu um pouco mais barato, não me vou queixar :-)||

10/10

Conclusão

Um excelente set, sobretudo para quem é fanático por Star Wars como eu :D se lhe juntarmos uns stormtroopers (e mesmo mais rebeldes) dos battle packs, fica ainda melhor. Próximo passo da LEGO deveria ser lançar a plataforma do shield generator :-)|| espero ver alguns displays baseados nesta cena épica do filme; e conto fazer umas pequenas modificações dentro de alguns tempos :)

10/10


Brickset: 8038
Inventário Peeron: 8038
« Última modificação: 31 de Outubro de 2009, 15:22:43 por Diaaabo »

Francisco

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3449
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
Re:8038 - Battle of Endor
« Responder #1 em: 31 de Outubro de 2009, 16:56:38 »
ja tenho um em peças... de facto e um set genial!!! em tiles  e espetacular....


realmente e um dos melhores set's star wars de sempre!!!

Diaaabo

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2351
Re:8038 - Battle of Endor
« Responder #2 em: 31 de Outubro de 2009, 17:31:11 »
Por norma não separo peças quando estou a construir sets, mas como já tinha lido que este trazia imensas tiles, meti-as de lado.. fiquei mesmo pasmado quando vi tanta tile junta :D

Francisco

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3449
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
Re:8038 - Battle of Endor
« Responder #3 em: 31 de Outubro de 2009, 18:03:26 »
tambem quando vi as tiles fiquei :o