image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] [LusOlympics - Final] "... diga ao povo que fico!"  (Lida 5244 vezes)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50489
    • Oficina dos Baixinhos
[MOC] [LusOlympics - Final] "... diga ao povo que fico!"
« em: 02 de Novembro de 2009, 00:32:45 »
"Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto, diga ao povo que fico!"

Em março de 1816, com a morte de Dona Maria I, a Louca e a elevação de seu pai a Rei de Portugal, D. Pedro recebeu o título de Príncipe Real e Herdeiro do Trono (o irmão mais velho, António Príncipe da Beira, falecera em 1801). Irrompe então a revolução constitucionalista de 1820, exigindo a restituição do Pacto Colonial e o retorno da Família Real ao reino.

D. João VI ignora-a, mas devido à pressão popular do clero, da nobreza e da burguesia portuguesa, em 1821 decide retornar à metrópole depois de cerca de treze anos no Rio de Janeiro. Em Portugal, as Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa já iniciavam a elaboração da Constituição do reino. Mas esta decisão régia foi mal recebida no Brasil.

Ao voltar à Portugal, D. João VI deixa seu filho D. Pedro I como Príncipe Regente do Brasil. Os direitos concedidos ao Brasil, entretanto, foram sendo rescindidos pelas cortes. D. Pedro I então alinha-se ao descontentamento brasileiro provocado pelas medidas portuguesas.

Preocupada com a evolução do Brasil, a elite política portuguesa pressionava as cortes que redigiam a Constituição Portuguesa a rebaixar novamente o Brasil à categoria de colónia (que tinha sido elevado à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves). Pressionado por essas cortes, D. João VI assinou um documento que abolia o título de príncipe regente do Brasil concedido a D. Pedro I. Uma ordem judicial exigiu a volta imediata do príncipe a Portugal e foi enviada uma frota ao Rio de Janeiro, destinada a repatriá-lo.

Após ter recebido um abaixo-assinado com centenas de assinaturas (conhecido como Petição do Fico), que pedia que ele permanecesse no Brasil, o regente recusou-se a embarcar para a Europa e, em 9 de janeiro de 1822, pronunciou, em um episódio que ficou conhecido como Dia do Fico, a frase histórica: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto, diga ao povo que fico!", declarando também que nenhuma ordem das cortes portuguesas seria cumprida no Brasil sem a sua autorização.



Diz-se que essa declaração foi depois dita ao povo de uma das varandas do edifício Paço-Real, agora conhecido como Paço-Imperial.

Esta declaração dá início ao processo que findará com a independência do Brasil.


(retirado e adaptado a partir da Wikipédia)



Gastei parte dos primeiros dias a preparar várias ideias. Dessas ideias avancei com uma onde fiz alguns estudos, no entanto tive-a que abandonar porque me faltavam 4 peças essenciais. Pois, deveria ter comprado mesmo o Bulldozer.  :-\
No domingo de manhã voltei a estudar novamente todas as ideias que tinha e ao avançar para o Grito do Ipiranga dei com uma passagem que falava do Dia do Fico. Pesquisei mais um pouco e descobri o Paço-Real/Paço-Imperial e decidi avançar com este edifício.
Nas pesquisas é claro que o D. Pedro utilizou uma varanda que mais tarde foi destruída. Como não encontrei nenhuma imagem dessa varanda e como ela ficava no edíficio, optei por utilizar a fachada actual.



Gostei deste projecto e tenho pena de não ter as peças necessárias para fazê-lo completo. Talvez invista algum dinheiro para fazê-lo para o próximo evento de Tomar :)



Mais imagens nesta pasta do Brickshelf ou da fico01.jpg até à fico11.jpg.
Mais tarde criarei a página no MOCPages. (http://www.mocpages.com/moc.php/163065)
« Última modificação: 30 de Novembro de 2009, 07:26:06 por LBaixinho »

LuísSantos

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1967
    • pasta no brickshelf
Re: [MOC] [LusOlympics - Final] "... diga ao povo que fico!"
« Responder #1 em: 02 de Novembro de 2009, 00:35:26 »
 :o
Estou de boca aberta a apreciar os pormenores do MOC. Acho que isso diz tudo
Abçs,
Luís "lumiosa" Santos

https://www.facebook.com/lumiosabricks
@lumiosabricks

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re: [MOC] [LusOlympics - Final] "... diga ao povo que fico!"
« Responder #2 em: 02 de Novembro de 2009, 00:37:11 »
Está ao nível de uma final!

Parabéns mais uma vez.
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

NaNeto

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4087
  • Medieval Man
    • Flickr Gallery
Re: [MOC] [LusOlympics - Final] "... diga ao povo que fico!"
« Responder #3 em: 02 de Novembro de 2009, 08:54:41 »
Está mesmo muito fixe.
A tua construção está mesmo muito fiel ao edificio.

Paymaster

  • ...
  • **
  • Mensagens: 417
Re: [MOC] [LusOlympics - Final] "... diga ao povo que fico!"
« Responder #4 em: 02 de Novembro de 2009, 08:56:03 »
 :-DP.

Muito, muito bom, é capaz de valer a pena terminá-lo.

Parabéns.
Nunca deves discutir com um estúpido, porque ele leva-ta ao seu nível e ganha por experiência

Mortymore

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 638
  • just4fun
    • BrickShelf
Re: [MOC] [LusOlympics - Final] "... diga ao povo que fico!"
« Responder #5 em: 02 de Novembro de 2009, 09:13:51 »
:-DP.

Muito, muito bom, é capaz de valer a pena terminá-lo.

Parabéns.

Subscrevo.

A fachada está muito bonita e acho que terminado dava um bom edifício para incluir "na baixa" de uma cidade.
Para além da beleza da fachada, é também uma réplica do original muito bem conseguida.

Os meus parabéns

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50489
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] [LusOlympics - Final] "... diga ao povo que fico!"
« Responder #6 em: 02 de Novembro de 2009, 09:14:44 »
Obrigado pelos comentários.

(...)
Muito, muito bom, é capaz de valer a pena terminá-lo.
(...)

(...)
A fachada está muito bonita e acho que terminado dava um bom edifício para incluir "na baixa" de uma cidade.
(...)

Estive a fazer umas contas e a menos que faça umas adaptações (cortes) fica um pouco difícil terminá-lo.
A fachada tem praticamente 90cm, o que olhando para esta imagem faz pensar que a fachada lateral teria que ter por volta de 2 metros e meio..

Por isso talvez a aproveite para um edifício com umas dimensões mais reduzidas :D

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [MOC] [LusOlympics - Final] "... diga ao povo que fico!"
« Responder #7 em: 02 de Novembro de 2009, 09:56:07 »
Adorei a construção, mas tecnicamente este episódio não une Portugal e o Brasil... é quase como dizer que Aljubarrota nos une a Espanha  >:D

Gostei bastante do efeito conseguido com o portão principal, com a varanda "encaixada" no frontão. :-)d

Esta época dá para umas construções deliciosas, não dá?


Pedro

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50489
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] [LusOlympics - Final] "... diga ao povo que fico!"
« Responder #8 em: 02 de Novembro de 2009, 10:01:06 »
Adorei a construção, mas tecnicamente este episódio não une Portugal e o Brasil... é quase como dizer que Aljubarrota nos une a Espanha  >:D
Yeps.. mas é um dos mais importantes no nascimento da nação brasileira, bem como a "fuga" da família real de Lisboa uns anos antes. O Paço Real/Paço Imperial foi um dos poucos edifícios que poderá dizer que foi o centro de duas nações. Portugal e logo a seguir o Brasil.
De qualquer maneira o pedido foi uma construção que ligue ou relacione os dois países, o que pessoalmente acho que o MOC faz isso :)

Esta época dá para umas construções deliciosas, não dá?

yeps. Que aliás ficam bem na realidade portuguesa, visto que são muito do género das "pombalinas".
« Última modificação: 02 de Novembro de 2009, 10:03:59 por LBaixinho »

Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
Re: [MOC] [LusOlympics - Final] "... diga ao povo que fico!"
« Responder #9 em: 02 de Novembro de 2009, 10:18:12 »
Igualmente, um moc verdadeiramente impressionante.  ;D ;D ;D

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

Mortymore

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 638
  • just4fun
    • BrickShelf
Re: [MOC] [LusOlympics - Final] "... diga ao povo que fico!"
« Responder #10 em: 02 de Novembro de 2009, 10:24:15 »

Estive a fazer umas contas e a menos que faça umas adaptações (cortes) fica um pouco difícil terminá-lo.
A fachada tem praticamente 90cm, o que olhando para esta imagem faz pensar que a fachada lateral teria que ter por volta de 2 metros e meio..


Pois não fiz contas, e realmente não me importava nada de já ter uma cidade com 0.90 x 2.50m  ;D

Não teria que ser uma réplica completa, podia ficar a fachada e o edifício ter uma profundidade aí de 1/3 (tipo 3 ou 4 janelas), e funcionar na cidade como um edifício reconvertido em Câmara Municipal, tribunal, biblioteca...
Bom... é só por dizer que está uma construção muito bonita, e dá pena ver isso ir para peças, mas claro que não se pode ficar com tudo o que constrói permanentemente erguido.  ;D

Abraço
« Última modificação: 02 de Novembro de 2009, 10:26:26 por Mortymore »

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50489
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] [LusOlympics - Final] "... diga ao povo que fico!"
« Responder #11 em: 02 de Novembro de 2009, 10:33:02 »

Estive a fazer umas contas e a menos que faça umas adaptações (cortes) fica um pouco difícil terminá-lo.
A fachada tem praticamente 90cm, o que olhando para esta imagem faz pensar que a fachada lateral teria que ter por volta de 2 metros e meio..
Pois não fiz contas, e realmente não me importava nada de já ter uma cidade com 0.90 x 2.50m  ;D
Não teria que ser uma réplica completa, podia ficar a fachada e o edifício ter uma profundidade aí de 1/3 (tipo 3 ou 4 janelas), e funcionar na cidade como um edifício reconvertido em Câmara Municipal, tribunal, biblioteca...
Bom... é só por dizer que está uma construção muito bonita, e dá pena ver isso ir para peças, mas claro que não se pode ficar com tudo o que constrói permanentemente erguido.  ;D

Sim, a ideia passa mesmo por fazer algo como sugeres.

nuno2500

  • Visitante
Re: [MOC] [LusOlympics - Final] "... diga ao povo que fico!"
« Responder #12 em: 02 de Novembro de 2009, 12:43:01 »
:-DP.

Muito, muito bom, é capaz de valer a pena terminá-lo.

Parabéns.

Também acho.

Fiquei a olhar para os pormenores das janelas :o


JoaoSantos

  • ...
  • **
  • Mensagens: 237
Re: [MOC] [LusOlympics - Final] "... diga ao povo que fico!"
« Responder #13 em: 02 de Novembro de 2009, 13:31:48 »
Este moc está noutro nivel .. muito bom ! as janelas tem detalhes fabulosos.

O moc faz me lembrar, uma estação de comboios, daqueles antigas .. nao sei se é pelas janelas, mas ficaria uma excelente estação para o display em Tomar !

Quer seja assim, num modelo maior e completo, ou em estação quero ver este MOC mais de perto :-DP

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re: [MOC] [LusOlympics - Final] "... diga ao povo que fico!"
« Responder #14 em: 02 de Novembro de 2009, 14:46:28 »
rico edifício :-)d
está muito fiel ao original e muito bonito. também me parece que o estilo arquitetónico encaixa bem em Portugal
ocorre-me que convertê-lo para estação de comboios possibilita deixá-lo mais ou menos como está sem ampliar muito. deve ficar bem interessante