image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 7636 - Combine Harvester  (Lida 1482 vezes)

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
[Review] 7636 - Combine Harvester
« em: 04 de Novembro de 2009, 04:34:51 »
Review do set 7636 - Combine Harvester

 

Referência: 7636
Nome: Combine Harvester
Tema: Cidade/Quinta
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 360
Preço LEGO®: EUR 39,95
Preço por peça: EUR 0,11
Dados de compra: Espinho, Novembro de 2009
Instruções: 76 páginas A4
Autocolantes: Uma folha
Minifigs: Um
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim


 
As peças

Este set tem uma mistura heterogénea de peças. A contagem de 360 surpreende na hora da montagem (não pensei que fossem tantas), sendo ainda por cima predominantemente peças grandes! Destaco a quantidade de plates verdes e o tubo flex; já as canópias verdes (!) não têm uma utilidade assim tão óbvia.
O boné aparenta ser de um modelo revisto (algo já assinalado pelo ussnegrelli há dias, no review do 7747).

7/10

A construção

Incrivelmente simples. Até demais.
O módulo por baixo da cabina parece-me absurdo, podia bem fazer parte da superestrutura... a própria cabine também. Se foi a bem da simplicidade, lá está, acho que foi demais.

5/10

O desenho

Há que distinguir o desenho em duas vertentes: externamente, é muito bem conseguido. Percebe-se imediatamente do que se trata. Há mesmo detalhes bem bonitos, conseguidos simplesmente com curved slopes. O efeito das canópias verdes é bom - poderia ter sido conseguido com bricks inclinados?
Já internamente... é uma construção incrivelmente vazia. Faz lembrar um cenário de teatro: por fora, cria um ambiente, por dentro nem se deram ao trabalho de limar arestas. A sorte é mesmo não ser suposto ver-se o interior da máquina...

8/10

Jogabilidade

O infeliz que se lembrou de ter um buraco para os fardos de palha deveria ter feito notar à equipa de provas que a ideia não funciona bem pela metade - ou seja, sem um alçapão para lá segurar os fardos, como de certeza estava no conceito original, os bricks atrapalham a brincadeira mais do que a potenciam. E quem já viu uma ceifeira-debulhadora a funcionar, sabe que os fardos não caem pelo meio, são ejectados pela traseira. Havia como fazer melhor. Bastava entregarem o projecto a um gajo do campo!
Vá lá que ao menos a ceifeira rotativa funciona num tapete, senão estava condenado a ser modelo de exposição.
Para não se dizer que eu ignoro pontos positivos: a cabine tem um mecanismo de acesso muito bem conseguido: quer o levantamento da canópia, quer as portas, ficam bastante elegantes e funcionais.

4/10

Outros

Os suportes laterais da ceifeira são algo débeis, não sei se aguentam bem uma brincadeira infantil mais... activa...
Não se percebe bem a intenção do encaixe para atrelado na traseira - seria para atrelar a ceifeira quando em trânsito, como na realidade? Se era, falhou... faltou o trem.
Mas o principal mesmo é a falta do alçapão em condições para os fardos. Ridículo!

3/10

Conclusão

É mesmo só porque faz falta numa quinta, e porque encontrei o set com um valente desconto. De outra forma, não é set que recomende a AFOLs - ou se calhar estava com expectativas demasiado altas desde as primeiras imagens.

5/10

Brickset: 7636
Inventário Peeron: 7636

Francisco

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3449
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
Re:7636 Combine Harvester
« Responder #1 em: 04 de Novembro de 2009, 14:08:12 »
concordo contigo... o set para um AFOL e muito fraco!!!

Nine

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 5016
    • A pasta do Brickshelf
Re:7636 Combine Harvester
« Responder #2 em: 05 de Novembro de 2009, 23:41:03 »
Parece porreiro ... para se fazer dele um MODwiki
Nine

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re:7636 Combine Harvester
« Responder #3 em: 06 de Novembro de 2009, 01:07:49 »
Parece porreiro ... para se fazer dele um MODwiki

Para ser honesto contigo, não vejo assim tanta capacidade de o fazer.
É claro que é sempre possível aproveitar ideias do aspecto, mas no tocante à funcionalidade, a estrutura interna do "corpo" da ceifeira é tão má que não há como alterar sem impacto estético apreciável.

Pode ser que o subtema da Quinta ganhe asas (figas!) e daqui a uns anos apareça uma ceifeira melhor ;)


Pedro