image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 8265 Front Loader  (Lida 3070 vezes)

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
[Review] 8265 Front Loader
« em: 09 de Novembro de 2009, 17:19:43 »
Review do set 8265 Front Loader

 

Referência: 8265
Nome: Front Loader
Tema: Technic
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 1061
Preço LEGO®: 79,95€
Preço por peça: 7,5 cêntimos
Dados de compra: Continente
Instruções: 3livros A4 (55,63 e 63 pág.)
Autocolantes: Sim
Minifigs: Não
Modelos alternativos: Sim
Lista de peças: http://www.bricklink.com/catalogItemInv.asp?S=8265-1


 
As peças
Mais de 300 peças só em pins e axles pequenos. Mas a diversidade é muito boa, tanto para alguém que se inicie no Technic (meu caso :D) como para os veteranos.

Quando abri a caixa só não caí para o lado porque estava sentado, mas o tamanho da pá impressionou-me! É enorme! Já começava a sonhar com o tamanho final do set…

Em grande quantidade temos os beams amarelos que dão sempre jeito para MOC’s de construção. As rodas no meu entender são muito boas, talvez até deem jeito para Trial (?). O set possui uma enorme quantidade de gears, 46!! 3 LA, dois diferenciais, 3 quadros 64179, um painel 64782, 2 diferenciais, 5 u-joints entre outras.

Tem também algumas peças system porreiras! :D 6 tiles 1x8 amarelas, 2 1x4, e plates de tamanho médio, só para enumerar algumas.

Um excelente sortido. Só não leva 10 pelo facto de os pins e axles constituirem mais de 1 terço das peças do set.

9/10

A construção

Um dos pontos altos do set! A construção é muito agradável, e não tem passos muito chatos ou repetitivos. Eu fiquei muito bem impressionado com o set, talvez pela minha recente incursão por technic  e por não estar habituado a este tipo de construção.

Numa primeira fase constrói-se a base da carregadora, constituida pelos sistemas de diferenciais. Quando se acaba e se experimenta aquilo faz-se finalmente luz sobre o funcionamento de diferenciais em paralelo. Ou pelo menos no meu caso aconteceu isso. É de facto engenhoso e fantástico!

De seguida monta-se o bloco frontal que controla os movimentos da pá. Ao princípio não se percebe nada do que dali vai sair, aliás, como muitas das coisas que se fazem em technic. Resta esperar que mais à frente tudo tenha um objectivo. Invariavelmente costuma ter e são sempre umas belas surpresas :D A complexidade de gears dá gosto de olhar.

Depois vem o sistema de “mudanças” que faz com que a pá seja controlada nos seus dois movientos através da rotação de uma única gear na traseira da carregadora. A direcção vem no seguimento desta parte. É mecânica e não recorre a turntables como seria de esperar.

A construção de um simples banco fascinou-me! Dá para perceber o cuidado que houve por parte dos designers na concepção deste set.

E depois vem o motor de 6 cilindros. E a partir daqui até ao fim da construção vão-se adicionando os pormenores visuais e reforça-se a estrutura da carregadora. Só no final montamos finalmente a pá que é por assim dizer o último “desafio” técnico do set.

Destaco positivamente a existência de estruturas já pensando na motorização em conjunto com o 8293.

10/10

O desenho

5 estrelas! Houve de facto grande preocupação por parte dos designers! O set não é tão esburacado como seria de esperar em technic, e temos muitos pormenores e bem executados! O banco do condutor, os retrovisores, as luzes dianteiras, o espaço onde os trabalhadores circulam na máquina com as grades de protecção, a própria cabine, o motor atrás, o escape, as escadinhas para se subir para a cabine enfim… percebem a ideia, podia continuar o dia todo. O set visualmente é perfeito! E ENORME!  :-DP

Nota 10!

10/10

Jogabilidade

Tive alguns problemas inicialmente. A 1ª vez que montei o set, os movimentos da pá tinham demasiada resistência. Tendo em conta a quantidade de gears pelas quais é preciso passar até se conseguir movimentar a pá pensei que fosse minimamente normal, no entanto não fiquei completamente convencido. Resolvi desmontar e montar tudo de novo. Cheguei a fazer pequenas alterações em locais onde me pareceu que pudesse ocorrer uma resistência superior.
E no final da segunda ronda, pude finalmente apreciar o esplendor do set. Apesar de ter alguma resistência, os movimentos da pá já eram mais fluídos e naturais e muito bem pensados, mesmo quando controlados manualmente.  A direcção funciona bem apesar de que quando virada totalmente para a esquerda dá um pequeno estalido…
Ver os cilindros e a hélice atrás a movimentarem-se quando andamos com o veículo para trás e para a frente é delicioso.
Por fim, o set atinge o seu auge quando combinado com o 8293! Facilita muito a tarefa. E aumenta ainda mais a jogabilidade.

Horas de brincadeira asseguradas!

10/10

Conclusão

Um set excelente! Vale cada euro que darei por ele!  :D Sim, ainda não paguei ao Pai Natal  :D
O melhor set technic do ano para mim. E dos melhores que a LEGO já fez. Mas também, sou novato nestas andanças. Perdoem a ignorância!  :D

Nota final 10 sem sombra de dúvidas. Não acho que seja entusiasmo a mais, é para mim uma nota merecida!  :)

10/10

Brickset: 8265
Inventário Peeron: 8265

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re:Review: 8265 Front Loader
« Responder #1 em: 09 de Novembro de 2009, 17:35:00 »
Fiz o review do set na sexta-feira, mas na hora de postar perdi o texto e fiquei desanimado demais para o repetir... se calhar ainda faço um contra-review ;)


Pedro

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:Review: 8265 Front Loader
« Responder #2 em: 09 de Novembro de 2009, 18:16:32 »
Bem, até eu fico contagiado com a review :D

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re:Review: 8265 Front Loader
« Responder #3 em: 09 de Novembro de 2009, 18:36:48 »
Eu não fiz uma apreciação tão laudatória... logo à noite repito! >:D


Pedro

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re:Review: 8265 Front Loader
« Responder #4 em: 09 de Novembro de 2009, 22:21:35 »
Não é tarde nem cedo. Vou montar a minha escavadora  :P carregadora frontal!

Espero acabar ainda hoje. Depois posto aqui o meu veredicto.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

Francisco

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3449
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
Re:Review: 8265 Front Loader
« Responder #5 em: 09 de Novembro de 2009, 22:25:17 »
estou a pensar comprar um mas ainda nao ganhei coragem :P

Americo Verde

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 15475
  • Old School. Gang member.
Re:Review: 8265 Front Loader
« Responder #6 em: 10 de Novembro de 2009, 08:47:48 »


O melhor set technic do ano para mim. E dos melhores que a LEGO já fez. Mas também, sou novato nestas andanças.

Bem ... não é o melhor do ano, mas anda perto do melhor ;D
"Create like a god, command like a king, work like a slave!"

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re:Review: 8265 Front Loader
« Responder #7 em: 10 de Novembro de 2009, 09:52:44 »
Ainda não o pude montar... só lá para sexta-feira é que terei tempo para o fazer, mas estou ansioso :-)||

Francisco

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3449
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
Re:Review: 8265 Front Loader
« Responder #8 em: 10 de Novembro de 2009, 17:53:22 »
sou ha um melhor... nem e preciso dizer qual e :D

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re:Review: 8265 Front Loader
« Responder #9 em: 10 de Novembro de 2009, 18:55:25 »
O Gordo referiu isto em Viana e eu confirmo.

Ainda não consegui acabar a montagem do meu mas já reparei que a mecânica da direcção não foi muito bem concebida. Depois de acabar o meu volto a falar disto.

Mais ninguém notou nada?
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re:Review: 8265 Front Loader
« Responder #10 em: 10 de Novembro de 2009, 19:15:09 »
por milagre já pude passar ums 45 minutos com ele. como tinha mais coisas há volta só acabei a base e uma parte da estrutura da pá...
já deu para ver que é uma construção interessante

(...)reparei que a mecânica da direcção não foi muito bem concebida. Depois de acabar o meu volto a falar disto.

Mais ninguém notou nada?

ainda não notei nada...
mas o catarino falou de um estalido uns posts acima

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re:Review: 8265 Front Loader
« Responder #11 em: 10 de Novembro de 2009, 20:35:29 »
Ainda não consegui acabar a montagem do meu mas já reparei que a mecânica da direcção não foi muito bem concebida. Depois de acabar o meu volto a falar disto.

E queres outra?
A resistência à torsão do eixo actuador dos LAs é tão baixa que é preciso fazer o dobro do esforço para mover o carregador! :D


Pedro

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re:Review: 8265 Front Loader
« Responder #12 em: 10 de Novembro de 2009, 22:02:53 »
Em conversa com o ePombo lembrei-me agora de algo que não me lembrei quando estava a fazer a review...


O RAIO DOS AMARELOS!!!!  >:(  >:(

Andam a resolver os problemas das cores? Encontrei discrepâncias enormes e até em peças iguais!!!  :-(p

ePombo

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2612
  • Up Side Down!
Re:Review: 8265 Front Loader
« Responder #13 em: 10 de Novembro de 2009, 23:11:51 »
Em conversa com o ePombo lembrei-me agora de algo que não me lembrei quando estava a fazer a review...


O RAIO DOS AMARELOS!!!!  >:(  >:(

Andam a resolver os problemas das cores? Encontrei discrepâncias enormes e até em peças iguais!!!  :-(p
Sim, embora não do mesmo set, os paineis do meu 8264, há pelo menos um que à luz natural parece um amarelo mais pro alaranjado (talvez por ter mais transparência...)

Peço desculpa pelo off-topic!
« Última modificação: 10 de Novembro de 2009, 23:14:04 por ePombo »
Nuno Ferreira

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re:Review: 8265 Front Loader
« Responder #14 em: 11 de Novembro de 2009, 00:12:36 »
Em conversa com o ePombo lembrei-me agora de algo que não me lembrei quando estava a fazer a review...


O RAIO DOS AMARELOS!!!!  >:(  >:(

Andam a resolver os problemas das cores? Encontrei discrepâncias enormes e até em peças iguais!!!  :-(p
Sim, embora não do mesmo set, os paineis do meu 8264, há pelo menos um que à luz natural parece um amarelo mais pro alaranjado (talvez por ter mais transparência...)

Peço desculpa pelo off-topic!

Estás on-topic. O problema das cores (e especialmente do amarelo) mantém-se. É bom que seja reportado!


Pedro