Olá nomadsoul2k,
Noto que andas afastado do hobbie ou então um pouco confuso com a realidade actual da LEGO. Acho que deves procurar informação acerca deste tema e há bastante aqui mesmo no nosso fórum!
Em relação ao preço/raridade/possibilidade especulativa das saquetas de minifiguras coleccionáveis tenho a dizer o seguinte, a LEGO lançou esta colecção há cerca de 1 ano e meio e actualmente já vai na 6ª série. Todas elas têm tido um
sucesso enorme acabando por esgotar consecutivamente. (Ver
Brickset)

Normalmente cada saqueta custa em média 1.95 euro (valor S@H), preço bastante acessível tendo em conta a novidade/acessórios/compra de figuras sem ter de comprar um set inteiro. Realço que para muitos o LEGO nunca foi barato, mas não se pode agradar a todos, quem não gosta ou não está satisfeito que compre outras marcas ou outros brinquedos... não vamos é comprar a qualidade...
Obviamente quem não tiver oportunidade de comprar estas saquetas atempadamente antes de esgotarem ficará sujeito à lei do mercado especulativo, isto acontece em relação a tudo, não só para o LEGO.
Quanto às figuras maiores a que referes tratam-se de Technic Figures e já não estão em produção, daí talvez não os reconheceres uma vez que remontam à década de 90 salvo erro...como podes ver neste set
8712. Creio que o primeiro set onde apareceram estas Figuras foi mesmo o
8620 em 1986 (Ver
Brickset).
Aconselho-te vivamente a dar uma vista de olhos no fórum para actualizares essas tuas dúvidas e não hesites em expor as tuas dúvidas durante essa navegação que acho que será facil dada a natureza do nosso fórum.
Aqui ficam alguns links úteis:
LEGO,
LEGO Minifigures,
Brickset.