Hum... 1000,00 Eur por um diamante também não será quase impossível de ser sustentável? No entanto, há quem compre... e há quem diga que é só uma pedra que brilha...
O argumento não é esse. Não é o de é caro, porque haverá sempre quem compre.
Temos de ver que os mercados em causa sao bem distintos O diamante tem um valor intrinseco enquanto aplicação em joalharia ou como objecto de luxo, e é reconhecido enquanto bem extremamente valioso em grande parte do mundo.
O mercado é completamente diferente do da lego. O lego é um mercado de coleccionismo de brinquedos, no qual as coisas sao apenas valiosas para os coleccionadores (portanto o reconhecimento do valor é muito menor). Adiciona-se a isso o facto de nem todos os AFOLS serem coleccionadores, e quererem é peças e minifigs uteis, ou minifigs que achem interessantes. E adiciona-se a que esta minifig é excepcional, (comemorativa) o que faz com que se possa de alguma forma acabar a coleccao sem ela.
A minifig em questão não é util para um display (pelo menos esteticamente não prima por isso), e em termos de peças não é nada de especial. A minifig em questão será então só util para um nicho muito pequeno de afols que serão os hardcore colectors.
Creio que dadas as circunstâncias, o mercado secundário vai reagir colocando em alta o valor da minfig durante este ano e depois vai baixar drasticamente. ISto porque não terá tanto mercado como por exemplo outros sets (que enquanto sets raros têm outro apelo pois terão peças diferentes, têm design diferente mais minifigs e possivelmente um range mais abrangente de potenciais compradores).
Lá está, mas como qualquer economista esta previsão pode estar errada.