A atitude da supreficie comercial referida na noticia é deploravel, mas de alguma forma expectavel.
Deploravel porque decide unilateralmente vedar o acesso a esta minifig rarissima sem razão aparente. Algo que creio não estar dentro dos contratos de revenda dos seus produtos.
Depois porque acaba-se por criar um fenomeno interessante no qual aqueles que têm acesso aos mecanismos de revenda, e portanto adquirem primeiro a mercadoria podem "limpar" a mesma destes minifigs, quando os mesmos deviam estar disponiveis para todos, permitindo apenas à "sorte" indicar quem o recebe. Creio que o público alvo destes brinquedos não são os managers de supreficies comerciais...
A Lego permitiu com esta brincadeira do mr gold a agiotagem com os 500€ por minifig que alavancam o mercado paralelo, mas acabou por permitir este fenomeno ainda pior que é o das cadeias de venda, ou revenda que fazem um "screening" das minifigs, impedindo que elas cheguem ao consumidor final.
No fim de tudo uma decisão pessima cuja única solução possivel será a de inundar o mercado com mr gold, 1 por caixa no minimo, de forma a impedir que a situação continue. :/ Estamos para além da especulação e a entrar no mercado já da criminalidade e responsabilidade civil.