image/svg+xml

Autor Tópico: [MOC] NXT Rubberband Turret  (Lida 1562 vezes)

Luis Eddie

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 830
    • webpage
[MOC] NXT Rubberband Turret
« em: 31 de Dezembro de 2009, 16:49:00 »
Só mesmo para acabar o ano em grande  8)

Finalmente lá arranjei vontade para fotografar este bichinho  :? Aproveitei e experimentei uma maquina nova que ofereceram ao meu pa..... cof...cof... a mim  ;D
Como já referi este turret dispara elásticos ( info sobre RBG ) e é controlado por um comando Dualshock2 ou seja um comando de PS2.

Este projecto que me comeu uma semana  ::) tem duas partes:

Software:
O NXT ligado fisicamente ao meu portátil (podia ser controlado por Bluetooth mas o NXT não é lá muito famoso no que toca a comunicação BT  :P) onde é controlado directamente pelo Labview (o trabalhinho que eu tive para o arranjar sem ter de encomendar o CD ''gratuitamente''  :? ). Tecnicamente o turret é controlado pelo teclado (porque não consegui utilizar directamente o comando com Labview ) por isso usei outro programa, Xpadder, para associar os botões e joysticks do comando a teclas do teclado.

Hardware:
O bicho em si demorou-me duas tardes a fazer mais uma para pormenores estéticos  ::)


Motor A: Rotação da superestructura
Não há muito para dizer aqui... uma z16 ligada a turntable de 57z resultando num ratio de 3.56, ou em português de jeito, a superestructura roda estupidamente rápido :P


Motor B: Elevação do canhão
Conseguir engalfinhar este motor ali no meio foi obra  ::) De repente começo a gostar de usar LAs, só neste més já os usei duas vezes ::)
Alcance maximo inferior
Alcance maximo superior


Motor C: FIRE!!!
Fazer RBG usando o NXT é relativamente facil.... ligar uma gear a um motor com um sem-fim pelo meio e já está....dificil foi colocar a CV-joint exactamente na articulação do canhão mas nada de muito grave...


Para fazer o reload a protecção superior do canhão roda para a frente. Um pormenor praticamente estético....


Finalmente o condutor....ou condutora  ;D...no seu modulo ejectável ao género Dr.Eggman
Minifigs Exoforce sem aquelas caras e cabelos horriveis são muito mais giros  ;)
Ps: A minha maquina detecta as caras e sorrisos dos minifigs  ;D

Mais fotos quando moderadas: Pasta
Até lá as imagens vão de http://www.brickshelf.com/gallery/LuisEddie/MOCs/NXTTurret/01.jpg até 17.jpg


Feliz 2010 ;)
Luis eddie
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2009, 16:51:26 por Luis Eddie »

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: [MOC] NXT Rubberband Turret
« Responder #1 em: 31 de Dezembro de 2009, 17:04:43 »
Leva para o encontro do Porto, já sabes como adoro experimentar estas coisas  :-)||

Luis Eddie

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 830
    • webpage
Re: [MOC] NXT Rubberband Turret
« Responder #2 em: 31 de Dezembro de 2009, 18:39:00 »
Leva para o encontro do Porto, já sabes como adoro experimentar estas coisas  :-)||
Claro  :D
Só falta é o Milou do Marcos para a Tânia o fuzilar outra vez  ::) :?

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re: [MOC] NXT Rubberband Turret
« Responder #3 em: 01 de Janeiro de 2010, 13:16:37 »
muito fixe!
não sou o maior fã de RBGs, mas não fico indiferente a um bom exemplar :)
já agora, a minha cybershot também detecta as caras dos minifigs. aliás, até as posso catalogar no computador ;D

Diaaabo

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2351
Re: [MOC] NXT Rubberband Turret
« Responder #4 em: 01 de Janeiro de 2010, 14:20:27 »
Altamente! :-)d

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7031
    • my brickshelf
Re: [MOC] NXT Rubberband Turret
« Responder #5 em: 01 de Janeiro de 2010, 22:09:17 »
Está bom... e tem um aspecto perigoso :D
Mas estas coisas só mesmo vendo ao vivo, ou experimentando. Estou curioso com o funcionamento do comando.

Luis Eddie

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 830
    • webpage
Re: [MOC] NXT Rubberband Turret
« Responder #6 em: 03 de Janeiro de 2010, 13:37:43 »
Acabei de ter o maior UAU de sempre.... :o :o :o
Estava a ver um documentário sobre armas no Discovery Channel, quando aparece um prototipo de uma arma electromagnética que dispara um projéctil de 1Kg a 10Km e os gajos que a estavam a controlar estavam a usar o mesmo programa que eu usei para controlar este turret, o Labview.......... :o :o :o
Já sabia que era usado para pequenas experiências, entre outros usos......mas protótipos militares.... ::)

Francisco

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3449
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
Re: [MOC] NXT Rubberband Turret
« Responder #7 em: 03 de Janeiro de 2010, 13:39:39 »
está altamente!!!

tenho que a exprimentar >:D