image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 3844 - Creationary  (Lida 2663 vezes)

blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
[Review] 3844 - Creationary
« em: 12 de Junho de 2010, 13:26:57 »
Review do set  3844 Creationary

 

Referência: 3844
Nome: Creationary
Tema: LEGO Games
Ano de Edição: 2010
Número de Peças: 338
Preço LEGO®: não disponível em Portugal – 34.99USD – 24.99GBP
Preço por peça: 0,11€
Dados de compra: TrU Norteshopping – 36,99€
Instruções: não – livro de regras
Autocolantes: não
Minifigs: sim – um
Modelos alternativos: não aplicável
Lista de peças: sim – três páginas no livro de regras


 
As peças

O primeiro destaque vai para as peças especificas do tema: o dado,  as tiles impressas colocadas neste e o microfig. Como muitos já saberão, o dado é uma peça de plástico com seis lados com 2x2 studs envolto numa peça de borrada macia e relativamente mole. As tiles incluídas são, à partida, de interesse apenas para o jogo, mas podem servir, por exemplo, como sinais de lojas em cidade. Já o microfig pode simplesmente ser descrito como super giro. É vermelho tem base de 1x1 e um stud na cabeça e impressão super detalhada para o tamanho que tem.
Quanto às outras peças, encontramos uma selecção de peças básica variadas em dark stone, médium stone, light stone, verde, vermelho, branco, amarelo, azul, redish brown e tan. Há ainda bastantes peças mais específicas como várias rodas, pneus e eixos, chamas, hinges e brackets, round  e macoroni bricks, etc.
O sortido é perfeitamente adequado ao jogo, permitindo construções simples para não-AFOLs, conceptuais até, e algumas mais complexas, aproveitando técnicas de SNOT.
Dou uma classificação de 8, apenas pelo facto de todas as peças em dark stone serem barackets, eixos e hinges. Sente-se a falta de algums bricks.

8/10

A construção

Evidentemente, esta área da review não se aplica. Apesar de tudo, podemos aproveitar para analisar algumas das cartas do jogo. Existem três grupos de cartas, por dificuldade das construções: ? – fácil, ?? – médio e ???-difícil. Cada cata em quatro categorias: natureza, veículos, objectos, edifícios. Estas categorias correspondem a faces do dado, tal como noutros jogos de tabuleiro.
Claro que a dificuldade é subjectiva, mas parece-me que os três níveis são, de facto, distintos.
Dou uma classificação sobre as construções sugeridas que parecem variadas e têm níveis de dificuldade adequados a todos os possíveis jogadores.

8/10

O desenho

Também esta área não se aplica. Posso, no entanto, aproveitar para tecer algumas considerações quanto à caixa. Sendo um jogo de tabuleiro, a caixa é bipartida (base+tampa) e mais resistente que o habitual, feita de cartão mais forte e com lados duplos.
A imagem da frente da caixa mostra minifigs a jogar, revelando imediatamente a natureza do jogo. Inclui ainda pequenas imagens informativas no canto, indicando o número de jogadores (3 a 8), a idade mínima (7 anos) e o tempo médio de jogo (30 a 60 minutos).
A parte de trás mostra a caixa aberta e algumas construções e traz informações sobre o jogo em Espanhol, Português, Francês e Inglês, por esta ordem.
A caixa cumpre perfeitamente o propósito de guardar um jogo e mostrar um set LEGO.

9/10

Jogabilidade

O jogo traz regras sugeridas (com vários modelos de jogo) e sugestões para alterações às mesmas, seguindo o espírito LEGO.
Os modos de jogo são:
Modo 1 – 1 construtor/até 7 jogadores tentam adivinhar
Modo 2 – 1 jogador tenta adivinhar/até 4 construtores
Modo 3 – jogo de equipa – 2 a 4 equipas (mais próximo ao Pictionary)
Modo 4 – jogo de colaboração – uma equipa contra o relógio

O jogo está feito para todos os gostos e a jogabilidade será sempre alta, tanto entre AFOLs como com não AFOLs ou mesmo uma mistura dos dois grupos.

10/10

Conclusão

A melhor maneira de avaliar este set será analisando a relação LEGO - jogo de tabuleiro.
Na perspectiva de set LEGO, encontramos um bom conjunto de peças, mas não vemos uma construção, apesar de termos muitas sugeridas (96x4=384). Basicamente, só temos modelos alternativos.
Quanto a jogo de tabuleiro, este é um verdadeiro sucesso. É bem planeado e oferece muita liberdade criativa, tanto pela natureza do jogo, como pela sugestão de alterar as regras.
Penso que cumpriu os objectivos para o novo tema.

8/10

Brickset: 3844
Inventário Peeron: 3844
Mais imagens no Brickshelf

mmp029

  • ....
  • ***
  • Mensagens: 978
  • mmp029 = Sérgio :)
Re:3844 - Creationary
« Responder #1 em: 12 de Junho de 2010, 16:48:23 »
1º Dou-te os parabéns por este Review espectacularmente bem feito! :-)d

2º Agradeço-te por este Review, pois atingiste todos os pontos que eu gostaria de saber sobre este jogo/set.

Estava interessado em compra-lo, mas tinha algumas duvidas!
Em relação ao jogo fiquei totalmente convencido ;D, mas não gostei muito do preço :'(

Os meus anos estão proximos, mas por causa do teu review fiquei indeciso!
Se o compro o jogo ou se compro mais algum set para continuar a completar a minha colecção Blacktron/M:tron ^:)^



P.S.:ADOREI o teu "review" da própria embalagem/caixa! :D


blueblock

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3490
  • O Prof de Física
    • Brickshelf
Re:3844 - Creationary
« Responder #2 em: 12 de Junho de 2010, 17:00:03 »
1º Dou-te os parabéns por este Review espectacularmente bem feito! :-)d

2º Agradeço-te por este Review, pois atingiste todos os pontos que eu gostaria de saber sobre este jogo/set.

Estava interessado em compra-lo, mas tinha algumas duvidas!
Em relação ao jogo fiquei totalmente convencido ;D, mas não gostei muito do preço :'(

Os meus anos estão proximos, mas por causa do teu review fiquei indeciso!
Se o compro o jogo ou se compro mais algum set para continuar a completar a minha colecção Blacktron/M:tron ^:)^



P.S.:ADOREI o teu "review" da própria embalagem/caixa! :D



uau!
obrigado :)
ainda bem que pude ajudar
andava a fazer esta crítica mentalmente desde que o comprei há uns tempos, por isso já estava tudo planeado 8)

se a tua família foi dada a jogos de tabuleiro, este pode ser uma boa aposta. podem jogar logo nos anos :-)d

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:3844 - Creationary
« Responder #3 em: 13 de Junho de 2010, 12:23:40 »
Muito bom review, fiquei mesmo curioso quanto ao jogo :D

NaNeto

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4087
  • Medieval Man
    • Flickr Gallery
Re:3844 - Creationary
« Responder #4 em: 13 de Junho de 2010, 13:49:08 »
Muito bom review, fiquei mesmo curioso quanto ao jogo :D

E bem podes preparar os dedinhos.  ::)

Diaaabo

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2351
Re:3844 - Creationary
« Responder #5 em: 13 de Junho de 2010, 13:58:01 »
Muito bom review, fiquei mesmo curioso quanto ao jogo :D

E bem podes preparar os dedinhos.  ::)

Ah pois é! ;D

Tamem gostava de ter este, mas fico-me pelo Pirate Code :P

Francisco

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3449
  • "Pai, isso dá tantas peças!"
    • Pasta do BS
Re:3844 - Creationary
« Responder #6 em: 17 de Junho de 2010, 21:42:47 »
Esta linha da lego está muito didática... E exemplo disso é mesmo este jogo que está muito interessante e divertido para uma família ou um grupo de amigos passar uma noite na jogatana :D

Em termo de peças não está tão bom mas para a função que é, está muito bom!

nuno2500

  • Visitante
Re:3844 - Creationary
« Responder #7 em: 17 de Junho de 2010, 22:25:00 »
Concordo com os que foi dito e acrescento uma experiência própria:

Quando damos por isso a pontuação não interessa nada ou até já a esquecemos. O gozo está mesmo no construir. Além disso jogar com "pessoal de fora do hobby" é de vir às lágrimas  ;)

LBaixinho

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re:3844 - Creationary
« Responder #8 em: 19 de Junho de 2010, 11:37:37 »
Joguei ontem com a minha filha. Claro que uma versão simplificada onde eu construía e ela tentava adivinhar.
Muito bom mesmo. Tentar construir as sugestões utilizando aquela quantidade limitada de peças.
Pretendo jogar muito com ela, acredito que o jogo seja excelente para o desenvolvimento de características criativas :)

rupi

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 7035
    • my brickshelf
Re:3844 - Creationary
« Responder #9 em: 19 de Junho de 2010, 19:04:00 »
Também tenho :-)||
Já jogamos os 3 cá em casa, é muito giro, o meu filho (6 anos) ainda tem muita dificuldade em fazer certas coisas e então quando não lhe agrada a imagem da carta escolhe outra, mas funciona na mesma.
A minha primeira reacção ao começar a jogar: só estas peças ??? ainda pensei em acrescentar mais algumas, mas realmente assim é que puxa pela imaginação...
É sem dúvida um jogo que dá para todos, estimula a criatividade e dá para muitas horas de entretenimento.