Olá a todos,
Já passou um tempão desde a minha última participação aqui no fórum, mas de facto a vida profissional e familiar têm estado algo agitadas... :notcool:
Desta vez trago-vos duas criações numa só: a minha interpretação da locomotiva americana
EMD GP 38-2 da
Norfolk Southern, nas suas duas versões "
capot alto" e "
capot baixo". :fixe:
A GP 38-2 é uma locomotiva do tipo
road switcher produzida pela EMD entre 1972 e 1986 com um motor diesel de 16 cilindros em V a 2 tempos capaz de debitar 2000cv. A potência é transmitida ao carril através de um esquema de rodados B-B.
Nesta altura, já não era comum verem-se locomotivas do tipo
road switcher com o
capot curto ao nivel da cabine. Já estava instituida a practica de usar o
capot curto rebaixado para permitir melhor visibilidade aos maquinistas. No entanto, a
Southern Railway (
SOU) não seguia esta norma, optando por encomendar as suas locomotivas à EMD com o
capot curto na sua versão mais alta. Mais tarde, quando foi adquirida pela
Norfolk & Western em 1982 dando origem à actual
Norfolk Southern, todo o seu material de tracção passou para a recém-formada
NS passando a envergar as suas cores ficando esta com versões "
capot alto" e "
capot baixo" da GP 38-2.
O meu projecto original era fazer apenas a versão de
capot alto, visto que esse é o tipo de locomotiva americana que mais gosto. No entanto, após analisar atentamente as fotos das duas, descobri que poderia aproveitar uma grande parte do desenho para fazer a versão "
capot baixo" (estava redondamente enganado ao pensar que ia aproveitar quase tudo...). Sendo assim comecei a construir as duas em paralelo. A "
capot alto" foi a primeira a nascer e relativamente simples de fazer. O problema foi a "
capot baixo"...havia uma série de restrições de proporção que tinham de ser mantidas mas, na zona da
capot curto e da cabine havia menos espaço para usar as mesmas técnicas. Foi preciso alguma ginástica (e muitos $$) para conseguir fazer a "
capot baixo" uma versão credível da outra...
Em termos de Lego os modelos têm 6 pernos de largura e 36 de comprimento. Foram começadas no ultimos dias de 2009 e as primeiras versões terminadas a meio de Março deste ano. Depois fui fazendo algumas alterações e finalmente coloquei os autocolantes (que primeiro que acertasse com o que queria fazer levou-me quase dois meses e cerca de um quarto do custo do projecto).
Agora as fotos (finalmente!):
Mais fotos em: Capot baixoCapot altoAmbas lado a ladoLink para a página dos Mocs:
http://farm2.static.flickr.com/1286/4675210980_d354725dc7_t.jpg