image/svg+xml

Autor Tópico: [Review] 10195 - Republic Dropship with AT-OT Walker™  (Lida 1433 vezes)

Diaaabo

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2351
[Review] 10195 - Republic Dropship with AT-OT Walker™
« em: 15 de Setembro de 2010, 03:33:00 »
Review do set 10195 - Republic Dropship with AT-OT Walker™

 
Referência: 10195
Nome: Republic Dropship with AT-OT Walker™
Tema: Star Wars - Clone Wars
Ano de Edição: 2009
Número de Peças: 1758
Preço LEGO®: 249.95€
Preço por peça: 0,07€
Dados de compra: Bricklink, Setembro 2010
Instruções: 3 livros A4
Autocolantes: Sim
Minifigs: 8 clones
Modelos alternativos: Não
Lista de peças: Sim



Ando de olho neste set desde que sai da minha dark age, mas o preço brutal afastou-o bastante do meu alcance. Tive a sorte de o encontrar no Bricklink com um preço mais simpático. Sendo que o set é constituido por dois veículos parecidos a outros dois veículos já lançados pela TLG, será que vale a pena? Aqui fica a minha review:
 
As peças8/10

O primeiro pensamento que tive quando abri a caixa foi "WOW! Tanto saco!". Apesar de já ser costume as caixas dos sets terem mais ar de Billund lá dentro do que peças, esta vinha bastante bem recheada. Afinal de contas, são 1758 peças!

Predominam os blueish grays, o branco, o dark red e o dark blue. A variedade de peças é imensa: bricks, plates, slopes, tiles, technic pins, technic bricks, beams... Apesar do preço brutalmente elevado, o PPP é convidativo a quem goste de usar os sets para peças. Os sacos das peças vêm numerados com 1 ou 2, pertencendo cada número a cada veículo.

A construção10/10

Gosto de sets que apresentem um desafio na sua construção, e este é sem dúvida um óptimo entretenimento.

Começamos por construir o walker, onde se fica com a sensação de se estar a construir um barco ao qual são acrescentadas oito pernas e um cockpit. As oito patas são iguais, e apesar de não serem muito complexas, é bastante repetitivo, talvez a parte mais aborrecida da construção deste set.

Seguidamente construímos a dropship. Começamos pela parte superior da nave, depois o mecanismo para rebocar os walkers, a pega, o nariz da nave com o cockpit, uns detalhes no corpo da nave e finalizamos com as asas. Quem já construiu o 7676 vai ter uma sensação de dejá vù, pois muitos dos passos e peças são idênticos. No entanto consegui detectar algumas diferenças, apesar do resultado ser semelhante. O mecanismo do reboque é construído praticamente todo em Technic, com um gatilho elástico. Em diversas reviews que tenho lido, muita gente queixava-se que se enganava nesta parte e o mecanismo não funcionava correctamente, mas eu não tive problemas nenhuns.

O desenho 10/10

Ambos os veículos estão espetaculares! :-DP

O AT-OT Walker aparece no filme Return of the Sith durante uns míseros dois ou três segundos, aquando a Order 66 em Felucia; como tal não é um veículo muito conhecido. Penso que a TLG fez um bom trabalho, sobretudo no cockpit. A rampa traseira para o embarque/desembarque dos clones está demasiado inclinada, e o veículo apenas comporta 16 lugares, face aos 34 do original. As patas são um pouco atarracadas e "dançam" muito de um lado para o outro. Padece também de um sindrome comum nos veículos SW de hoje em dia: temos uma estrutura technic com as secções laterais construídas à base de plates e encaixadas de uma forma que deixa muitos buracos. Este ponto levar-me-à a fazer umas modificações no veículo quando possível.

A Dropship é enorme! Se o 7676 já tem um porte considerável, esta ainda consegue ser mais comprida e ter maior envergadura. Tem um design bastante suave e elegante, no entanto, os criadores do set deram bastante atenção ao detalhe, ainda que pelo uso de alguns autocolantes, e deram uns pequenos greebbles nas partes laterais e no topo da nave. As laterais do cockpit podem ser decoradas com dois tipos de autocolantes: um braço de um clone a arrancar uma cabeça de um droid, ou um Wampaa a rugir. Pessoalmente fiz o mesmo que na 7676 e usei um de cada. Não tenho grandes defeitos a apontar aqui... penso que umas tiles nas asas poderiam ficar bem, terei que experimentar.

Jogabilidade10/10

Apesar do preço encaixar nos UCS, este é sem dúvida um playset, e bastante divertido.

O walker permite transportar 16 minifigs, tem uma rampa amovível na parte traseira e o cockpit pode ser "recolhido" para permitir o transporte pela dropship. O cockpit abre em 3 partes, comporta um minifig, não tem qualquer tipo de comandos e está repleto de autocolantes, que no meu caso optei por não usar. Como play features focadas pelo manual de instruções temos também os canhões frontais que se movem para cima e para baixo; e as 8 patas do walker que são posicionaveis.

A principal atracção da dropship, e mesmo do set em si, é o mecanismo que permite transportar outros veículos. Além do walker presente no set, é compatível com o AT-TE 7675 e com o novo Clone Turbo Tank 8089. Como é óbvio, assim que terminei a montagem do set fui testar o dito mecanismo. Assim que levantei os veículos senti um peso enorme nos braços, e uma sensação de que aquilo iria tudo ao chão não tardava... no entanto, apesar de instável, o mecanismo aguenta bem o peso. Vejo aqui um sério contra para um miúdo que adquira o set e queira brincar, pois o peso dificulta imenso o swoosh. A nave apresenta também um cockpit no qual cabe um piloto, sem comandos para controlar a nave, e os detestados flick-fire missiles. Tenho que salientar que os flick missiles funcionam bastante bem neste set! São 4 em cada asa, com um gatilho que dispara os 4 ao mesmo tempo, e faz um efeito engraçado. São raros os sets em que os ditos mísseis funcionam bem.

Entre as play features, mísseis e compatibilidade com outros sets, penso que este é um excelente set e dará muitas horas de brincadeira tanto a miúdos como a graúdos.

Minifigs6/10

O set trás 8 minifigs: dois pilotos e seis clones. Apesar de ser uma boa quantidade, são minifigs bastante genéricos, mesmo com os dois pilotos incomuns. Com 16 lugares no walker, as restantes cadeiras vazias são sem dúvida um convite da TLG para o pessoal comprar mais battle packs. A inclusão de um jedi, preferencialmente um exclusivo a este set, seria bem-vinda, sobretudo tendo em conta o preço.

Conclusão10/10

Este set não me desiludiu de maneira alguma, pelo contrário! Ao ler reviews pelos sites é possível ficar-se com uma ideia, mas só ao construir e ao mexer nos sets é que nos apercebemos das suas características. Fiquei surpreendido pela positiva, tanto com o walker, que durante muito tempo menosprezei, como com a dropship. O pior deste set é, sem dúvida, o preço exorbitante. Poderia ter mais um detalhe aqui ou ali, como mencionei, mas afinal de contas isto é LEGO: quando não se gosta de algo, tiram-se umas peças, metem-se outras e fica à vontade do freguês ;)


Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
Re: Review 10195 - Republic Dropship with AT-OT Walker™
« Responder #1 em: 15 de Setembro de 2010, 09:46:56 »
Estou a ver que fizeste um excelente investimento.  ;D
Sinto-me sempre tentado a compra-lo, mas com tantas coisas na minha lista de compras, fica sempre para último.
A falta de modelos alternativos em muitos sets Star Wars é sempre uma perspectiva pouca animadora para mim (gosto sempre de fazer os alternativos)  ::)

Excelente review

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

Diaaabo

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2351
Re: Review 10195 - Republic Dropship with AT-OT Walker™
« Responder #2 em: 15 de Setembro de 2010, 14:39:08 »
E entretanto descobri que me enganei no PPP :? são 0,14cent afinal :-\

marcosbessa

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 5534
  • LEGO Senior Designer
    • A minha janela para o mundo!
Re: Review 10195 - Republic Dropship with AT-OT Walker™
« Responder #3 em: 15 de Setembro de 2010, 14:45:11 »
E entretanto descobri que me enganei no PPP :? são 0,14cent afinal :-\

Ahhhhhhh......... Eu achei ridiculamente baixo o ppp que indicaste inicialmente! Até pensei em comprar um set.........  ::) (se a minha sina fosse ficar em Portugal... lol)

Eínon

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 3278
  • O gajo do Photoshop
Re: Review 10195 - Republic Dropship with AT-OT Walker™
« Responder #4 em: 15 de Setembro de 2010, 14:45:56 »
E entretanto descobri que me enganei no PPP :? são 0,14cent afinal :-\

Por acaso, cheguei a pensar que 0,7 cents era muito pouco. O preço por peça é o que torna este set tão inacessível.
Já agora, não notas uma certa fragilidade no sistema para segurar o Walker? Li algures que o sistema podia ser melhor, mas gostava de ouvir a tua opinião.

Eínon
Aviões carros de combate e navios? É em www.flickr.com/photos/einon !

Diaaabo

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 2351
Re: Review 10195 - Republic Dropship with AT-OT Walker™
« Responder #5 em: 15 de Setembro de 2010, 14:52:28 »
E entretanto descobri que me enganei no PPP :? são 0,14cent afinal :-\

Ahhhhhhh......... Eu achei ridiculamente baixo o ppp que indicaste inicialmente! Até pensei em comprar um set.........  ::) (se a minha sina fosse ficar em Portugal... lol)

Mas tu lá em Billund deves passar a ter desconto de LD :P

E entretanto descobri que me enganei no PPP :? são 0,14cent afinal :-\

Por acaso, cheguei a pensar que 0,7 cents era muito pouco. O preço por peça é o que torna este set tão inacessível.
Já agora, não notas uma certa fragilidade no sistema para segurar o Walker? Li algures que o sistema podia ser melhor, mas gostava de ouvir a tua opinião.

Eínon

O sistema parece frágil porque é um peso enorme suportado por um pin technic, e apesar da "turbulência" em vôo, aguenta-se bem. Pelo menos em swoosh normal, se desatar a correr dum lado pró outro com aquilo nas mãos não sei qual será o resultado ::)

Quando voltar a Lisboa vou testar com o 7675, mas penso que o peso seja semelhante. Ninguém me peça é para levar este bicho para meetings, só se alguém me der boleia :D