Review do set 8051 - <Motorbike> Referência: 8051Nome: MotorbikeTema: TechnicAno de Edição: 2010Número de Peças: 467Preço LEGO®: US availability/price 05 Aug 10 - now $39.99, UK availability/price 03 Jul 10 - now £35.99Preço por peça: 7.707p / 8.563cDados de compra: Comprada na Toys'R'Us - 42€Instruções: Modelo A - 1 livro, Modelo B - 1 livroAutocolantes: Sim Minifigs: NãoModelos alternativos: Modelo B - Chopper MotorcycleLista de peças: num dos livros, e aqui http://www.bricklink.com/catalogItemInv.asp?S=8051-1
Boas, na falta duma review para esta bela "maquete" (

revolta

) decidi por as maos na massa e dar a minha opinião sobre este set...
Sendo o primeiro review... se tiver algo mal, avisem, ou alterem, e desculpem qualquer coisinha

Pah... Eu e os acentos não somos os melhores amigos, e este vosso verificador ortografico esta a dar uma de ingles... Logo que chegue a casa, trato da ortografia
As peças
Sendo o meu segundo set technic que compro desde que voltei a tomar o gosto pelos lego, foi no intuito de aumentar a minha colecção de peças, nomeadamente, suspensoes, engrenagens e pistons (motores

love them )
Entre este, o
8041, o
8046 e o
8048... escolhi este pelo conteudo mais a vista.
As partes que mais me interessam neste set:
2
6542,
3
32270,
2
3648, adorei o facto de so serem necessarias no Modelo B
3
2850,
3
4185,
5
4019,
1
3649,
4
3743,
1
32269,
1
731c04,
2
2909c032
88517 surprendenderam-me logo pelo tamanho
1
47844pb03 esta peça é a unica com desenho, provavelmente porque os stickers não colariam bem na superficie curva, mesmo não sendo apreciador de stickers, fica bem na mota
A construçãoQuando olhei para o numero de peças que este set continha... nem me dei ao trabalho de as separar, como adoro puzzles, tudo misturado em duas caixas sem ser ao pormenor, peças grandes e eixos numa, conectores noutra, so as rodas ficaram de fora

. Resultado: 3 horinhas nas calmas, construção bastante acessivel por acaso, apesar de haver situações em que se tenha de ter cuidado com os encaixes devido a estrutura diferente... habituado aos paralelipidedos (carros, camioes e afins)
O modelo B aparenta ser um pouco fragil, com umas peças extra reenforcei ao meu gosto, sem comprometer o design.
A corrente é outro dos pontos fracos deste set, pelo numero de elos que no livro pede para por, deixa-a com muita folga, tentei tirar um a ver se resolvia, mas esticava muito, não funcionando... a minha solução passou por... Um esticador

O desenhoO melhor desta mota em ambos os modelos, olhando para os sets do passado...
8291 Dirt Bike e
8420 (este era-me desconhecido)
Gosto bastante do caracter despido deste modelo (apesar dos pistons a trabalhar não estarem a vista), e de ambos os modelos conterem um motor diferente (Modelo A - Em linha, Modelo B - Em V) o que é uma experiencia bastante enriquecedora (pelo menos para mim

).
JogabilidadeMencionei acima o facto de a corrente apresentar bastante folga, ainda mais no modelo B, que sao duas correntes, o que ao fazer a mota andar, salta bastante, e por vezes prende (resolvido com esticador no modelo A) enquanto que no modelo B para além de o problema piorar, a mota é bastante fragil (a estrutura onde se situa o deposito esta muito solta) por isso para brincar, o modelo A sem alterações não apresenta problemas muito serios, agora com o modelo B esqueçam, mais vale porém numa estante, como eu fiz.
ConclusãoMesmo não sendo apreciador de motas, o seu desenho é bastante apelativo, e a chopper fica bastante bem numa estante.
Ao construir o modelo A,. fiquei surpreendido por deixarem como extras duas
3648 que complementam o modelo B, o que gostei bastante que o modelo B não se restringa as peças que constituem o modelo A. Tal não aconteceu no modelo B do meu set anterior, o
8052.... Não sei se é regra geral, mas por este motivo, acho este set uma boa compra.
Mais imagens no BrickshelfAlgumas fotos que tirei:
Motor, desculpem la a desarumação

Mota, com a caixa de pilhas a servir de base, e motor M ligado a roda de tras (com a roda dentada maior, o motor ganha bastante velocidade, o que me deu bastante gosto em ver)

nesta imagem na zona da corrente, acrescentei duas peças, de maneira a esticar a corrente, que resolveu bastante o problema da folga.

O modelo B com minifigs para comparação de tamanho, o motor não funciona muito bem neste modelo, a caixa de pilhas não tem como se segurar como deve de ser, a peça que serve de esticador na corrente pequena, apesar de "desenrascar" não fica bem esteticamente. as pecas que compoem o banco desci-as um stud e troquei as cores numas peças so para por a meu gosto.

Deixo aqui o link para o meu brickshelf, caso tenham interesse nos MOD's que fiz deste set.
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=468140Abraços