Desde que brincava com LEGO quando era miúdo que sonhava fazer os meus próprios veículos telecomandados. Eu desenvolvia ideias e criava planos na minha cabeça sem nunca ter peças para passar à prática.
As ideias ficaram na cabeça até ao meu regresso mas devo confessar que a escala aumentou um bocadinho!

Uma coisa que me fascinava era a "magia" dos camiões com semi-reboque. No inicio de 2009
construí um amarelo à escala do
8292 mas o tamanho deixou um bocadinho a desejar e este ano aumentei a parada.
O resultado foi um camião vermelho, cuja frente da cabine foi baseada no
8258, com um atrelado amarelo.
O camião é motorizado, com controlo de velocidade e tem suspensão pendular no eixo traseiro. Para permitir o controlo de velocidade é utilizado o comando
8879 e várias pessoas se queixaram da complexidade na utilização mas eu garanto que isto é muito prático mais fácil do que parece. Como sempre, o maior desafio foi a colocação dos motores para não perder força nem estragar peças com engrenagens a saltar. A cabine pode levantar para permitir o acesso ao "motor", sendo este movimento limitado apenas pelos cabos PF. O tejadilho da cabine também levanta para permitir o acesso à caixa das pilhas.
O atrelado também tem suspensão e o primeiro eixo é retractil e sobe automaticamente quando descarregado. Na ideia inicial o atrelado ia ser basculante mas não consegui resolver este requisito com os actuadores lineares, os problemas de atrito que eu encontrei também ser repetiram no set
8043. Talvez volte a tentar com os novos actuadores. O maior desafio foi criar um chassis muito compacto e resistente sem perder as funcionalidades do eixo retráctil com suspensão pendular e da báscula.
Esteve no
Arte em Peças 2010 em Paredes de Coura e tem andado em digressão desde então. Esse é um dos motivos pelos quais ainda não tirei mais fotos.
Primeiras fotos (no AeP):
FlickrPequena aparição aos 5m15s deste
vídeo.
Quando me for possível, vou tirar fotos aos detalhes que referi. Espero que tenham gostado.