image/svg+xml

Autor Tópico: [Discussão] Desiludido com a Emerald Night  (Lida 3675 vezes)

nuno2500

• Visitante
[Discussão] Desiludido com a Emerald Night
« em: 18 de Junho de 2010, 00:15:59 »
Amigos maquinistas, montei ontem a minha Emerald. O set é realmente muito bonito...mas é uma coisa para estar em cima de uma mesa de escritório ou numa prateleira. Sei que sou um AFOL recente mas nunca na vida via um set funcional tão mal concebido. Mesmo que não seja mal concebido, implica um rigor na montagem, que se fosse num edíficio não fazia mal nenhum mas numa locomotiva após uns minutos de manuseamento está toda torta. A rodas pequenas são um desatino, chegando a ser arrastadas sem rodar. Nas curvas tudo aquilo prende. É certo que ainda não lhe meti nenhum motor XL mas um M não dá para a locomotiva e o tender ( e eu conheço bem a força dos motores M). Um motor de 9v no tender é outra guerra. Não tem muito peso e quando apanha uma curva....desgraça a patinar. Outro coisa inacreditável é o local planeado para a caixa de pilhas deixando a mesma à mostra. Inconcebível num set com este apuro visual. Bastavam umas plates e cheeses pretas a imitar carvão para tapar aquilo

Resumindo, não sei o que vou fazer mas por este andar vai direitinha para o chão para se transformar numa composição de escala menor, ao género dos velhos sets Train com ar de "brinquedo" mas dos quais eu tanto gosto.

Ainda vou comprar um XL e tentar que ela ande como deve de ser mas duvido que um motor mais forte resolva os problemas todos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Sintam-se à vontade para se juntarem ao clube ou  para me darem na cabeça.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2012, 15:26:27 por NaNeto »

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: [Discussão] Desiludido com a Emerald Night
« Responder #1 em: 18 de Junho de 2010, 01:58:05 »
Dá-me uns dias. Conto dar-te na cabeça  :)

Mas entretanto vai fazendo um review, que que depois faço o meu!

Pedro

cromido

• .....
  • Technician
    • Brickshelf
« Responder #2 em: 18 de Junho de 2010, 09:57:43 »
O EN precisa do XL. Com o XL e o comando antigo, ela só derrapava no início. Com o comando novo, era impecável. O M (e se for comandado com o comando antigo ainda pior) ou não tem binário ou e é demasiado rápido, não deixando as rodas terem tracção (nunca experimentei, mas deve acontecer uma destas coisas)
A locomotiva tem algumas falhas (pessoalmente, nunca senti essas falhas), mas já existem soluções.
Quanto ao motor 9V, é perfeitamente normal que isso aconteça. Nos anos 90 as locomotivas levavam com pesos (e supostamente são as composições individuais mais pesadas), logo um tender leve+motor 9V a empurrar uma locomotiva muito mais pesada (e com elásticos nas rodas) e a puxar uma carruagem não deve ter muito bom resultado. O meu conselho é encheres o tender de pesos, e experimentar a ver se resolve o problema.

Quanto à caixa da bateria, tens toda a razão. O tender merece carvão, tanto quando está cheio como quando está vazio.

PS.:Posso ser um ligeiro fanático do EN, uma vez que foi o primeiro set de comboio ;)

nuno2500

• Visitante
« Responder #3 em: 23 de Junho de 2010, 13:08:42 »
Obrigado pelo comentário...até já estou arrependido de ter espingardado contigo em PdC ;)

Já tenho um motor XL. Realmente tem uma força incrível. Usei uma caixa de 9v das antigas ( 3 euritos ), uma extensão PF (que tem uma ficha 9V antiga) e dois bocadinhos de papel de alumínio a fazerem a ponte para os terminais de controlo PF terem tensão para que o IR possa funcionar. Aumentei o tender em 2 studs e cobri tudo com "bricks pretos de carvão". Substitui as gears internas por 3 de 16 dentes para andar mais lento ( Não tenho comando grande) mas deram o berro num instante. Já está com as gear originais ( as danadas estão em tal local que obriga a desmontar a emerald toda  :P ).

Funciona bem! Agora estou a reformular o meu layout caseiro pois a emerald bate em todas a esquinas  ;)

Em breve coloco fotos das soluções que usei e da forma de abrir os motores de 9v sem os estafar para sempre.

nuno2500

• Visitante
« Responder #4 em: 12 de Outubro de 2010, 13:10:14 »
Obrigado pelo comentário...até já estou arrependido de ter espingardado contigo em PdC ;)

Já tenho um motor XL. Realmente tem uma força incrível. Usei uma caixa de 9v das antigas ( 3 euritos ), uma extensão PF (que tem uma ficha 9V antiga) e dois bocadinhos de papel de alumínio a fazerem a ponte para os terminais de controlo PF terem tensão para que o IR possa funcionar. Aumentei o tender em 2 studs e cobri tudo com "bricks pretos de carvão". Substitui as gears internas por 3 de 16 dentes para andar mais lento ( Não tenho comando grande) mas deram o berro num instante. Já está com as gear originais ( as danadas estão em tal local que obriga a desmontar a emerald toda  :P ).

Funciona bem! Agora estou a reformular o meu layout caseiro pois a emerald bate em todas a esquinas  ;)

Em breve coloco fotos das soluções que usei e da forma de abrir os motores de 9v sem os estafar para sempre.

Só para a promessa não ficar pendurada (embora já tenha apresentado noutro tópico):

http://www.flickr.com/photos/42955263@N05/sets/72157624438132600/

LBaixinho

• Fundador
    • Oficina dos Baixinhos
« Responder #5 em: 12 de Outubro de 2010, 20:43:04 »
Coincidência, hoje devo começar a montar um ENwiki :)

nuno2500

• Visitante
« Responder #6 em: 12 de Outubro de 2010, 22:44:43 »
Coincidência, hoje devo começar a montar um ENwiki :)

...e eu cada vez digo menos mal da minha  ;)

lfaria

• Núcleo de Gestão
  • My avatar is back!
« Responder #7 em: 13 de Outubro de 2010, 11:24:32 »
E eu ainda não fiz a alteração nas engrenagens (aquela zona por baixo que é quase um diferencial) para
a pôr mais fiável...assim como está, uma gear 6589 solta-se em pouco tempo.
E repôr no sítio dá uma trabalheira!  :(

nuno2500

• Visitante
« Responder #8 em: 22 de Outubro de 2010, 23:08:41 »
E eu ainda não fiz a alteração nas engrenagens (aquela zona por baixo que é quase um diferencial) para
a pôr mais fiável...assim como está, uma gear 6589 solta-se em pouco tempo.
E repôr no sítio dá uma trabalheira!  :(

...reparei agora que a minha tem um brick technic 1x1 metido no eixo o que impede que a gear saia do sítio. No artigo do Railbricks esse brick não aparece. Terá sido introduzido posteriormente ao lançamento do set?