image/svg+xml

Autor Tópico: [Discussão] 7306 - Golden Staff Guardians  (Lida 1604 vezes)

nuno2500

• Visitante
[Discussão] 7306 - Golden Staff Guardians
« em: 21 de Novembro de 2010, 17:29:30 »
Via EB:

« Última modificação: 06 de Outubro de 2011, 12:16:14 por NaNeto »

El_gordo

• Fundador
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Review do 7306 Golden Staff Guardians
« Responder #1 em: 21 de Novembro de 2010, 17:41:56 »
O OKC deve andar às voltas no túmulo...  :facepalm:

Pedro

Diaaabo

• .....
« Responder #2 em: 21 de Novembro de 2010, 17:57:54 »
Reparei que no BL já existem todos os sets desta nova linha. Estou bastante curioso para adquirir uns para mim :-)||

Noro

• .....
    • Flickr
« Responder #3 em: 21 de Novembro de 2010, 20:31:06 »
O OKC deve andar às voltas no túmulo...  :facepalm:

Pedro

Embora o Pedro continua a ficar horrorizado com as imprecisões históricas deste tema  :D, eu estou a gostar muito. Claro que o Jake Raines não é nenhum Johnny Thunder (embora adorasse que este último fizesse um cameo num dos set's!), mas é um tema bastante semelhante ao Adventurers que tanto adorei.

Gosto da mota, que creio ter elementos novos. Os escudos e espadas das múmias também não são nada de deitar fora!
I'm in it for the building!

El_gordo

• Fundador
« Responder #4 em: 21 de Novembro de 2010, 22:08:43 »
Embora o Pedro continua a ficar horrorizado com as imprecisões históricas deste tema  :D, eu estou a gostar muito.

O meu comentário não está só relacionado com uma questão de gosto pessoal. Acredito sinceramente que este tema iria completamente contra os princípios do fundador: zombies? Metralhadoras em semi-lagartas? O homem era profundamente religioso e pacifista, caraças!

Claro que o Jake Raines não é nenhum Johnny Thunder (embora adorasse que este último fizesse um cameo num dos set's!), mas é um tema bastante semelhante ao Adventurers que tanto adorei.

Pois... discordo.
O Adventurers girava em torno de uma busca de tesouros, sim, mas com uma componente dominante arqueológica e não tão fantasiosa. Podia considerar-se de certa forma didáctico. O tema presente é uma aberração, cheia de estereótipos de quem só conhece a cultura pré-clássica egípcia a partir de filmes como "A múmia". Ridículo. Redutor. E estou a conter-me nas palavras.
De certa forma, sinto que devo estar aliviado por não terem abordado o tema como Stargate, em que a mitologia egípcia é uma espécie de cabala extraterrestre. Eh pá! E ligação à terra, alguém tem?

A sério, onde vai parar esta mania de reduzir tudo a bons e maus? E de abastardar a memória em prol de algo mais vendável?
Será que daqui a mais uns aninhos também vamos ter os comboios dos bons e os comboios dos maus? E vão ter metralhadoras? E os maquinistas maus vão ser quê, vampiros, lobisomens, zombies? Ou os pobres dos extraterrestres marcianos, a fugir do comboio-prisão da polícia orwelliana?...

Pedro

nuno2500

• Visitante
« Responder #5 em: 21 de Novembro de 2010, 22:13:58 »
Bem a verdade é que este tema tinha pano para mangas sem ir por este caminho de dar tiros nas múmias...

El_gordo

• Fundador
« Responder #6 em: 21 de Novembro de 2010, 22:19:44 »
Bem a verdade é que este tema tinha pano para mangas sem ir por este caminho de dar tiros nas múmias...

Pronto, é isso.
E o mesmo raciocínio é extensível a outros temas; não é que o fantástico seja um mal em si mesmo, longe disso. Só me incomoda que daqui a pouco apenas a Cidade esteja isenta do flagelo. Ou alguém espera que a licença de PotC seja parca em monstros?
Ah - e até Technic já teve a sua quota parte de aberrações!

Pedro

nunofilipe72

• .....
« Responder #7 em: 22 de Novembro de 2010, 09:56:32 »
... até Technic já teve a sua quota parte de aberrações!

hahahaha.... >:D

Noro

• .....
    • Flickr
« Responder #8 em: 22 de Novembro de 2010, 17:24:45 »
Pedro, praticamente todas as personagens Adventurers tinham armas! E as múmias "más" também estavam lá. Qualquer história ou lenda tem os "bons" e os "maus", é uma forma de ensinar valores aos mais pequenos. Até o Noddy tem lá os duendes... 

Mas isso dos bons e dos maus não é recente, desculpa. Eu sei que alguns AFOLS não gostam que se diga isto, mas quase todos os temas LEGO tens os bons e os maus da fita. Dizem que não há facções positivas ou negativas no Castelo, mas põe  uma criança a brincar com o 383 por exemplo, e ele diz-te que o cavaleiro com cores mais escuras é mau e o cavaleiro de cores mais claras é o bom.

El_gordo

• Fundador
« Responder #9 em: 22 de Novembro de 2010, 18:09:02 »
Pedro, praticamente todas as personagens Adventurers tinham armas! E as múmias "más" também estavam lá. Qualquer história ou lenda tem os "bons" e os "maus", é uma forma de ensinar valores aos mais pequenos. Até o Noddy tem lá os duendes...

No Noddy não há armas. Nem o Sr. Lei as tem! :D
Agora, voltando ao LEGO: a minha objecção não é às armas em si; oportunamente já manifestei a minha concordância com o uso de armas no Castelo e nos Piratas. Até na primeira série de Adventurers me parecem uma questão secundária; as armas não têm o papel central, a não ser no avião do Sam Sinister. Há muitas? Sim. Os exploradores tinham armas nos anos 30? Bem... sim. Ainda não se falava de espécies em perigo e aquela malta tinha de comer lá nos confins da selva (ou no deserto, andar ao tiro às raposas, sei lá).
Agora, diz-me: irias à caça de metralhadora? Caso respondas afirmativamente, isso seria socialmente aceitável?
O pressuposto das armas LEGO é que seriam usadas em contextos históricos; isto não é história. É um travesti.

Mas isso dos bons e dos maus não é recente, desculpa. Eu sei que alguns AFOLS não gostam que se diga isto, mas quase todos os temas LEGO tens os bons e os maus da fita. Dizem que não há facções positivas ou negativas no Castelo, mas põe  uma criança a brincar com o 383 por exemplo, e ele diz-te que o cavaleiro com cores mais escuras é mau e o cavaleiro de cores mais claras é o bom.

Não sei se concordo contigo na avaliação do Bons/Maus em tempos tão recuados. Para mim houve sempre, mesmo em criança, mais do que duas facções e as alianças não eram estanques. Pensa no 1984  >:D
Admito, sim, que houve uma tendência para a bipolarização nas séries mais recentes de Castelo. Eu não vejo os Forestmen como "bons" por oposição aos Crusaders; não vejo os Lobos como "maus" por oposição aos Dragões. E o Merlin, é o quê?
Havia dantes um grande leque de cinzento que nos dava margem de manobra à imaginação. E se calhar por isso é que crescemos a aceitar um mundo menos maniqueísta do que os putos de agora. E não deixa de ser irónico, uma vez que somos filhos da Guerra Fria.

Pedro

Noro

• .....
    • Flickr
« Responder #10 em: 22 de Novembro de 2010, 18:59:36 »

No Noddy não há armas. Nem o Sr. Lei as tem!
Agora, voltando ao LEGO: a minha objecção não é às armas em si; oportunamente já manifestei a minha concordância com o uso de armas no Castelo e nos Piratas. Até na primeira série de Adventurers me parecem uma questão secundária; as armas não têm o papel central, a não ser no avião do Sam Sinister. Há muitas? Sim. Os exploradores tinham armas nos anos 30? Bem... sim. Ainda não se falava de espécies em perigo e aquela malta tinha de comer lá nos confins da selva (ou no deserto, andar ao tiro às raposas, sei lá).
Agora, diz-me: irias à caça de metralhadora? Caso respondas afirmativamente, isso seria socialmente aceitável?
O pressuposto das armas LEGO é que seriam usadas em contextos históricos; isto não é história. É um travesti.

Pedro

Não posso entrar em comparações entre este novo tema LEGO, que claramente é fantasioso e inspirado em filmes como  "A Múmia", O Regresso da Múmia" ou "Indiana Jones" com o que acontecia realmente nas expedições dos anos 20, 30 e 40. Porém não acredito que o Egipto dessa altura fosse um sítio tão pacifico assim e onde as armas só servissem para a caça!

El_gordo

• Fundador
« Responder #11 em: 22 de Novembro de 2010, 21:54:54 »
Não posso entrar em comparações entre este novo tema LEGO, que claramente é fantasioso e inspirado em filmes como  "A Múmia", O Regresso da Múmia" ou "Indiana Jones" com o que acontecia realmente nas expedições dos anos 20, 30 e 40. Porém não acredito que o Egipto dessa altura fosse um sítio tão pacifico assim e onde as armas só servissem para a caça!

Era razoavelmente pacífico nos anos 20 e 30. Nos anos 40 lá levou com italianos e alemães aos tiros, mas mesmo esses numa franja localizada (e parca em património).
Uma coisa é para mim certa: havia turismo. E o turismo não se compadece com tiroteios. A não ser quando há Morte no Nilo ;D

Pedro