image/svg+xml

Autor Tópico: Glossário  (Lida 9998 vezes)

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Glossário
« em: 18 de Setembro de 2006, 23:57:34 »
Reparei que nem todos estão familiarizados com algumas siglas ou alcunhas usadas no fórum. Talvez não fosse má ideia compilarmos uma lista para dar início a um glossário?

0937 - LEGO (lido de pernas para o ar)

AFOL - Adult Fan Of LEGO / Adulto fã de LEGO

BimP - Bricks in my Pocket - Portal com notícias sobre LEGO (em inglês)

BURP - Big Ugly Rock Piece / Pedregulho grande e feio (estas duas peças: 6082 e 6083 )

CC - Café Corner. Set 10182 Criado e desenvolvido por Afols e LEGO Designers. Inicio da modularidade entre edificios.

DACTA - Marca comercial dos produtos LEGO vocacionados para escolas; existiu durante os anos 80 e 90 e incluía sets apenas disponíveis por esta via, como os primeiros interfaces robóticos (precursores de Mindstorms). Actualmente há um desinvestimento nesta divisão escolar, pelo menos aparentemente
Dark Age - Referência ao tempo de afastamento do LEGO®, entre a infância e o período adulto que por regra acontece a todos os AFOLs

FBTB - From Bricks To Bothans - Portal temático, ligado ao universo SW


IMHO - In My Humble Opinion - Expressão  em inglês que siginfica literalmente na minha modesta opinião.

ISD - Imperial Star Destroyer - Nave do universo SW; set 10030

KABOB - Kid with A Bunch Of Bricks / Miúdo com um monte de peças

LDD - LEGO Digital Designer - Programa CAD oficial da LEGO; tem uma base de dados limitada e ainda está em desenvolvimento. Pode ser descarregado a partir do site da LEGO

LDraw - LEGO Draw - Programa CAD específico para criações em LEGO; criado por James Jessiman para ambiente MS-DOS; disponível aqui

LeoCAD - Leonardo Zide's LEGO CAD - Editor de Ldraw em ambiente Windows; permite a exportação de formatos 3DS para posterior renderização e animação. Disponível aqui

LUG - LEGO Users' Group / Grupo de Utilizadores de LEGO (surgiu como piada aos "Linux Users' Groups", ainda antes de 1997)

LUGNET - LEGO Users' Group Network / Rede de Grupos de Utilizadores de LEGO - é um fórum generalista em inglês, muito popular como fonte de referência

MS - Market Street. Set 10190 Criado por um AFOL (Eric Brook). 2 conjunto produzido que encaixa perfeitamente na modularidade do MS.

MISB - Mint Inside Sealed Box / Novo e selado na caixa original (refere-se a um set)

MLCAD - Michael Lachmann's LEGO CAD - Editor de LDraw em ambiente Windows; pode ser descarregado em "pacote" com o LDraw

MOC - My Own Creation / Criação minha

MOD - Modification / Modificação (de um set, mantendo o original reconhecível)

PaB - Pick a Brick / Formato comercial LEGO: em lojas seleccionadas há caixas com peças avulso, que podem ser compradas por volume (pagando-se uma quantia predeterminada por cada unidade de volume, normalmente copos plásticos com tampa); está previsto que algo semelhante seja disponibilizado através da S@H em Outubro de 2006

RIS - Robotic Invention System - Autómato LEGO, com três versões diferentes

S@H - Shop at Home - Loja online da LEGO; os preços são os de retalho, mas há sets que apenas são vendidos por esta via. O acesso faz-se partir do site da LEGO (o próprio site e a loja online confundem-se)

Scale - Escala. Há várias escalas pré-definidas, das quais destaco Maxifig/Minifig/Microfig, respeitantes à escala global e baseadas na figura-padrão utilizada, e x-wide (em que "x" designa a largura em studs dum veículo-padrão nessa escala)

Set - Conjunto LEGO®

SNOT - Studs Not On Top / Sem os pinos no topo - É uma técnica de construção que pretende esconder os pinos das peças LEGO® no topo das construções, aproveitando a parte lisa das peças. Como técnica, é considerada avançada, e destina-se a esbater o fosso entre modelismo convencional e em LEGO®.

SW - Star Wars / Guerra das Estrelas (série de filmes do realizador George Lucas, cuja licença de merchandising em brinquedos de construção foi adquirida pela LEGO)

TrU - Toys 'r Us

Vignette - Uma cena (de um filme, livro, série, etc), construída com peças LEGO® numa pequena base. As medidas normalmente usadas são 6x6 studs ou 8x8 studs.

 À medida que forem aparecendo mais, vamos acrescentando! E se surgirem dúvidas ou perguntas, não hesitem!


Pedro
« Última modificação: 28 de Agosto de 2008, 20:39:54 por tânia »

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: Glossário
« Responder #1 em: 04 de Janeiro de 2007, 16:21:40 »
Tens que acrescentar IMHO (in my humble opinion) ao glossário?

Já agora acho que se devia mudar para o Heldesk.
Pedro Agnelo

pedroagnelo

  • ......
  • *****
  • Mensagens: 14366
  • De volta...
    • A minha galeria no Brickshelf
Re: Glossário
« Responder #2 em: 08 de Janeiro de 2007, 19:01:18 »
Não dá para modificar mensagens antigas  :-\

Quando é que estão a pensar migrar o glossário para a wiki? É que faz lá falta (e aqui faltam coisas)
Pedro Agnelo

El_gordo

  • Fundador
  • *****
  • Mensagens: 17569
  • O maquinista do combóio
    • A minha pasta na Brickshelf
Re: Glossário
« Responder #3 em: 08 de Janeiro de 2007, 20:09:51 »
Não dá para modificar mensagens antigas  :-\

Quando é que estão a pensar migrar o glossário para a wiki? É que faz lá falta (e aqui faltam coisas)

Acrescenta em mensagens subsequentes novas entradas para o Glossário, ou directamente para a wiki.
A migração será gradual - quando eu for tendo tempo. É que por vezes justifica-se um artigo um pouco mais detalhado na wiki do que a simples descrição que há no glossário...


Pedro

Dário

  • .
  • Mensagens: 4
  • MdC
Re: Glossário
« Responder #4 em: 21 de Agosto de 2014, 00:59:53 »
Olá.  :)

Uma pergunta: o que é um stud? Percebi que é uma unidade de medida, mas não sei ao certo quanto é ou ao que se aplica.
Grato pela atenção.

Tito

  • Moderador
  • *****
  • Mensagens: 8514
Re: Glossário
« Responder #5 em: 21 de Agosto de 2014, 01:44:17 »
Os Studwikis são aquelas protuberâncias circulares no topo das peças LEGO.

A unidade de medida Stud usa como referência uma peça com apenas um stud, por exemplo:



No plano horizontal medimos distâncias e áreas em studs: 1 stud, 32 studs, 1x2 suds (um por dois studs), 32x32....

No plano vertical medimos em plates ou bricks. 1 plate = 3.2mm, 1 brick = 3 plates empilhadas.
"Desmontar MOCs faz parte do Ciclo de Vida do ABS!"