image/svg+xml

Autor Tópico: [Inspiração] Homeworld  (Lida 1217 vezes)

nunofilipe72

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1343
[Inspiração] Homeworld
« em: 09 de Fevereiro de 2011, 19:24:51 »
Homeworld é um jogo de computador de estratégia em tempo real (RTS) lançado em 1999,  pela canadiana Relic Entertainment , sendo logo premiado como o melhor jogo de estratégia do ano, entre outros prémios.

  Homeworld foi o começo de uma pequena triologia. Foi seguido ,em 2000, com Homeworld Cataclysm e em 2003 com o Homeworld 2. O ano passado ,falou-se num Homeworld 3, no próprio site da Relic, apareceu um ou outro comentário a essa possibilidade , mas até à data, infelismente para os milhares de fãs dessa saga, onde eu me incluo, nada foi lançado.

Enrredo:

 Assim começa a história, resumida na primeira frase do jogo....“Beneath the scorching sands of Kharak, the Kushan people have discovered the remains of a long-forgotten titanic spaceship. Buried within the ancient remains, the secret of their lost homeworld

Curiosidade, o povo Kushan, existe mesmo, algures onde hoje são o Paquistão e Afganistão ! Têm também uma história semelhante, de serem um povo de exilados !



Um pouco de história

Por milhares de anos, o Kushan sobreviveram no árido planeta Kharak . Encurralados nos polos geográficos do planeta, por um gigantesco e imperdoável deserto. A escassez de terras aráveis e recursos naturais povilhou a história do povo Kushan de guerras entre os vários clãs (kiith´s)

Mas novas tecnologias surgiram, o conflito religioso e político deu lugar à exploração científica unificada. O sequênciamento do DNA da vida nativa do planeta Kharak,  revelou que não havia nenhuma semelhança genética com o povo Kushan, dando origem ao seu "Xenogenesis Theory" - teoria que afirmava que eles não eram nativos da Kharak.

Os primeiros voos espaciais reforçaram essa idéia. Pequenos pedaços de detritos metálicos, em órbita baixa, foram recuperados ,e quando analisados,descobriram ser feitos de materiais totalmente desconhecido para a metalurgia Kushan. Além de ajudar a acelerar a sua pesquisa de tecnologia espacial, os destroços confirmaram que uma grande nave espacial avançada tinha estado em órbita.

Mas foi uma ironia do destino ,que ocorre mais tarde,  que radicalmente mudou o destino de povo Kushan.

Um satélite de alta potência, projetado para digitalizar o sistema planetário teve uma avaria e em vez de digitalizar as reduzidas zonas habitáveis, procedeu a digitalização do grande deserto ao redor do equador.
 Apesar deste erro, encontrou alguma coisa, sob as areias: uma cidade abandonada, com uma estrutura maciça metálica central.
 Uma expedição enviada ao deserto, descobriu que a estrutura central foi a nave de que tinham achado  os detritos encontrados em órbita baixa.
Nela encontraram tecnologias avançadas de exploração espacial, incluindo um Núcleo de Hiperespaço, , que premitia viajar a velocidades superiores à velocidade da luz

Mais importante, no entanto, foi a descoberta de uma pedra com um mapa galáctico com duas coordenadas . Uma delas foi reconhecida como sendo a de Kharak. Mas a outra tinha um nome tão antigo,que era comum em todas as línguas e dialetos dos povos de Kharak : Hiigara. "Casa".

A pedra  tornar-se-ia conhecida como a pedra guia, e confirmaram a Teoria Xenogenesis. Os povos de Kharak uniram-se na construção da "Nave-mãe" (Mothership), uma gigantesca nave-colônia que levaria 600 mil deles para o seu destino,  robusta e auto-suficiente para sobreviver possíveis problemas durante a longa viagem, demorou 60 anos a ser construída.

É durante a fase de testes da Mothership que o jogo começa (single-player)

Na viagem para Hiigara aparecem muitos perigos para os Kushan , que enfrentam o brutal Império Taiidan... mas também conhecem os pacíficos Bentusi.

Depois ,  enfrentam no Homeworld 2 , o povo Vaygr, cujo inicio de jogo começa pela brutal [/img]]invasão de Hiigara por este povo guerreiro (2º nível).

Neste jogo, o enredo desenrola-se em volta da busca dos 3º dos Núcleos de Hiperspaço delo povo de Hiigara.
Uma nova nave, chamada de “Orgulho de Hiigara” foi construída. Sendo mais Militar, do que a primeira nave-mãe do primeiro jogo, embora semelhante.

Além da espetacularidade desta triologia, em termos de jogo de estratégia, destaco a banda sonora, simplesmente fantástica, onde destaco Agnus Dei de Samuel Barber, a versão em coro de Adagio for Strings.


Destaquei este jogo como inspiração, por ser ainda um “mundo” muito pouco explorado pelos AFOL´s.
As formas angulares das naves, podem ser facilmente conseguidas com LEGO.
Destaco alguns exemplos

Exemplo 1

Exemplo 2

Exemplo 3

(edit: acerto da tag no título - lbaixinho)
« Última modificação: 27 de Maio de 2012, 14:27:00 por LBaixinho »

Catarino

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 4326
    • Youtube
Re: Inspirações: Homeworld
« Responder #1 em: 09 de Fevereiro de 2011, 19:30:10 »
Destaquei este jogo como inspiração, por ser ainda um “mundo” muito pouco explorado pelos AFOL´s.

Discordo completamente! É explorado e muito!!  ;)
Podia ser mais? Isso sim :)

Aqui um link com muito material já feito por AFOL's.
http://fiveprime.org/hivemind/Tags/homeworld

Este aqui é um site que contém toda a informação sobre o jogo, incluindo imagens de todas as naves de todas as raças presentes no título.

http://shipyards.relicnews.com/

Óptima fonta de inspiração!  :)

nunofilipe72

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1343
Re: Inspirações: Homeworld
« Responder #2 em: 09 de Fevereiro de 2011, 19:34:51 »
Ontem quando andei a fazer a pesquisa, encontrei esse site, mas perdi-o...  :P :P

LBaixinho

  • Moderador Local
  • ****
  • Mensagens: 50480
    • Oficina dos Baixinhos
Re: Inspirações: Homeworld
« Responder #3 em: 10 de Fevereiro de 2011, 09:09:34 »
Já tinha ouvido falar imenso sobre esta série de jogos, mas nunca tive a oportunidade de jogar.
A introdução do nuno está demais e até dá vontade de jogar.. falta é tempo para isso. Se para o LEGO é curto, então para jogos nem se fala :)

Os sites referidos pelo Catarino são bem porreiros para inspirações ;D
Já conhecia várias naves LEGO que aparecem num dos sites, mas nunca me tinha apercebido que faziam parte de um mesmo universo.

pinole

  • .
  • Mensagens: 18
Re: Inspirações: Homeworld
« Responder #4 em: 10 de Fevereiro de 2011, 10:59:50 »
Olá,

É sem duvida um grande jogo, felizmente "apanhei" este jogo na minha juventude e foi um vicio.
A sua imagética é optima, funciona muito bem para Lego.

Obrigado por estes momentos de nostalgia

ps: aquele site  ;D

dcanotilho

  • .....
  • ****
  • Mensagens: 1014
  • O Carrasco de Dead Gulch
Re: Inspirações: Homeworld
« Responder #5 em: 27 de Maio de 2012, 01:46:17 »
joguei o primeiro Homeworld. Foi uma esperiencia brutal pois foi o primeiro RTS a 360º no mercado.

Adorei e depois de ter visto a Taidan Heavy corvette fiquei com vontade de fazer uma nave desse genero :)
"When you gaze long into the ABS, the ABS also looks into you" Frederich Nietzsche