Fórum 0937

Geral => MediaWatch: LEGO® nos media => Tópico iniciado por: LBaixinho em 17 de Outubro de 2006, 14:50:24

Título: LEGO e Maomé
Enviado por: LBaixinho em 17 de Outubro de 2006, 14:50:24
Boas

Já tinha escrito sobre o assunto no meu blog (http://legoficina.blogs.sapo.pt). Parece que há uma imagem a circular na internet de uma suposta caixa LEGO com a imagem de Maomé em contexto sexual. (peço desde já para não colocarem a imagem no fórum).
A LEGO refuta qualquer responsabilidade através de um press release (http://www.lego.com/eng/info/default.asp?page=pressdetail&contentid=22333&countrycode=2057).

Até que ponto o fabricante do meio de expressão de alguém é culpado das criações desse alguém?
Título: Re: LEGO e Maomé
Enviado por: Ribatagus em 17 de Outubro de 2006, 16:00:17
Se fosse assim o Gutemberg seria condenado por causa de todos os livros, impressões, folhetos, resvistas de conteúdo menos próprio...
A questão aqui é que está a ser usada a imagem de uma marca, e aí é o denegrir da imagem da mesma que tá em causa...

é basicamente a mesma "bronca" aqui à uns anos quando adulteraram o cartoon do Tim-Tim para parecer que ele tava envolvido em "actividades" com o cão... são brincadeiras de mau gosto que vão para além da liberdade de expressão e passam o limite do decente... mesmo que o limite seja subjectivo, coisas destas não estão na fronteira, estão bem metidas muito para lá dessa fronteira!
Título: Re: LEGO e Maomé
Enviado por: El_gordo em 17 de Outubro de 2006, 16:04:17
Até que ponto o fabricante do meio de expressão de alguém é culpado das criações desse alguém?

Aí está uma questão sem resposta fácil: até que ponto um fabricante de armas é responsável pelos mortos que elas causam?
Não há resposta. O que é terrível, e se presta a todo o tipo de manipulações (tanto num como noutro sentido).

Na minha opinião isto é uma falsa questão; já aquando do caso do artista que "fez" um set LEGO dum campo de concentração que a celeuma se levantou... e nesse caso o propósito provocador era no mínimo tão evidente como agora. Suponho que algumas pessoas tenham maior capacidade de encaixe do que outras? Ou até vou mais longe: algumas pessoas fazem gala da sua incapacidade de encaixe.

Se bem que neste caso a LEGO, mais do que dissociar-se do facto, poderia agir criminalmente contra os autores por uso indevido da marca registada e logotipo. Uma atitude destas poderia ser bem mais interessante do que encolher o rabinho entre as pernas e esperar que ninguém repare... pelo menos tomavam a iniciativa.
Qualquer dia vêm pedir desculpas por ter feito um set de uma igreja nos anos 60. Ou por não terem feito bonecos com tons de pele realistas durante 25 anos. "Ui, não podemos fazer nada senão ofendemos x, y e z!..." Treta. Não gosto que a coberto da igualdade se procurem isenções e privilégios (sou um reaccionário nesse aspecto).

Mas é sempre muito fácil falar da minha cadeira, eu afinal de contas não tenho de vender nada a ninguém. Já a LEGO... :)


Pedro
Título: Re: LEGO e Maomé
Enviado por: Ribatagus em 17 de Outubro de 2006, 16:29:04
Nisso concordo contigo Pedro...

Há sempre a possibilidade de se fazer as coisas de tal maneira que não afectem ninguém, ou que o efeito seja reduzido... claro que nunca se pode agradar a toda a gente, os cartoons de maomé ainda a uns tempos num JORNAL LOCAL da Dinamarca (hmmm,será que uma coisa tenha a haver com a outra???) e 8 MESES DEPOIS de terem sido publicados é que foram levados a discussão, e os resultados toda a gente sabe...

Outro exemplo? Namíbia... durante a eleição da miss mundo, num jornal LOCAL, a frase "tão bonitas que até maomé teria dificuldade em escolher a mais bela"... deu guerra civil!... desculpem mas isto é arranjar desculpa!

Há sempre gente k se ofende por tudo e por nada, a essas pessoas... ENXERGUEM-SE! quando a intenção é malaciosa, não há duvidas que o é... mas quando não é, não se façam tender as coisas para dizer que têm intenções nefastas quando não a têm... para se aproveitar disso para proveito próprio e exagerar a realidade dos factos!

Não tenho nada contra qualquer religião... apenas contra o aproveitamento indevido do credo das pessoas para propósitos pouco dignos!

E sim... a LEGO em vez de pedir desculpas, devia fazer rastreio de quem fez a dita "obra" e meter-lhe um processo que até lhe levem as unhas dos dedos! também para servir de exemplo para a comunidade ofendida que o mundo ocidental condena estes actos... aí é que a Lego usava este acto estúpido potencialmente denegridor da imagem em algo muito positivo para esta! :D para além de evitar situações semelhantes...
Título: Re: LEGO e Maomé
Enviado por: El_gordo em 17 de Outubro de 2006, 16:31:41
são brincadeiras de mau gosto que vão para além da liberdade de expressão e passam o limite do decente... mesmo que o limite seja subjectivo, coisas destas não estão na fronteira, estão bem metidas muito para lá dessa fronteira!

Mas há limites para a liberdade de expressão?

Tanto quanto eu sei, não és obrigado a ler livros do "Tintin bestial". Nem a ver cartoons do Maomé em poses menos próprias. Et cetera.
Desde que não sejas coagido a "admirar" uma qualquer forma de expressão alheia, não vejo qual é o problema. Não gostas, olhas para outro lado. Se queres defender um ponto de vista contrário... crias a tua própria "arte", em vez de reclamares da do parceiro. Acho razoável.
Isto tudo sem prejuízo do cumprimento da legislação, que por mais idiota que possa ser, tem prioridade sobre a razoabilidade.

O melhor exemplo que posso dar é o de panfletos neonazis: recebo-os com um sorriso e depois reciclo-os como enchimento de encomendas volumosas. Quem diz neonazis, diz outra coisa qualquer: todos têm direito à sua tara desde que não me forcem a aceitá-la.

Esta discussão está a evoluir para o campo da política... Baixinho, tu é que lançaste o tópico: até onde podemos ir antes de violar as CdU? :P


Pedro
Título: Re: LEGO e Maomé
Enviado por: LBaixinho em 17 de Outubro de 2006, 17:05:17
(...)
Esta discussão está a evoluir para o campo da política... Baixinho, tu é que lançaste o tópico: até onde podemos ir antes de violar as CdU? :P
(...)

Boa pergunta.
Acho que enquanto o tópico continuar a abordar o tema que lhe dá título (LEGO e Maomé) e com moderação, tudo ok. Claro que esse limite é ténue, mas aí impera um pouco o bom senso de cada um :)
Título: Re: LEGO e Maomé
Enviado por: Eínon em 17 de Outubro de 2006, 18:41:57
Bem, o k é importante, é como o baixinho diz, manter o senso comum. ;D
Eu acho isto tudo muito indecente... é os problemas com a igreja, é os problemas com as caixas lego modificadas... bem, o problema é k as religiões nunca s dão bem, apesar de todas procurarem o mesmo objectivo: a paz.  ::)

No meu caso, por exemplo, um dos meus melhores amigos, chamo Nasser, cujo pai é argelino e mulçumano praticante, e a mãe é portuguesa, tem vindo a desde há muito a dizer k não s importa com o k dizem do Maomé e das suas representações, mas diz k reside tudo numa falta de respeito.  ;)
Kando vou a casa dele, jogar jogos ou coisas assim, fico 95% do tempo em conversas filosóficas com ele e o pai ( o k m rendeu um 17 em filosofia  ;D), e já lhe falei neste caso. Ora, o pai diz k s não foi a própria empresa k lançou, não é culpa dela. Se ele o diz, e eu tenho o maximo respeito por ele, então, acho k a solução reside em encontrar os culpados e leva-los a julgamento. Claro está, pode ser uma piada, uma diversão, mas devemos sempre não exagerar.  8)

Falar nisso, o Nasser ofereceu-m uma caixa enorme castelo, kando tinha 10 anos. É dos castelos antigos, mas ainda não o identifiquei, apesar de ser um do "Gang dos lobos".  ;D

Enfim

Eínon
Título: Re: LEGO e Maomé
Enviado por: DavidAzevedo em 18 de Outubro de 2006, 14:38:20
Procurei a imagem porque fiquei muito curioso e estava à espera de uma coisa mais subtil e humor inteligente, mas não, é mesmo vulgar. Condeno as pessoas que a fizeram mas também acho que não é caso para a comunidade islamica exigir a pena de morte para os autores.

Acho que nem vou comentar mais nada por ser um assunto tão delicado.
Título: Re: LEGO e Maomé
Enviado por: El_gordo em 18 de Outubro de 2006, 17:33:16
Acho que nem vou comentar mais nada por ser um assunto tão delicado.

Acho que não há problema em comentar; não havendo violação das CdU, não estou a ver grandes tabus?

A linha ténue a não ultrapassar, neste caso, é a do caso concreto em discussão: desde que isto não se transforme numa discussão panfletária acerca de "ah, aqueles malvados!" (leia-se: fomento ao ódio) e se mantenha a ligação ao tópico, há alguma margem. Claro que uma escolha cuidada de palavras ajuda :)

Mas como é evidente, o direito ao silêncio é inalienável  ;D

Quanto à imagem em questão, prefiro nem ver. O ponto de vista que defendo é a do direito ao mau gosto, e do meu direito a ignorá-lo...  :P


Pedro
Título: Re: LEGO e Maomé
Enviado por: LBaixinho em 18 de Outubro de 2006, 18:17:03
Por acaso também não senti muita curiosidade em googlar a imagem!

O mesmo já não aconteceu no caso do Cartaz da ONU que deu que falar há uns meses (onde apareciam um brick 2 x 4 e a LEGO não gostou nada). Aí não descansei enquanto não encontrei!
Título: Re: LEGO e Maomé
Enviado por: tânia em 18 de Outubro de 2006, 19:03:48
Claro que esse limite é ténue, mas aí impera um pouco o bom senso de cada um :)

Para tudo e para todos.

Esta questão renovada, ironizando, ridicularizando e outros andos Maomé (ou melhor, os seus seguidores sentem-se ironizados, ridicularizados, etc); leva-me a pensar na falta de senso comum. Mas como a questão é acima de tudo política (e não religiosa) vou abster-me de comentar sobre esse ponto de vista.

Comento sim a atitude da LEGO.
Foi fraca, lambe-botas e comercial.

Simpática, ah.. ;D
Título: Re: LEGO e Maomé
Enviado por: El_gordo em 18 de Outubro de 2006, 19:04:14
Acho que a ONU é useira e vezeira no recurso a LEGO nos seus cartazes. Recordo-me de um há uns dez anos, que envolvia uma série de minifigs diferentes (podia ser da UNICEF, mas era seguramente algo das Nações Unidas).


Pedro
Título: Re: LEGO e Maomé
Enviado por: Alex em 18 de Outubro de 2006, 23:33:03
e este?

(https://comunidade0937.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.1000steine.com%2F%7Ebrickset%2Fimages%2F0106-1.jpg&hash=49d5e03dba72dd28891a3e7c3c31f7140da17c93)
Título: Re: LEGO e Maomé
Enviado por: Eínon em 19 de Outubro de 2006, 01:13:51
Acho k este set deve ser não da ONU, mas de uma associação de protecção e direitos dás crianças, pois vê-se uma pessoa a erguer uma criança.  ???
Tenho montes destes minifigs, por acaso ;D

Acho k vi um set parecido na casa do meu primo, tenho d ver  ;)

Eínon
Título: Re: LEGO e Maomé
Enviado por: El_gordo em 19 de Outubro de 2006, 03:49:34
e este?

(https://comunidade0937.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.1000steine.com%2F%7Ebrickset%2Fimages%2F0106-1.jpg&hash=49d5e03dba72dd28891a3e7c3c31f7140da17c93)

Este set é oficial, feito "on commission" para a UNICEF. Acho que ainda há mais um do mesmo estilo, também set oficial.
Mas aquilo a que eu me referia era publicidade à ONU com recurso a peças LEGO, sem autorização da TLC. O cartaz ainda pode ser pesquisado, há uns tempos vi isso na página de alguém (ou acho que até na brickshelf).


Pedro
Título: Re: LEGO e Maomé
Enviado por: Alex em 19 de Outubro de 2006, 13:59:46
Epá, tinha respondido a isto noutro tópico...eram 4 da manhã, perdoem-me...  :P

"É um set muito raro, com o apoio da Unicef, e se não tou em erro apenas foi comercializado no Canadá em 1985 !

Por acaso tive a tentar reconstruir um, mas não encontro as instruções dele na net, e a ainda não me desenrasquei com a parte traseira...

Maçarico...   :P"
Título: Re: LEGO e Maomé
Enviado por: Romão em 19 de Outubro de 2006, 18:49:46
Fu obrigado a ver essa imagem várias vezes por dia, não imaginam o volume de queixas.